• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 segredos que os supermercados escondem dos consumidores

POR André Quincas    EM Entretenimento      26/02/16 às 18h04

Os supermercados têm um papel fundamental na manutenção da sociedade moderna. Para nossas vidas funcionarem na rotina capitalista, não podemos perder tempo cultivando hortas ou caçando animais para consumir carne, entre outras coisas. Parece uma conversa non sense, mas sim, os supermercados são os xodós das indústrias de alimentos, senão onde seus produtos seriam vendidos?

Mas alguns supermercados se dedicam a práticas desonrosas nesse papel tão importante. Há também histórias no mínimo inusitadas de quem trabalha nesses tradicionais comércios. Confira 10 histórias que chamaremos de estranhas (pra não dizer outra coisa) que rolam nos supermercados.

1- Musica no repeat

destaque42

Um funcionário do terceiro turno do Wall Mart relatou que ficava 8 horas fazendo quase nada e ouvindo aquela música de elevador no repeat.  O cara contou que até quando dormia ouvia a música nos seus sonhos.

2- Grosseria

Defuse-a-Situation-With-a-Difficult-Customer-Step-1-Version-3

Um outro colaborador do Wall Mart relatou uma situação em que pegou um pacote de cigarros para um cliente, mas o cliente queria uma edição diferente do mesmo cigarro. Então o que o cliente fez? Jogou o pacote na cara do atendente, disse que queria o "Gold" e terminou chamando ele de burro.

3- Produtos próximos do vencimento

queijo-bretas-perto2

Parece óbvio, mas a maioria das pessoas não se atentam às técnicas dos supermercados para darem saída aos produtos próximos do vencimento. Eles ficam sempre à frente nas prateleiras. Se você não for consumir rápido o produto que está comprando, peque os que estão mais no fundo.

4- Compensação nos preços

IMG00296-20120106-1538

Existem várias justificativas para um produto estar em oferta. Uma delas é a compensação do preço baixo de uma oferta aumentando o preço de outro produto. Ou seja, podem aumentar o preço do carvão e da cerveja se a carne para churrasco estiver em promoção.

5- Sedução

Educacao Financeira

O corredor para os caixas dos supermercados são criados para fazerem as pessoas comprarem o que não precisam enquanto esperam para pagar suas compras e o alvo mais fácil dessa técnica são as crianças. Não só na fila. Os produtos que ficam nas prateleiras mais baixas também são colocados lá para seduzir as crianças.

6- Troco errado

image

Alguns defendem que a "lei da recompensa" é uma verdade universal. Sendo assim, nada é de graça. Você viu no outro item que uma promoção pode fazer aumentar o preço de outro produto. Sabe aquele troco que o caixa te passou errado? Ele teve que cobrir a falta no fechamento.

7- Má fé

shoppin

Voltando ao assunto da data de validade dos produtos, é fato que alguns supermercados trocam as etiquetas dos produtos de fabricação própria. A prática é absurda, mas acontece. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, se você compra um produto com mais de uma etiqueta alterando o vencimento, tem até 30 dias para reclamar.

Alguns supermercados são mais atentos e, para não perderem os produtos de fabricação própria, embalam o produto mais de uma vez e coloca a outra etiqueta. Então, dependendo da conduta do supermercado, é melhor preferir os produtos embalados pelo fabricante.

8- Maquiar produtos

meat

É importante nós ressaltarmos que essas histórias não são regra. Muitas delas são casos isolados e não refletem a identidade e os valores dos supermercados. Mas mesmo sendo a ocasional falta de cuidado de um funcionário, olha só o que pode rolar ao comprar carne já embalada:

9- Desperdício

Fruitmarket

Mesmo com tanto empenho para dar vasão aos produtos antes do vencimento, ainda ocorrem muitos desperdícios. Muitas frutas, verduras e legumes são jogados fora no fim do dia por estarem amassados, murchos, perfurados etc. Como eles podem estragar em decorrência disso já vão pro lixo.

10- Sacos de papel

329_1855-papel-pão

Os pães tendem a ficarem mofados rapidamente e aqueles sacos de papel marrom contribuem para isso. Eles acumulam umidade, então é melhor guardar os pães em sacos plásticos mesmo. Ou comprar pão fresquinho sempre que quiser pra ser ecologicamente correto.

Próxima Matéria
Via   Lol Wot  
Imagens Vivo O Tempo CPT G1
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+