icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 segredos que os trabalhadores da área de vendas nunca te contaram

POR Júlia Marreto EM Entretenimento 11/04/16 às 19h37

capa do post 10 segredos que os trabalhadores da área de vendas nunca te contaram

Novidades à parte, o consumismo toma conta do nosso cotidiano. As incríveis publicidades nos fazem querer sempre mais e mais. E trabalhar nessa área requer conhecimento e uma lábia fenomenal. O que pouca gente sabe é que, apesar de não existir uma cartilha impressa de vendas, existem alguns truques que os vendedores usam para ajudar nesse convencimento.

E é por isso que nós, do Fatos Desconhecidos, selecionamos uma listinha que fará com que você preste mais atenção na hora da sua próxima compra e não seja passado para trás, com produtos duvidosos por influência desses profissionais. Além de alguns pensamentos e ações ocultas realizados por essas pessoas.

Confira a seguir. E não esqueça de comentar!

1. Dar um L

Quem nunca entrou numa loja e, justamente, aquela peça que tanto queria só tinha em tamanho menor?! Pois é, muitos vendedores, para não perderem a venda, vão até o estoque e tentam esticar a roupa. Chocado? Não fique, essa é uma das menores. O nome dessa "tática" é dar um L.

2. Demandas

Conhece o programa Shop Time? Esse programa televisivo de vendas é mestre no quesito inventar demandas, quando você escutar o vendedor disser: - "Só faltam 10 em nosso estoque", não acredite, deve ter mais umas 100 peças lá atrás.

3. O sistema

É, existem aqueles clientes, que por conta da correria cotidiana só possuem o finalzinho do expediente para ir às lojas, fazer o que precisa. Eles são inimigos mortais dos vendedores. E para evitá-los, muitos alegam que o sistema está fora do ar, apenas para poderem ir embora mais cedo.

4. Emoções

Extremamente usadas para convencer os clientes. Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que pessoas mais emotivas tendem a perceber menos as diferenças numéricas em relação às mais racionais. Assim como as pessoas que estão "sem tempo", não conseguem parar para pensar sobre o que estão comprando ou se aquele é o melhor produto, acabam pedindo ajuda ao vendedor, que claro, como a maioria já imagina, vai empurrar o produto mais caro.

5. Elogios

[caption id="attachment_86295" align="alignnone" ] Close-up of four business executives standing in a line and applauding --- Image by © Royalty-Free/Corbis[/caption]

No caso de roupas, por exemplo, é comum os vendedores pedirem para ver como ficou, assim eles podem elogiar, fazer comentários favoráveis, te deixando mais confortável e confiante em relação ao produto.

6. Carro usado

Bem, parece um bom negócio, mas não é. Calma, a questão aqui não é comprar, mas usá-lo como entrada para um outro. Isso porque a tabela FIPE possui valores que são atribuídos tanto a carros em mal quanto em bom estado. O vendedor irá tentar te seduzir, dizendo que é o melhor negócio, mas especialistas aconselham a fazer uma pesquisa de preço pois, em quase 100% das vezes, você conseguirá um valor  maior vendendo "por fora".

7. Sem preço

Aquele ódio no coração quando a pessoa começa a olhar os produtos e ao procurar os preços, cadê? É, é proposital. Acontece para que os vendedores tenham uma chance de poder oferecer promoções e vendas combinadas.

8. Sorrisos

Muitas vezes os vendedores se forçam a sorrir para atender um cliente. Consequência, aquela sensação de obrigação não é falsa.

9. Organização

Alguns profissionais da área de vendas de roupas, se tornam tão obsessivos que até mesmo em casa não conseguem parar de organizar e reorganizar roupas.

10. Conferência

Nada deixa essas pessoas mais irritadas do que o fato de o gerente conferir as bolsas e mochilas toda vez que vão deixar o estabelecimento.


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest