• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 séries e filmes brasileiros imperdíveis que estão na Netflix

POR Bruno Destéfano    EM Entretenimento      31/07/19 às 22h39

Parece que a Netflix lança um novo seriado ou filme em quase toda semana. É difícil acompanhar as novidades do catálogo. Mas vem cá: você é do tipo de espectador que gosta de seriados e filmes nacionais? Caso a resposta seja negativa, recomendo que comece a rever esse conceito urgentemente. Temos produções impressionantes dentro do próprio arsenal da Netflix. Originais da plataforma de streaming ou não, é bom não perdê-los de vista. Até porque o "pensar cinematográfico" como uma linguagem universal reside na maneira como pode realmente nos ajudar na (re)conexão com culturas locais. Sabemos que o que está disponível na Netflix é a ponta do iceberg quando se trata de abordar a história do cinema brasileiro. Tudo é bastante moderno, com grande parte dos filmes oferecidos sendo do século XXI. Entretanto, já é um começo. Preparamos uma lista imperdível com 10 filmes e séries brasileiros imperdíveis que estão na Netflix.

Caso não esteja familiarizado, considere esses 10 títulos como uma espécie de introdução ao complexo mundo audiovisual brasileiro. No entanto, calma lá. Você só está afim de acompanhar uma boa série, independe do lugar em que foi produzida? Tudo bem, os seriados e filmes brasileiros preenchem o requisito da qualidade. Nem precisamos ir muito longe. Vamos à lista? Conheça 10 filmes e séries brasileiras imperdíveis que estão na Netflix.

1- 3% (2016)

Este viciante thriller distópico foi a primeira série original em língua portuguesa da Netflix. Em um futuro onde a elite habita uma ilha paradisíaca longe das favelas lotadas, você tem apenas uma chance de se juntar aos 3% salvos da miséria.

2- Coisa Mais Linda (2019)

O drama de época foi ambientado no Rio de 1950, sendo o enredo conectado com os "primeiros acordes" da bossa nova. Assim que Malu chega à cidade, ela descobre que foi abandonada e extorquida pelo marido.

Tudo parece perdido, mas Malu eventualmente encontra novos amigos e uma nova versão de si mesma, com a coragem de realizar seu sonho de abrir uma discoteca. Esse é um dos filmes e séries brasileiras imperdíveis que estão na Netflix.

3- Cidade de Deus (2002)

Rocket, um fotógrafo iniciante, narra a história das gangues de crianças e jovens com quem ele cresce, armados até os dentes. Eles roubam e ameaçam para sobreviver em um lugar que não possui muitas opções de emancipação humana.

Ignorados pelos policiais e serviços sociais, seus meios de subsistência tornam-se mais difíceis à medida que o tráfico de maconha se transforma em grande esquema. Com uma narração inteligente que funciona em contraponto à violência na tela, uma trilha sonora faz os tiroteios parecerem sequências de dança. Cidade de Deus é um clássico que merece ser visto incontáveis vezes.

4- Aquarius (2016)

Clara (Sonia Braga) é a última residente do Aquarius, um clássico edifício art déco construído na Avenida Boa Viagem, em Recife. Apesar de oferecerem um bom negócio em troca de seu apartamento, ela não está pronta para se separar do lugar. Até porque foi lá que ela foi acolhida e onde criou seus filhos.

A construtora, que tem a intenção de construir um New Aquarius, começa a implementar métodos cada vez mais agressivos para vender a construção. Mas todo esse drama cria para Clara uma renovada sensação de vigor que a leva a pensar em sua vida e a abraçar sua vitalidade atual. Esse é um dos filmes e séries brasileiras imperdíveis que estão na Netflix.

5- Ventos de Agosto (2014)

A costa tropical do Brasil fornece o cenário deslumbrante para o primeiro filme dramático do diretor Mascaro. Se desenrola como uma série de relatos reveladores na vida de Shirley e seu namorado Jeison. Quando este encontra um crânio humano enquanto mergulha, ele põe em movimento uma meditação sobre os temas da vida e da morte.

É uma produção que captura a relação entre as pessoas e seu ambiente, com a inevitabilidade da morte nos levando de volta aos elementos dos quais emergimos. Um retrato hipnotizante do nosso lugar na ordem das coisas.

6- Saneamento Básico (2007)

Os habitantes de uma pequena comunidade descobrem que não têm financiamento para um sistema de esgoto. Decidem fazer um pequeno filme de ficção científica sobre o problema, com o objetivo de conscientizar e conseguir o dinheiro para dar um jeito no problema. A história se passa no interior do estado do Rio Grande do Sul.

7- Nise: O Coração da Loucura (2015)

O filme percorre o período em que a psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) trabalhou em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro. Ela propôs a eliminação da prática de eletrochoque e lobotomia para pacientes com esquizofrenia. No entanto, encontra resistência dos colegas de trabalho.

8- Paraíso Perdido (2018)

Paraíso Perdido é um clube noturno. Administrado por José, o estabelecimento é movimentado por apresentações musicais de seus herdeiros. O policial Odair se aproxima da família ao ser contratado para fazer a segurança do jovem talento que é neto de José e é alvo frequente de homofóbicos.

Aos poucos, o laço entre o agente e o clã de artistas românticos vai se revelando mais forte. Esse é um dos filmes e séries brasileiras imperdíveis que estão na Netflix.

9- Mundo Cão (2016)

Santana é um funcionário de Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo, antes de ser sancionada a lei que proíbe o sacrifício de animais abandonados. O homem trabalha recolhendo cães de rua. Em certo momento, Santana e um colega de trabalho capturam um rottweiler sem dono.

Nenê é o dono do animal e tenta recuperá-lo dias depois. Entretanto, já é tarde. Acaba culpando Santana pelo ocorrido e trama uma vingança contra ele.

10- Laerte-se (2017)

O primeiro documentário nacional da Netflix é sobre uma das cartunistas mais brilhantes do Brasil: Laerte Coutinho. Depois de quase 60 anos sendo lida como homem, Coutinho se entende de outro modo.

Seguindo-a nessa jornada, "Laerte-se" coloca questões sobre o que significa ser mulher. Ainda mais quando a questão de saber se ela deve ou não ter implantes mamários começa a surgir. Polvilhado com ilustrações de sua autoria, esse filme é tanto um ode à criatividade quanto sobre viver a sua próprio verdade como ser humano.

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+