• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 simples dicas que irão elevar o nível do seu churrasco

POR PH Mota    EM Curiosidades      20/05/16 às 16h47

Se você ama fazer aquele churrasco no fim de semana, é sempre bom pegar alguns truques pra aperfeiçoar o sabor da carne. O bom churrasco já começa antes mesmo de levar as peças para a grelha, com algumas preparações essenciais.

Limpar a grelha, temperar a carne, preparar os aperitivos e acompanhamentos são passos essenciais para quem quer enriquecer o churrasco. E na hora de assar as carnes, é importante não se esquecer de alguns detalhes pra que ela saia perfeita.

Com essas dicas que preparamos para você, seu churrasco vai ficar impecável e todos os seus convidados vão ficar ansiosos para o próximo evento.

1 - Como acender a churrasqueira

Empty Barbecue Charcoal Cast Iron Grill Close-up With Bright Flames Isolated On Black Background.

Pegue um pedaço do saco de carvão ou jornal para fazer uma tira e a enrole. Em seguida coloque dentro da churrasqueira e jogue óleo de cozinha por cima. Ao redor do papel ensopado, coloque alguns pedaços de carvão e jogue mais um bocado de papel com fogo. Depois de alguns minutos o fogo estará constante e você pode jogar mais carvão.

2 - Organize o carvão

desktop-1431576063

Uma boa ideia para churrasqueiras mais espaçosas é acender apenas um lado com fogo, ao invés de ocupar todo o espaço. Dessa forma, você pode usar o espaço livre para separar as carnes já prontas e ainda mantê-las aquecidas e protegidas.

3 - Potencialize o fogo

secador-de-cabelo-na-churrasqueira

Para espalhar o fogo, você pode usar um pequeno leque ou prato plástico e abanar a churrasqueira. No entanto, para obter um resultado mais rápido e eficaz você pode ter a ajuda da tecnologia. Usando um ventilador ou secador para fazer vento, o fogo se espalhará de maneira rápida e uniforme na churrasqueira.

4 - Limpe a grelha 1

desktop-1463502898

Para um bom churrasco, é importante que a grelha esteja higienizada e não tenha impurezas que atrapalhem o sabor da carne. Para isso, cubra a grelha com papel alumínio e deixe um pouco sobre o fogo aceso. Após alguns minutos, retire o papel e o amasse. Com esse papel amassado você irá conseguir remover as sujeiras da grelha quente. É importante tomar cuidado com o calor para não se queimar!

5 - Limpe (e tempere) a grelha 2

desktop-1431576045

Outra forma eficaz de limpar a grelha e ainda dar um sabor especial ao seu churrasco é usar uma cebola. Corte uma ao meio e esfregue por toda a grelha. A planta vai ajudar a remover toda a gordura da grelha e ainda ajuda a dar um tempero para os pedaços de carne que serão colocadas ali.

6 - Tenha pratos rápidos para abrir o apetite

dsc_0116

Para não deixar os convidados com fome até a carne ficar no ponto para ser servida, uma boa solução é ter tira-gostos feitos na grelha e evitar a espera. Além dos já consagrados pães de alho, outra opção é grelhar sanduíches de queijo que, além de ficarem prontos rapidamente, são alternativas para os vegetarianos.

7 - Segure os espetinhos vegetarianos

desktop-1463503588

É comum que, além das carnes, sejam servidos outros aperitivos como já mencionamos no item anterior. Além das opções citadas, os espetinhos vegetarianos também são ótimos. Para evitar que eles fiquem girando no espeto quando você tenta trocá-los de lado na grela, coloque dois espetos em cada grupo de vegetais e deixe-os mais firmes.

8 - Faça um frango uniforme

desktop-1431576040

Quando você compra filés de frango, os pedaços crus quase nunca tem uma forma bem distribuída. É comum que algumas partes sejam mais suculentas e largas, enquanto as pontas são finas. Na churrasqueira, o pedaço assa de maneira diferente dependendo da espessura. Uma boa ideia é usar um martelo para amaciar a carne e colocá-la sob um pedaço de tijolo envolto em papel alumínio.

9 - Use limão para tirar impurezas

image

Caso você não tenha geladeiras, congeladores ou mesmo caixas de isopor cheias de gelo próximas à churrasqueira para estocar as carnes, esfregue um limão sobre as peças antes de levá-las à grelha. A carne na temperatura ambiente acumula uma série de bactérias e o suco da fruta ajuda a combater as impurezas. Além disso o limão ajuda a fixar o sabor do sal e outros temperos.

10 - Asse carnes mais macias

carne1-840x340

Para que a carne fique mais macia, corte as peças no sentido perpendicular ao das fibras da carne. Dessa forma, as fibras criam uma abertura que permite que os pedaços sejam assados mais uniformemente e fiquem com uma suculência maior.

Agora que você já conhece as dicas, é só partir para o açougue mais próximo, escolher os mais suculentos pedaços de carne e chamar os amigos pra curtir uma refeição incrível.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+