• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


10 sinais de que você é um vampiro emocional

POR Yana Maia    EM Curiosidades      10/09/19 às 15h30

Em uma sociedade marcada pela diversidade, os chamados vampiros emocionais podem passar desapercebidos, em nossas vidas. Do mesmo modo que podem causar um grande estrago. Em suma, são pessoas capazes de tornar o espaço de trabalho, casa ou lazer pouco agradáveis e esgotar nossas energias, otimismo e alto astral. Essas pessoas se alimentam da energia emocional dos outros e tendem a manipular suas "vítimas" para atingir seus objetivos.

Especialistas afirmam que esses indivíduos emanam vibrações negativas aos outros. E fazem isso de várias formas, seja pelo pessimismo, egoísmo, narcisismo, imaturidade, inveja ou pela falta de empatia. Mas, e você? Quer descobrir se você se encaixa nesse padrão, muito comum em nosso dia a dia? Então, leia com atenção a lista com as 10 características marcantes desses "sangue-sugas" emocionais e descubra se você é um deles ou não:

01. Críticas excessivas

Vampiros emocionais geralmente são muito críticos, por isso, apontam falhas dos outros o tempo todo. Do mesmo modo, que costumam contrariar tudo o que a "vítima" faz ou diz, para mostrar superioridade. Este tipo de vampiro emocional torna-se, em pouco tempo, terrivelmente irritante, fazendo com que os ambientes, compartilhados com ele, tornem-se realmente desgastantes.

02. Carência sem limites

Na maioria dos casos, pessoas com esse tipo de personalidade tendem a acreditar que seus problemas não são resultado de suas falhas, e por isso, demonstram uma carência fora do normal, tornando-se arrogantes e cansativos, o que provoca reações negativas dos outros.

03. Pessimista inveterado

De modo geral, os vampiros emocionais podem assumir uma forma de pessimismo totalmente fora do controle. Esses indivíduos sempre vêem a vida como um "copo vazio". De acordo com eles, nada parece ter chances de dar certo. Além da negatividade aflorada, psicólogos afirmam que, na maioria das vezes, pessoas com essa personalidade possuem baixa autoestima, mas que isso não é uma regra.

04. Os narcisistas

Apesar de o pessimismo e baixa estima integrarem o conjunto de características, nas diversas personalidades dos vampiros emocionais, parte deles foge a regra e demonstra um narcisismo fora do comum. Segundo especialistas, o narcisismo é um distúrbio psicológico, que faz com que a pessoa acredite que é o centro do universo. Os vampiros emocionais com esse traço de personalidade tendem a destruir o psicológico dos outros sempre enfatizando sua superioridade.

05. Vitimistas sem fim

Esses indivíduos sempre estão reclamando de tudo e todos, independente se as coisas vão bem ou mal. Vampiros emocionais, com essas características, sempre vão acreditar que seus problemas são mais importantes que os dos outros e que todos devem se empenhar em querer ajudá-lo, mas ele nunca se mostrará disposto a ajudar alguém.

06. Lobo em pele de cordeiro

Não se engane achando que vampiros emocionais podem ser identificados apenas em pessoas mal sucedidas, vitimistas e/ou com baixa autoestima. Em alguns casos, eles podem se camuflar por trás de personalidades encantadoras, que consomem a energia do outro ao longo do tempo. Geralmente, isso ocorre no trabalho, relacionamentos amorosos e amizades.

07. Os chamadores de atenção

Como na maioria das vezes, essas pessoas se sentem inferiores aos outros, passam a maior parte do tempo tentado provar o contrário. Muitos dos vampiros emocionais tendem a fazer grandes exibições públicas para chamar a atenção, humilhar alguém, ou até mesmo culpar o outro pelo que não fizeram.

08. Sarcásticos

O sarcasmo talvez seja uma das personalidades mais irritantes de um vampiro emocional, uma vez que a pessoa sarcástica adora jogar ironias sobre os outros e, ao mesmo tempo, se proteger, alegando que aquela atitude foi apenas uma "brincadeirinha", que muitas vezes falta com o respeito e pode magoar de verdade o próximo.

09. Agressivos sem motivo

Vampiros emocionais muitas vezes são agressivos e tomam atitudes violentas sem grandes motivos. Basta dizer ou fazer algo que eles não concordam, para despertar a fúria desses indivíduos. Essas reações desproporcionais despertam a insegurança do outro, que se sente culpado por determinada ação.

10. A qualquer custo

Por último, e não menos relevante, lembramos que os vampiros emocionais não estão em busca apenas de reações negativas dos outros. Mas de qualquer emoção, que os beneficie de alguma forma. Do mesmo modo, se for positiva ou não. São interesseiros e sempre vão tentar manipular os outros para atingir seus objetivos. Em suma, apesar de não ser uma regra, estudos apontam que, grande parte dos vampiros emocionais nascem após experiências traumáticas. Em síntese, frutos de casos de violência física ou verbal, além de humilhações na infância ou em determinado momento da vida.

E aí, o que achou da matéria? Se encaixou?

Próxima Matéria
Yana Maia
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+