icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


10 sinais que mostram que você pode ter transtorno de ansiedade

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      09/02/17 às 17h28
capa do post 10 sinais que mostram que você pode ter transtorno de ansiedade

A ansiedade é um problema psicológico, que pode se apresentar por sintomas tanto psicológicos quanto físicos. Ela é causada pela incerteza, além de estar bastante relacionada ao medo. Algumas pessoas que ficam muito nervosas e, por vezes, passam mal, não fazem ideia de que podem sofrer de transtorno de ansiedade.

Apesar de em alguns momentos a ansiedade nos ajudar, sendo praticamente um mecanismo de defesa, quando em excesso - como tudo - se torna prejudicial à saúde. Saber se a ansiedade passou de algo normal e se transformou em transtorno, não é fácil.

Principalmente porque ela se apresenta nas mais diversas formas, como: fobias, ansiedade social, ataques de pânico... por isso o diagnóstico oficial nem sempre fica muito claro. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas.

Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com 10 sinais que mostram que você pode ter transtorno de ansiedade. Confira:

10 - Perfeccionismo

Pessoas com transtorno de ansiedade tentem a apresentarem TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo. De acordo com Winston "Se você está constantemente a julgar a si mesmo ou você tem um monte de ansiedade antecipatória de cometer erros ou aquém de suas normas, então você provavelmente tem um transtorno de ansiedade." O "TOC pode acontecer sutilmente, como no caso de alguém que não pode sair de casa durante três horas, porque a maquiagem tem que estar absolutamente impecável".

9 - Flashbacks

Quando se passa por um evento traumático a pessoa pode reviver aquele momento, como a morte repentina de um ente querido, um assalto... Esses episódios são marcas do transtorno do estresse pós-traumático, que possui características em comum com o Transtorno de Ansiedade. Pesquisas sugerem que algumas pessoas com transtorno de ansiedade social sofrem com flashbacks pós-traumáticos, mas de experiências não traumáticas.

8 - Pânico

Quando uma pessoa sofre com ataque de pânico apresenta os seguintes sintomas: aperto na garganta e peito, coração acelerado, mãos frias, tontura e fraqueza, dores no estômago e peito. Essas sensações podem durar vários minutos, que mais se parecem anos. Mas nem todo mundo que sofre com ataques de pânico tem transtorno de ansiedade. Aqueles que os experienciam com certa frequência podem apresentar transtorno de pânico. As pessoas diagnosticadas com transtorno do pânico vivem com medo de onde e quando será seu próximo ataque, inclusive evitam os lugares onde os ataques aconteceram.

7 - Autoconsciência

Ao contrário do que muita gente pensa, o transtorno de ansiedade não está relacionado apenas em falar na frente de uma multidão ou ser o centro das atenções. Em boa parte dos casos a ansiedade é provocada por situações diárias, como conversar com alguém em uma festa, até mesmo comer e beber na frente de um grupo de pessoas, mesmo que pequeno.

6 - Medo de falar em público

Não é porque esse não é O motivo que não quer dizer que não seja um dos. Quando uma pessoa passa muito tempo se preocupando com a possibilidade de falar em público e se o medo é forte ao ponto de nenhuma quantidade de treinamento ou prática aliviar, é possível que sofra de transtorno de ansiedade - também chamado fobia social. Essas pessoas costumam se preocupar com um determinado evento semanas antes de ele acontecer. Mesmo que consigam ir e passar por ele, será algo extremamente desconfortável e frequentemente irão pensar por muito tempo o quanto foram julgadas pelas outras.

5 - Indigestão crônica

A ansiedade pode começar na mente ou dar seus primeiros sintomas como físicos. Um exemplo deles é a indigestão crônica. A Síndrome do intestino irritável (IBS), que tem como características dores no estômago, cólicas, inchaço, gases, constipação e/ou diarreia. Apesar do IBS não estar sempre relacionado ao transtorno de ansiedade, é muito comum que ambos aconteçam em conjunto. Apesar de muita gente não saber, o intestino é muito sensível ao estresse psicológico, o desconforto físico e social dos problemas digestivos crônicos podem fazer com que a pessoa se sinta mais ansiosa.

4 - Tensão muscular

O transtorno de ansiedade pode vir acompanhado de sintomas como a tensão muscular, seja o apertar da mandíbula, tensionar os punhos, flexionar os músculos... Muitas vezes acontece de esse ser um sintoma persistente e generalizado, fazendo com que a pessoa nem perceba depois de um tempo.

3 - Medos irracionais

Às vezes, a ansiedade está ligada a um evento específico. Como o medo de voar, nadar, animais, multidões... Se o medo se torna opressivo e fora de proporção, pode ser um sinal de fobia.

2 - Insônia

Problemas para dormir são associados a diversas condições de saúde, sejam elas físicas ou psicológicas. Porém, se frequentemente, antes de dormir, a pessoa se preocupa com problemas específicos, ou com nada, esse pode ser um sinal de transtorno de ansiedade. De acordo com estimativas, pelo menos metade das pessoas que sofrem de transtorno de ansiedade, sofrem com problemas de sono.

1 - Preocupação exagerada

Se preocupar demais com as coisas, até com aquilo que não tem importância. Esse é um dos sintomas da TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), o tipo mais amplo de ansiedade. Ter pensamentos persistentes e ansiosos praticamente todos os dias da semana, durante 6 meses. Existem ansiedades que são tão fortes que podem interferir no dia-a-dia da pessoa. De acordo com a a co-diretora do Instituto de Transtorno da Ansiedade e Estresse, de Maryland (EUA), e PhD Sally Winston "A distinção entre transtorno da ansiedade e ansiedade normal é se suas emoções estão causando muito sofrimento e disfunção".

Então pessoal, vocês já conheciam esses sintomas? Já tinham ouvido falar em transtorno de ansiedade? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest