icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 tipos de corrupção que os brasileiros fazem todos os dias

POR Mateus Graff EM Entretenimento 05/01/17 às 17h34

capa do post 10 tipos de corrupção que os brasileiros fazem todos os dias

Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. A ação de corromper pode ser entendida também como o resultado de subornar, dando dinheiro ou presentes para alguém em troca de benefícios especiais de interesse próprio. Falando em corrupção, já lera a nossa matéria que mostra como seria o Brasil se não houvesse corrupção?

Bom, nós podemos ver milhares de brasileiros fazendo protestos todos os dias ou simplesmente comentando sobre corrupção dos políticos em rodas de amigos, mas será que essas pessoas não são corruptas? Pensando nisso, nós resolvemos criar essa matéria com alguns tipos de corrupção que os brasileiros cometem todos os dias, e talvez até você, confiram:

1 - Carteirinha falsa

Você já fez carteirinha falsa de alguma coisa? A Fatos Desconhecidos espera que não, mas se você nunca fez, com certeza conhece alguém que já. Falsificar a carteirinha de estudante para pagar meia entrada nos lugares é é crime de falsidade ideológica. Bom, se você reclama da corrupção constantemente e faz esse tipo de coisa, saiba que você é um verdadeiro hipócrita.

2 - Comprar CNH

Em algumas cidades do Brasil, é normal rolar corrupção no Detran, e é aí que surge a oportunidade das pessoas comprarem a carteira de motorista. Já existiram várias operações policiais prendendo algumas quadrilhas que vendiam carteiras de motorista, e ainda tem muitas dessas quadrilhas que oferecem esse tipo de "serviço".

3 - Fazer hora no trabalho

As vezes as pessoas nem reparam, mas fazer uma horinha no trabalho pode ser capaz de movimentar milhões em hora extra e gastos desnecessários nas empresas. Infelizmente não existem dados que mostram o quanto é gasto com as pessoas que fazem hora no trabalho, mas quem de vocês nunca viu um colega ir embora antes de acabar o expediente?

4 - Pirataria

Então você nunca comprou um produto pirata? Tem certeza? Esse é um exemplo de crime que foi incorporado na sociedade. A pirataria é feita na "cara dura", as pessoas não tem nem vergonha de fazer, nem os compradores nem  os vendedores, e agem como se fosse algo normal.

5 - Ganhar no troco

Quando alguém te dá um valor a mais do troco, você devolve ou fica calado e vai embora? Infelizmente muitas pessoas vão embora sem nem ter peso na consciência, se achando os verdadeiros espertalhões. Se você faz isso, saiba que você não tem direito algum de reclamar da corrupção.

6 - Deixar aquela "onça" no meio dos documentos

Você já deve ter visto ou escutado sobre pessoas que pagam um "cafézinho" para um policial corrupto? Isso acontece principalmente em rodovias, quando um policial vai multar alguém e essa pessoa paga para ele um "cafézinho". E mais uma vez o brasileiro mostrando que corrupção é com ele mesmo.

7 - Contrabando

Você já pediu para um amigo ou familiar trazer algo para você de presente do exterior? Isso é um tipo de contrabando, um pouco mais sofisticado do que já existe há um bom tempo na fronteira do Paraguai. Bom, fazer isso é passar a perna na Receita Federal, o que classifica como um tipo de corrupção.

8 - "Sky Gato" ou "Gatonet"

Sabe aquele amigo seu que te disse que comprou um aparelho que abre todos os canais da TV fechada? Pois é, isso é corrupção e acontece diariamente na casa de milhares de brasileiros.

9 - Sonegação de impostos

Tudo bem que os impostos no Brasil são realmente abusivos, mas isso não justifica nada. Sonegar impostos causa um prejuízo de milhões ao governo federal, pelo simples fato de alguns brasileiros utilizarem notas falsas para declarar impostos. É claro que ficamos indignados por não saber pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos, mas esse prejuízo poderia servir para construção ou reforma de estradas, construção de hospitais e coisas do tipo.

10 - Estacionar em lugares proibidos

Para na vaga de deficiente, na vaga de idoso ou mesmo na vaga de gestante. Essa é uma regra clara e fácil de ser seguida, mas pela ignorância de alguns brasileiros, essa regra é quebrada constantemente. Isso também acontece no transporte público, onde você pode ver idosos andando em pé dentro do ônibus por alguns "corruptos" estarem sentados no lugar preferencial.

E aí, caros leitores da Fatos Desconhecidos, vocês acha que antes de reclamarmos da corrupção deveríamos começar por nós mesmos? Não adianta reclamar enquanto estamos fazendo o mesmo e sendo hipócritas. Então, da próxima vez que você for furar uma fila, lembre-se de que você está sendo corrupto. Gostou da nossa matéria? Deixei aqui em baixo o seu comentário!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest