icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


10 tradições de casamento que já não são mais necessariamente seguidas

POR Bruno Dias EM Curiosidades 22/09/20 às 14h54

capa do post 10 tradições de casamento que já não são mais necessariamente seguidas

Casamentos são eventos que acontecem em todo o mundo. E assim como cada região do nosso planeta tem seus rituais e tradições, o casamento pode sofrer algumas alterações dependendo do lugar. Algumas delas são extremamente românticas, outras podem ser estranhas e desconfortáveis. E tem outras que podem levantar questionamentos a sanidade de certas pessoas.

Existe uma grande variedade de casamentos. As tradições desse evento dependem bastante dos fatores culturais. E muita gente pode até sonhar em casar mas não ser muito fã das convenções que a cerimônia tem. Felizmente, várias das tradições do casamento já não são mais cumpridas literalmente. E algumas delas foram até modernizadas. Mostramos aqui algumas dessas tradições que já não são necessariamente seguidas.

1 - Vestido branco

Uma  das tradições que mais simbolizam o casamento é o vestido branco. Mas várias noivas tem ousado na cor. Algumas delas apostam em tons pastéis, ou então em vestidos rosa, champanhe, lavanda e até mesmo preto. Ou então colocam alguns detalhes coloridos no tradicional vestido branco.

2 - Sem véu

O acessório tinha o simbolismo de afastar a inveja e o mau-olhado. Mas essa superstição parece que se perdeu com o tempo. E várias noivas tem deixado o véu de lado na hora do seu casamento.

3 - Buquê de flores naturais

O buquê é uma coisa de destaque. Mas ao invés de fazê-lo com flores naturais, que acaba deixando o acessório muito pesado, algumas noivas tem optado por fazê-lo de flores de tecido.

4 - Daminha ou pajem para as alianças

Colocar uma daminha ou um pajem para levar as alianças para os noivos no altar  está associado com a pureza. Até porque é uma criança levando as alianças. Mas hoje em dia isso já não é mais tão essencial. Os casais podem substituir as crianças por algum familiar próximo ou até mesmo os avós.

5 - Chuva de arroz

A tradição de jogar arroz nos noivos é para atrair prosperidade e fertilidade. Mas ela tem caído em desuso. Existem até algumas igrejas que proíbem a chuva de arroz por questões de limpeza, já que geralmente pode ter outro casamento no mesmo dia.

Além disso, com a chuva de arroz o chão pode ficar escorregadio e perigoso. Uma alternativa é usar bolhas de sabão e até mesmo confetes de carnaval.

6 - Vestidos combinando

Geralmente, as madrinhas usavam todas o mesmo modelo de vestido. Coisa que acabava não agradando todas as madrinhas. Mas atualmente elas podem usar vestidos diferentes e de modelos que sejam do seu gosto. Normalmente a noiva só determina a cor.

7 - Casais padrinhos

A tradição de que os padrinhos tem que ser um casal não é obrigatória. E eles podem até ser colocados, homens de um lado e mulheres de outro. Tudo isso vai depender dos noivos.

8 - Valsa dos noivos

A primeira dança do casal também já não precisa ser a tradicional valsa. A tendência hoje é que os casais escolham uma música para que dancem juntos, independente do ritmo. Alguns fazem até coreografias elaboradas.

9 - Casar na igreja

O lugar do casamento também era uma das maiores tradições. Quando pensamos em casamento logo nos vem igreja à mente. Mas a cerimônia religiosa pode ser feita fora dos templos. Além do que, fazer a cerimônia no mesmo lugar da festa já é uma grande praticidade.

10 - Pais da noiva pagam

Existe a tradição de que quem paga o casamento é o pai da noiva. Mas hoje em dia, os pais podem até dar uma ajuda, mas vários filhos tem arcado com as despesas da festa quase sozinhos.


Próxima Matéria
Via   MSN  
Imagens MSN
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest