icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


11 alimentos que não tem data de validade

POR Natália Pereira EM Curiosidades 07/03/18 às 18h17

capa do post 11 alimentos que não tem data de validade

A data de validade dos produtos sempre foi um marco divisório. Algumas pessoas não se importam muito com a data expressa no alimento, caso esse ainda pareça "bom" aos seus olhos, mesmo que isso não seja recomendado. Enquanto isso, um outro grupo o usa de forma estrita e rigorosa. Mas, o vencimento de um produto nem sempre é colocado de forma correta, você provavelmente já passou por um caso no qual percebeu que um alimento não estava mais bom (mesmo estando no prazo de validade), sendo que em outros momentos muitos produtos, ainda em bom estado, acabaram indo pra lixeira por terem excedido a validade.

Todas essas questões fazem com que o conhecimento de cada produto seja cada vez mais fundamental para as pessoas. Você precisa conhecer o alimento que está prestes a ingerir, para o bem da sua própria saúde. O vício das pessoas por uma "data de validade" nos produtos alimentícios é tão grande que, muitas vezes, produtos não perecíveis acabam sendo datados. Fazendo com que eles sejam descartados erroneamente e, consequentemente, aumentando o desperdício. Para que isso não continue a acontecer dessa forma, resolvemos montar uma lista de alimentos com longa data de validade.

1 - Molho de soja

Produtos de alta qualidade e feitos de acordo com os parâmetros exigidos podem durar mais do que você imagina. A paixão por comidas orientais tem crescido e feito com que muitas pessoas tenham o seu próprio molho de soja em casa. Mesmo depois de aberto, esse produto pode durar cerca de 3 anos. Para que ele fique bom por todo esse tempo, certifique-se de que o molho que você comprou é de boa qualidade e não tem adição de produtos químicos. Guardá-lo em um recipiente hermético prolongará ainda mais a sua durabilidade.

2 - Xarope de bordo

Esse alimento possuí algumas questões de armazenamento mas, caso estas sejam feitas adequadamente você nunca precisará se preocupar com a sua validade. A Massachusetts Maple Producers Association afirmou que o produto não é perecível enquanto este não for aberto. Depois que seu lacre for rompido você deve guardá-lo na geladeira e, desta forma, ele ainda permanecerá útil durante muitos e muitos anos. Algumas informações indicam que caso ele fique no congelador, esse não vencerá.

3 - Feijão cru

O feijão, antes de ser preparado, é considerado não perecível. Você pode mante-lo guardado por quantos anos quiser e, ainda assim, este não irá perder o seu valor nutritivo. Ainda assim, ele sofre algumas mudanças com o tempo. Em seu primeiro ano você poderá notar uma melhor qualidade no produto, ainda que esse não chegue a vencer, depois de mais ou menos um ano ele ficará um pouco mais demorado para cozinhar.

4 - Arroz

O arroz, assim como o feijão, é considerado um alimento não perecível. O estudo feito para comprovar o fato usou dois tipos de arroz. Aqueles com grãos revestidos e os polidos. A melhor temperatura para o armazenamento do produto é 4,5 ° C e ele deve ser colocado sobre um recipiente de plastico ou vidro. Nessas condições ele pode chegar a até 30 anos.

5 - Sal

De todos os produtos, o sal provavelmente é aquele que mais cumpre a palavra "não perecível". Como você já deve saber, o sal é um mineral e, por isso não estraga nunca. Quanto mais natural for o sal melhor e, para melhor aproveitamento, este deve ser mantido em local seco. Apesar dessas considerações, o sal iodado chega a durar cerca de um ano apenas. Isso acontece porque depois desse tempo o iodo evapora e faz com que o produto perca a sua qualidade, ainda sim não haverá problema em usá-lo.

6 - Açúcar

O açúcar, de acordo com alguns estudos, não tem data de validade. Ele deve ser mantido em um recipiente fechado e seco para que, nessas condições, possa permanecer útil por quanto tempo você quiser. Isso acontece porque as bactérias não o consideram um bom local para se desenvolver.

7 - Café solúvel

O café solúvel é aquele em pó ou granulado e que ainda não foi exatamente "preparado". Ele pode continuar válido por tempo indeterminado mesmo depois de aberto. Para que isso aconteça, é aconselhável mante-lo em um freezer.

8 - Vinagre branco

Caso esse seja mantido em condições adequadas poderá se manter por tempo indeterminado. Para que isso aconteça prefira deixá-lo em local fresco e com ausência de luz. Ao obedecer essas condições você nunca precisará se preocupar com algo como validade.

9 - Mel

Mais uma vez, esse produto pode ser degustado durante tempo indeterminado. Você pode manter um estoque inteiro de mel sem nunca se preocupar com o seu vencimento. Depois de algum tempo a sua cor pode mudar ou ele pode até mesmo cristalizar, características que fazem com que muitos acreditem que esse já tenha estendido seu prazo de validade. Ainda assim, mesmo sobre essas condições, ele permanecerá bom para consumo. Uma dica para o caso de cristalização e colocá-lo, sem tampa, dentro de uma panela com água quente e então mexer.

10 - Amido de milho

Para manter esse produto bom por uma quantidade indeterminada de tempo basta seguir alguns pontos. Retire o amido de milho de seu recipiente original e o transfira para um recipiente seco e fechado. Ao deixá-lo nessas condições, e em uma temperatura natural, você não terá que se preocupar com a sua validade.

11 - Bebidas alcoólicas fortes

Depois de abrir uma garrafa de bebida alcoólica, muitos parecem querer acabar com ela em apenas alguns instantes. Apesar disso, bebidas fortes como o rumvodka ou whisky, por exemplo, não perdem a sua validade mesmo depois de abertos. Para isso basta deixá-la fechada dentro de seu recipiente e colocá-lo em um local fresco. Colocar a bebida na geladeira, pode melhorar ainda mais as suas condições.

Depois de ouvir essas dicas sobre como fazer esses produtos válidos durante muito tempo, ao ponto de você não ter que se preocupar com isso, pode ajudá-lo e muito a diminuir os seus gastos e até mesmo o desperdício. O que acham? Já sabiam sobe a durabilidade desses alimentos?


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest