icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


11 coisas que só quem troca o dia pela noite vai entender?

POR Júlia Marreto EM Entretenimento 20/04/16 às 19h10

capa do post 11 coisas que só quem troca o dia pela noite vai entender?

Existe coisa pior do que acordar cedo? Para alguns não. Seja por alguém te acordar gritando ou pelo celular que não para de apitar, com mensagens de trabalho ou daquele grupo do What's App que você não vê a hora de sair. E o grande problema nem é acordar, mas ter que dar satisfação do porquê está tão cansado ao ponto de querer matar quem quer que esteja na sua frente.

Se for sua mãe, você tentará uma conversa do tipo: estava lendo um livro super interessante e depois fui assistir um tutorial no Youtube (sobre qualquer assunto) e por isso foi dormir às três da manhã. Mas não adiantará muita coisa, porque depois que ela ouvir o horário que você foi dormir, nada mais importará. Apenas dirá que você é um irresponsável e que tem que aprender a dormir mais cedo.

O mesmo acontecerá com seu chefe. Afinal de contas, o motivo não importa, o que importa é que você seja uma pessoa que tenha controle das rédeas da própria vida. Sua vida inteira tem sido assim, e não importa o que digam, continuará eternamente. Simplesmente porque não é de sua natureza acordar cedo e apagar as luzes cedo. Enquanto estiver nesse plano, nessa vida, você será um "zumbi".

Mas não se preocupe, gostar de dormir e acordar tarde, sem horas regulares, não te torna uma aberração da natureza. Esse momento é quando as ideias fluem, sua energia está a todo vapor, a paz invade o seu ser, é quando não há distrações, não há planos nem obstáculos.

Sabia que essas pessoas são consideradas mais inteligentes? Não, não é piada, na verdade é bem sério. De acordo com um estudo recentemente publicado no The Huffington Post, quem leva uma vida com horários de sono fora do padrão são consideradas mais inteligentes.

Antes que comecem as discussões, as explicações são bastante plausíveis. Esse estudo foi baseado em pesquisas com pessoas que não possuem padrões para dormir em relação a aqueles que possuem. Comparando os dois, quem não tem, possui resultados progressivos.

E faz total sentido, porque os primeiros a serem a favor de mudanças e buscá-las são os mais inteligentes na sociedade. De acordo com pesquisadores da Universidade de Madrid, depois de analisarem os padrões de sono de mil estudantes, concluíram que aqueles que iam dormir mais tarde, e por consequência acordavam mais tarde, alcançaram uma pontuação mais alta em um teste relacionado aos QIs.

ABC Science publicou uma pesquisa realizada pela Universidade Católica Sagrado Coração, em Milão, na qual fizeram um questionário com 120 homens e mulheres, de variadas idades, perguntando se eram pessoas diurnas ou noturnas. Em seguida, fizeram uma série de três exames para medir sua capacidade de pensamento criativa. As atividades foram avaliadas em originalidade, elaboração, fluidez e fatores de flexibilidade. Os resultados mostraram que as pessoas noturnas concluíram com êxito todas as etapas, enquanto as diurnas tiveram que batalhar bastante para conseguir uma pontuação mediana.

Tudo se resume com o que você faz com o seu tempo. Pode ser que os diurnos sejam mais produtivos, enquanto os noturnos mais criativos. O costume de quem acorda cedo é realizar atividades mundanas, como ir à academia, fazer café, trabalhar cedo; já os que preferem dormir bem mais tarde, aproveitam seu tempo para inventar ou criar algo novo.

Quando uma pessoa levanta às 6h da manhã, fica em modo automático mais ou menos até às 9h, o que significa que até às 5h da tarde já estará cansado. Podem até começar bem o dia, mas mais para o meio e fim já estará exausto. Isso quer dizer que aqueles que acordam cedo estão se bicotando na segunda parte do dia.

Pesquisadores da Universidade de Liege, na Bélgica, fizeram um teste com 15 pessoas que preferiam o dia e 15 que que preferiam a noite. Mediram a atividade cerebral dos participantes depois de suas primeiras horas de despertados e novamente depois de 10h. Ambos tiveram os mesmo resultados na primeira parte do processo mas, 10 horas depois, os diurnos tiveram uma baixa na atividade cerebral em relação ao noturnos.

Além do mais, aqueles que acordam tarde, tendem a estarem de bom humor durante o dia todo. Segundo a BBC, estudiosos de Westminster analisaram a saliva de 42 pessoas com diferentes horários de sono, oito vezes ao dia, durante dois dias. Depois de analisar as amostrar concluíram que as pessoas que acordam mais cedo teriam níveis de cortisol mais elevados, lembrando que esse é o hormônio que, ao liberado, causa stress, do que aqueles que dormiam mais tempo.

E para celebrar as pessoas que adoram dormir tarde, nossa redação selecionou uma lista com 11 coisas que só quem troca o dia pela noite vai entender.

1. O prazer de ter a lua iluminando seus estudos/trabalhos

2. Sentir o silêncio da madrugada

3. Não ter que se preocupar com o trânsito

4. Não encontrar bancos abertos

5. Passar fome por esquecer de ir ao supermercado

6. Sofrer para acordar cedo e ir trabalhar/estudar

7. Fazer maratona de séries

8. Ter ninguém online para conversar

9. Sair andando na ponta dos pés para não acordar a casa inteira, quase uma bailarina

10. Ouvir o galo cantar e lembrar que ainda não terminou um trabalho importante

11. Convencer seus amigos de que a melhor hora para sair de casa é a meia-noite

E aí pessoal, gostaram? Concordam? Comentem com a gente.


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest