icone menu


11 coisas que você aprende quando vai morar no Canadá

POR Lucas Curado    EM Mundo Afora      24/01/18 às 13h33
capa do post 11 coisas que você aprende quando vai morar no Canadá

Ultimamente muitas pessoas andam falando sobre mudar-se ou fazer um intercâmbio no Canadá. Com certeza é um país fantástico de se visitar/morar, especialmente por sua incrível diversidade cultural, paisagens maravilhosas e um povo bem receptivo. Contudo, existem muitas coisas que se distanciam da nossa realidade, por mais que esse país seja um lugar ótimo de se estar.

O Canadá também tem seus problemas e dificuldades, da mesma forma que suas particularidades. Na verdade, talvez seja por esse conflito de realidades que, quando um brasileiro vai para lá, ele acaba aprendendo diversas coisas e adquirindo vivências que com certeza somarão para sempre em sua vida.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você alguns desses aprendizados que você pode ter nesse país, baseado em relatos de pessoas que já estiveram por lá e na mídia canadense. Devemos lembrar que isso é só uma pequena parte de um todo muito maior. Alguns dos tópicos aqui apresentados podem variar de pessoa para pessoa. Inclusive se você já esteve por lá, dê sua opinião também! O que você aprendeu quando esteve no Canadá?

1 - Multiculturalismo

O Canadá é um país culturalmente diverso. Se tem uma coisa que você vai aprender ao morar na terra dos castores é conviver com uma grande diversidade de culturas. Bem, provavelmente você irá para uma escola onde aprenderá inglês ou frequentará uma faculdade/curso técnico onde aprenderá ou aprimorará um ofício. Se você estiver nas grandes cidades como Montreal, Vancouver, Quebec ou Toronto, prepare-se para conhecer pessoas de todas as nacionalidades. Morar no Canadá é uma lição de multiculturalismo e convivência.

2 - Neve não é tão legal assim

O motivo pelo qual muitos brasileiros sempre quiseram ver neve é porque eles... nunca viram neve! Quando aquilo endurece, vira uma superfície escorregadia e perigosa. Quando ela está fofa, encharca seu sapato e atrapalha o trânsito. Ela também estraga carros e seu passeio no parque. Neve é legal, mas depois de uma semana você já esta com raiva dela.

3 - Tá com frio?

Não, nem todo lugar no Canadá vive nesse clima glacial que nós acreditamos. Por mais que os estadunidenses costumam brincar com isso, canadenses não moram em 'iglus'. Por exemplo, em Vancouver na Colúmbia Britânica, o inverno não castiga tanto quanto nas outras regiões. No verão de Vancouver você pode pegar temperaturas entre 25º e 35º celsius. Em compensação, no inverno de Quebec, se você tiver azar, você pode pegar - 30º C.

4 - Nem todos os esteriótipos são reais

Não, você não verá ursos andando nas cidades, eles não comem poutine toda hora e nem todo canadense fala francês. Lá fora você aprenderá a entender melhor que pessoas são pessoas, independente de suas nacionalidades. Você também vai se surpreender com os esteriótipos que os brasileiros tem lá fora!

5 - Respeitar os espaços públicos

Jogar lixo no chão, gritar na rua, não respeitar os outros no ônibus ou metrô é extremamente mau visto. O brasileiro tem hábitos que as vezes não são muito bem aceitos pelos nossos amigos canadenses. O "jeitinho brasileiro", em sua forma mais negativa, não tem espaço no Canadá. Você aprenderá que todos tem os mesmos direitos nos espaços públicos e que você tem que também pensar no outro, não só em você.

6 - Nem tudo são rosas

Apesar das coisas boas que falam, nem tudo é um mar de rosas. O Canadá tem um problema muito forte de descriminação com a população indígena. Em algumas cidades, como Vancouver, você vai se assustar com a população de moradores de rua, que se compara a algumas cidades brasileiras. Não só isso, em muitos locais do país existe um sério problema com drogas. A questão do alto custo de imóveis também atrapalha a vida de muita gente por lá.

7 - Nem todo mundo vai falar "sorry"

Não espere essa "educação fantástica" que você houve falar dos canadenses. Grande parte é sim bem educada e simpática, porém, se você estiver em uma cidade grande como Toronto, nem todo mundo te tratará dessa forma. O brasileiro é considerado um povo muito simpático e nem por isso tratamos todo mundo com o respeito que merecem. O mesmo vale para o Canadá.

8 - Alimentação diversa

Relaxa, você não vai comer só Poutine e Maple Syrup no café da manhã. Devido ao multiculturalismo, você pode encontrar uma infinidade de opções de restaurantes no Canadá. Provavelmente você vai comer mais comida asiática por lá do que comida norte-americana. Em outras palavras, prepare-se para descobrir uma grande variedade de sabores e aprender a sentir falta da boa comida brasileira.

9 - Diversidade, Sexualidade e Identidade

Se você tem algum problema com orientação sexual, identificação, expressão individual ou qualquer forma de liberdade pessoal, melhor você não ir para o Canadá. Você será forçado a aprender a lidar com isso e respeitar as diferenças.

10 - A cerveja é cara

Prepare-se para re-aprender a apreciar um "litrão". A cervejinha que esse pessoal toma pode ser bem cara... Isso se dá pelo fato dos altos impostos sobre bebidas alcoólicas como uma medida para diminuir o consumo. Bem, fazer o que... Você vai ter que aprender a administrar melhor seu dinheiro e suas saidinhas.

11 - Hockey

Esse esteriótipo é real... Eles realmente amam Hockey... Chega a dar medo... Pelo menos isso é um fato relacionado a grande parte dos canadenses.

E aí, o que você achou dessa matéria? Se você quer saber mais sobre o Canadá, vale a pena entrar no site do Governo Canadense. Você encontrará muitas informações interessantes!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+