• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


11 fotos raras da escravidão no Brasil que foram tiradas há mais de 150 anos

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      21/12/14 às 15h37

Contada nos livros de história ou narrada pelos antigos que viveram ou ouviram falar sobre a época, a escravidão no Brasil sempre pareceu ser algo distante e até inimaginável. Acontece, no entanto, que o domínio de pessoas sobre pessoas realmente aconteceu e se consolidou como um dos mais turvos períodos da história nacional.

O pior de tudo é que essa época de dores e opressão dos negros africanos no país não se encerrou há tanto tempo assim. Por meio das fotos que você confere abaixo, tiradas por volta dos anos de 1860 e 1885, é possível notar o quão recente ainda é essa parte da história, embora os registros que listamos tenham mais de 150 anos. (Clique para ler também: As terríveis experiências médicas do Nazismo).

Aliás, só para explicar, as fotografias que você vê abaixo são parte do acervo do Instituto Moreira Salles. Todas elas foram feitas devido à paixão do Imperador Pedro II pela arte de fotografar e fez do Brasil um dos primeiros lugares do mundo a desenvolver a prática.

Confira as imagens:

1.

1

Senhora branca na liteira, uma espécie de cadeira, usada para fazer o transporte individual de pessoas. Os escravos, claro, faziam o transporte. Bahia 1860.

2.

2

Primeiro registro fotográfico que se tem notícia no Brasil do trabalho de escravos no interior de uma mina de ouro. Minas Gerais, 1888.

3.

3

Uma ama negra - que fazia as vezes de babá e, em alguns casos, até amamentavam os filhos de seus senhores - carregando um bebê branco. Bahia, 1870.

4.

4

Nem as mães de crianças de colo eram poupadas do trabalho. Na foto, uma mãe escrava carrega seu filho nas costas enquanto cuida dos afazeres. Bahia, 1884.

5.

5

A extração de ouro era feita também fora das minas, nos rios. Na foto, como era feita a lavagem do minério em Minas Gerais, no ano de 1880.

6.

6

O contraste entre a criança branca e as demais, negras. Uma com seu brinquedo, as outras com seus farrapos. Fazenda Quititi, Rio de Janeiro, 1865.

7.

7

A colheita do café, totalmente manual, feita por escravos. Rio de Janeiro, 1882.

8.

8

Mais escravos em outra colheita de café. Dessa vez no Vale do Paraíba, também em 1882.

9.

9

A feira de rua também era responsabilidade dos escravos das grandes fazendas. Rio de Janeiro, 1875.

10.

10

Uma das poucas oportunidades de descanso. Rio de Janeiro, 1861.

11.

Essa é a única foto que não faz parte da seleção do Instituto Moreira Salles. Ao contrário das outras, ela quebra totalmente o romantismo da escravidão e mostra como as pessoas eram tratadas, com açoites, caso cometessem erros ou aborrecessem seus donos.

Próxima Matéria
Via   IMS  
Imagens AWURE
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+