11 mudanças simples que podem revolucionar a vida moderna

POR PH Mota    EM Inovação      01/06/17 às 15h20
foto de destaque

As pessoas costumam ter uma tendência achar que a solução para os problemas da humanidade estão em invenções complexas e grandiosas. É por isso que ainda hoje inventores revolucionários da história são lembrados como gênios, como Alexander Graham Bell, Thomas Edison e Santos Dumont, por exemplo.

Às vezes, no entanto, são as tecnologias simples que realmente são capazes de provocar mudanças. Ao invés de revolucionar o mundo com a invenção da lâmpada, muita gente fez história ao descobrir a pasteurização ou relógios mecânicos. Processos e invenções simples capazes de mudar completamente o funcionamento da vida de milhares de pessoas mesmo que sejam extremamente simples.

Pensando nisso, que tecnologias atuais será que teriam esse poder de inovação capaz de fazer do mundo um lugar melhor? Nós listamos algumas delas aqui!

1 - Panela inteligente

Esta inovação genial para a cozinha certamente vai mudar a forma como os alimentos são preparados. Em resumo, é uma panela inteligente que envia mensagens e recomendações para o seu celular, de acordo com o que você está cozinhando. A ideia é aperfeiçoar os pratos e melhorar as receitas a cada vez que você utilizar a panela.

2 - Fone de ouvido inteligente

Os fones de ouvido se conectam com um aplicativo em seu celular por meio de Bluetooth e permita que você seja praticamente um ciborgue, controlando os sons ao seu redor. Com o aplicativo, é possível escolher filtros que permitem eliminar alguns padrões sonoros como choros de bebês ou conversas indesejadas. A opção pode ser ideal para quando você quer se concentrar e parar de ouvir outras pessoas, como no trabalho ou dentro do ônibus.

3 - Pulseira com tela

Pode parecer inacreditável, mas já existe um dispositivo eletrônico em desenvolvimento que permite projetar a tela do seu celular em seu braço. Você só precisa vestir a pulseira e ela projeta a internet em seu corpo. A partir da tela colocada no braço, você vai poder ler e-mails, navegar em sites e utilizar os recursos do celular sem precisar tocá-lo.

4 - HoloLens

O Microsoft HoloLens é um equipamento gerador de hologramas e realidade virtual que permite que você se conecte com o mundo digital e interaja com ambientes virtuais ao seu redor. Funcionando com múltiplos sensores ópticos e um processador holográfico único, o aparelho permita que o usuário enxergue coisas além da tela e do mundo real. A tecnologia pode revolucionar o mundo dos games, palestras e aulas. Atualmente, o HoloLens está sendo utilizado pela NASA para simular o terreno de Marte.

5 - Tesla Model X

O primeiro carro elétrico de luxo do mundo pode produzido pela Tesla pode viajar até 400km com a bateria cheia. Além disso o carro é tão espaçoso que suporta até sete pessoas confortavelmente do lado de dentro. Economizar com combustível e poder colocar mais gente dentro do veículo? Parece uma ótima opção para quem adora viajar.

6 - Portal

Portal é um smartphone revolucionário desenvolvido pela Arubixs. Flexível, à prova d'água e coberto com kevlar (material utilizado em coletes à prova de bala), o celular trocou materiais que produzem telas rígidas, parafusos e vidro para criar um dos aparelhos mais versáteis já produzidos. Além de funcionar como smartphone, o aparelho pode ser utilizado nos braços como um smartwatch, sendo uma perfeita opção para entusiastas de tecnologia que contam com um pouco de atividade física no dia-a-dia.

7 - Apple Pencil

O nome Apple ao lado de qualquer material já indica garantia de inovação e qualidade. Apesar de levar o nome Pencil (lápis, em inglês), o aparelho se aproxima mais de uma caneta, já que apresenta recursos bem mais modernos que um simples pedaço de madeira sustentando um grafite. A caneta elétrica pode mudar de cor e ajustar a escrita de acordo com a pressão aplicada.

8 - Desktop DNA Lab

Esta inovação tecnológica pode ajudar a revolucionar a medicina, dando resultados de exames com mais velocidade e promovendo a agilidade em alguns tipos de tratamentos. O mini laboratório tecnológico é capaz de analisar amostras de DNA em apenas três horas, colaborando no estudo de doenças genéticas ou nos transplantes de medulas ósseas, por exemplo.

9 - Tênis para amarrar com só uma mão

A Nike abriu o caminho das inovações com esse tênis depois que conheceu a história de um cliente que sofria de paralisia cerebral. Com esse modelo de calçado, é possível amarrar os cadarços utilizando apenas uma das mãos, com facilidade, agilidade e conveniência.

10 - Filtro de água portátil

Atualmente, quase um bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa e potável, em todo o mundo. Com o Portapure, é possível carregar até 20 litros de água impura retirada de de lagos, por exemplo, e transformar o líquido em água potável sem a utilização de nenhum equipamento extra. Cerca de 20 mil litros de água podem ser filtrados pelo equipamento antes de precisar realizar a troca do filtro interno.

11 - Q-Drum

Quando o assunto é levar água a quem não tem, muita gente tem se esforçado para apresentar soluções viáveis. Além do filtro Portapure, existe um novo barril que promete facilitar o transporte de galões gigantes. Com o formato de uma roda, o Q-Drum pode ser facilmente transportado por terrenos difíceis e longos percursos, carregando até 50 litros de água, em contraste com os 15 litros em média dos baldes comuns utilizados nesses locais.

Qual das invenções você mais gostou? Conte para a gente nos comentários!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+