• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


11 transtornos psicológicos que são bizarros demais para ser verdade (mas são)

POR PH Mota    EM Terror & Sobrenatural      19/05/16 às 19h44

Da mesma forma que o cérebro pode ser responsável por feitos incríveis, também pode nos deixar em maus lençóis ao criar ilusões, paranoias e transtornos graves. No caso dos problemas mais bizarros, é muito difícil do cérebro combater e os danos podem ser perigosos.

Pessoas que querem perder partes do corpo, acreditam na substituição de parentes ou forçam doenças por motivos misteriosos são alguns exemplos de pacientes afetados por transtornos bizarros. Algumas delas ainda vem acompanhas de outros problemas como esquizofrenia ou depressão.

Esses são alguns dos problemas psicológicos bizarros - e raros - ao quais as pessoas estão sujeitas por motivos às vezes desconhecidos.

1 - Síndrome de Capgras

article-2557273-1B67C8C400000578-248_634x473

Nessa síndrome, os pacientes acreditam que pessoas próximas - normalmente cônjuges ou familiares - foram substituídas por algum impostor que tomou aquela forma. Pode ser um alienígena, um robô, um monstro ou mesmo alguma pessoa que conseguiu replicar a forma humana. A condição é comum em pacientes com esquizofrenia ou demência. Alguns pesquisadores acreditam que a desordem não é propriamente uma síndrome, mas um sintoma de um outro problema.

2 - Vigorexia

51142ee55388f_621x458

Você tem uma obsessão por aumentar os músculos na academia? Pode ser um sintoma de vigorexia. As pessoas afetadas por essa condição nunca estão satisfeitas com o tamanho dos músculos e estão constantemente preocupadas em crescer, malhar e ir para a academia. Elas nunca acham que estão musculosas o suficiente e muita vezes fazem uso de esteroides para tentar chegar no tamanho supostamente ideal.

3 - Síndrome de Diógenes

l_aphoarderx1200

Geralmente encontrada em idosos, a síndrome faz com que pessoas vivam em situações de imundice e falta de higiene. O transtorno envolve hábitos de auto-negligência com a higiene, reclusão e acúmulo de lixo e velharias. Alguns pesquisadores associam a Síndrome de Diógenes à senilidade e depressão.

4 - Hibristofilia

Long time

A atração sexual por pessoas que já cometeram algum tipo de crime tem nome: hibristofilia. Aqui ficam incluídas as pessoas que mandam cartas e declarações para criminosos e assassinos que estão preso. Em alguns casos, as pessoas com a síndrome se envolvem tanto na atração que ajudam os criminosos a escaparem ou cometerem novos crime. Apesar de poder ocorrer em ambos os sexos, é mais comum em mulheres do que em homens.

5 - Síndrome de Estocolmo

4x10_-_Olivia_and_Kidnapper

Outro transtorno que está ligado a crimes. Nesse caso, acontece quando uma pessoa é raptada e desenvolve uma atração pelo raptor. Também pode acontecer em casos de estupro ou outras situações de abuso em que a vítima e subjugada. Nos casos de Síndrome de Estocolmo, as vítimas às vezes também participam de novos crimes com os abusadores ou rejeitam a liberdade para viver na condição de abuso.

6 - Sinestesia

synesthesia-websites

Os afetados pela sinestesia cruzam sensações diferentes de forma involuntária. Com esse transtorno, a pessoa pode ver sons, sentir gosto pelo tanto ou sentir o cheiro de palavras. Os padrões cerebrais se misturam e provocam sensações em mais sentidos do que naturalmente provocariam. Nos casos mais comuns, os pacientes conseguem ver cores quando ouvem as notas músicas ou alguns fonemas específicos, por exemplo.

7 - Síndrome de Cotard

hannibal-1x10-georgia

A síndrome rara envolve pensamentos bizarros de morte em quem a possui. O paciente pensa que está morto, não existe ou que perdeu o sangue ou os órgãos internos do corpo. Em alguns casos, os afetados ainda podem imaginar que são imortais, levando a tentativas de suicídio para por a condição à prova. A síndrome só recebeu o status de transtorno psicológico em 2007, apesar de ter sido descoberta em 1880.

8 - Apotemnofilia

article-0-1A3F80D9000005DC-669_634x424

A apotemnofilia é uma desordem que provoca nos pacientes a necessidade de ter algum membro amputado, mesmo que este esteja saudável. Em alguns casos, o desejo é tão forte que as pessoas fazem de tudo até alcançar o objetivo de, de fato, conseguir ter o membro retirado. Em paralelo a essa desordem existe também a acrotomofilia, que é o desejo sexual pelas pessoas com alguma parte do corpo em falta.

9 - Síndrome de Münchhausen

1402578210_Syndrome-de-Munchhausen-une-mere-empoisonne-sa-fille-pendant-9-mois_article_top

O transtorno atinge pessoas que fingem ter, ou provocam por vontade própria, doenças para poder chamar a atenção de outras pessoas. Em alguns casos os sintomas pode ser estimulados pelo uso de drogas ou medicamentos. A síndrome também tem uma variação chamada "by proxy" (por representante). Nesses casos, um parente (geralmente a mãe) estimula a doença não em si mesmo, mas num filho. A atitude pode ser tomada para conseguir atenção ou desviá-la de algo, como casos de violência familiar.

10 - Autofagia

eating-hand1

A condição de quem tem o desejo de comer partes do próprio corpo é denominada autofagia. Em alguns casos, se trata apenas de dar pequenas mordidas sem arrancar pedaços relevantes, mas pode ficar mais grave. Num caso documentado, um homem de 66 anos começou com o hábito apenas roendo as unhas compulsivamente e terminou mutilando os dedos das mãos.

11 - Síndrome da mão alheia

thumb

Imagina se um de seus braços fosse controlado por uma pessoa que não você. É assim que se sentem as pessoas com a síndrome da mão alheia. Os movimentos de um dos braços do paciente parece ter vida própria e pode segurar coisas, reagir a toques e até ficar pegando no próprio corpo. Para essas pessoas, o seu braço parece ser uma outra criatura, e não apenas um membro parte do ser.

Alguns dos problemas são realmente assustadores. Ainda bem que são incomuns. Mas agora que você conhece os problemas, está preparado caso se depare com essas situações.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+