• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 coisas estranhas encontradas no planeta (que ainda não podem ser explicadas)

POR Marilia Noleto    EM História      25/04/16 às 15h15

O ser humano está sempre numa constante busca pela verdade. Por mais que já tenhamos evoluído em termos de conhecimento e tecnologia, muitas perguntas fundamentais permanecem sem resposta. De onde viemos? Para onde vamos? Em busca da solução para estes mistérios existenciais, o Homem está sempre desafiando seus próprios limites e se deslocando a lugares longínquos. Vamos aos confins do Universo, às profundezas do mar e da própria Terra.

Algumas descobertas divulgadas ao longo dos anos são verdadeiramente surpreendentes. De cidades antigas que redefinem o que sabemos sobre a História a objetos que continuam sendo um grande mistério. Aqui estão 12 das coisas mais incríveis já encontradas pelos arqueólogos.

Confira! Quem sabe você não cria sua própria teoria?

1 - O Moa da Montanha Owen

moa1

Moas são uma espécie de avestruzes gigantes que existiam apenas na Nova Zelândia e, supostamente, se extinguiram há 500 anos. Assim, os pesquisadores ficaram bastantes chocados quando encontraram esta garra em uma caverna no Monte Owen na década de 1980, em perfeito estado de conservação. Era tão boa que o animal parecia não ter morrido há muito tempo. No entanto, o fóssil data de 3.000 anos atrás.

2 - As grutas Longyou

JunGoGo.com

Estas cavernas feitas pelo homem, encontradas na China, continuam a ser um mistério. Pensava-se que elas remontavam de antes da Dinastia Qin (em 212 a.C.), mas não há um registro delas. Descoberta em 1992, o complexo de 24 cavernas se tornou uma importante atração turística.

3 - O Portal do Sol

Zonnepoort

Como o Stonehenge, o Portal do Sol é uma estrutura de pedra que continua intrigando os pesquisdores até hoje. Chegando a 13.000 pés, a área na Bolívia pode ser onde os primeiros seres humanos na Terra surgiram. Acredita-se que as gravuras sobre o portão sejam algum tipo de informação astrológica e/ou astronômico.

4 - L'Anse aux Meadows

lance

L'Anse aux Meadows, da francesa L'Anse-aux-Méduses ou "Medusa Cove", é um sítio arqueológico de aproximadamente 1.000 anos na ponta norte da ilha de Terra Nova, na província canadense de Terra Nova e Labrador. Descoberto em 1960, é o mais famoso ponto que marca a presença do povo Viking na América do Norte fora da Groenlândia. Isto prova que os Vikings chegaram à América do Norte muito antes de Cristóvão Colombo.

5 - Gobekli Tepe

gobeli

Este local encontrado no cume de uma montanha na Turquia nos ajudou muito em nossa compreensão do desenvolvimento dos costumes antigos. O templo foi construído antes do resto da cidade em torno dele mostrando-nos quão importante suas crenças religiosas eram.

6. O Manuscrito Voynich

Voynich-Manuscript (1)

O Manuscrito Voynich é um mistério que permanece até os dias de hoje. Trata-se de um códice ilustrado escrito à mão em um sistema de escrita desconhecido. O pergaminho nas páginas do livro tem sido ao início do século 15 (1404-1438), datado de carbono, e pode ter sido composta no norte da Itália durante o Renascimento italiano. O manuscrito é nomeado após Wilfrid Voynich, um negociante de livro polaco que adquiriu em 1912.

As páginas do códice são pergaminho. Algumas das páginas estão faltando, mas cerca de 240 permanecem. O texto é escrito da esquerda para a direita, e na maioria das páginas tem ilustrações ou diagramas. Em 2014, dois grupos diferentes alegaram ter resolvido o quebra-cabeça. O único problema era que os dois tinham pontos de vista completamente diferente. Um acreditava que era um dialeto mexicano extinto, enquanto o outro pensaram que era um idioma asiático codificada.

7. Estruturas de Yonaguni

japao

Ainda há uma grande discussão se esta enorme estrutura subaquática foi feito pelo homem ou formada naturalmente. Encontra-se ao largo da costa de Yonaguni, Japão. Caracteriza-se pelas bordas planas e ângulos de 90 graus.

8. Túneis da Idade da Pedra

tunel

Esta enorme rede de túneis subterrâneos é totalmente feita pelo homem e remonta à Idade da Pedra. Elas cruzam a Europa, da Escócia para a Turquia. O arqueólogo alemão Heinrich Kusch disse foi encontrada evidências dos túneis em centenas de povoações neolíticas em todo o continente. Alguns especialistas acreditam que a rede era uma forma de proteger o homem contra predadores, enquanto outros acreditam que alguns dos túneis ligados foram utilizados como as auto-estradas são hoje, para as pessoas viajarem com segurança, independentemente de guerras ou violência ou mesmo tempo acima do solo.

9 - Esferas de pedra da Costa Rica

ct_esferas-rochosas-costa-rica_az

Há centenas esferas de pedra em toda Costa Rica que vão de tamanhos muito pequenos (três ou quatro centímetros) a razoavelmente grande (três metros). Os arqueólogos ainda não têm a menor ideia de para que elas serviam.

10 - Obelisco Inacabado

d0aad21069ab231df72769741a371aa8NEM_85641

Este é um dos obeliscos egípcios mais conhecidos. Foi esculpido diretamente da terra firme, mas depois que rachaduras surgiram no granito, a construção do obelisco foi abandonada.

11 - Mohenjo-daro

SONY DSC

Mohenjo-Daro é um sítio arqueológico na província de Sindh, no Paquistão. Construído por volta de 2500 aC, foi um dos maiores assentamentos da antiga Civilização do Vale do Indo, e um dos primeiros grandes assentamentos urbanos do mundo, contemporâneo de civilizações do antigo Egito, Mesopotâmia, Creta e Norte Chico. Mohenjo-Daro foi abandonada no século 19 a.C. e só foi descoberto até 1920. Uma escavação significativa já foi realizada no local da cidade, decretada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1980. O local está ameaçado pela erosão e restauração imprópria.

12 - Sacsayhuaman

sacsayhuaman-17-06-2011-205

Sacsayhuaman é uma cidadela na periferia norte da cidade de Cusco, no Peru, a capital histórica do Império Inca. Localizado em uma colina íngreme com vista para a cidade, o complexo fortificado tem uma ampla vista sobre o vale para o sudeste. Os estudos indicam que a primeira ocupação do morro data de cerca de 900 a.C.Estas pedras e pedregulhos empilhados se encaixam tão bem juntos sem argamassa que é impossível obter qualquer coisa entre duas das pedras.

Próxima Matéria
Marilia Noleto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+