• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 imagens assustadoras que mostram o céu japonês violeta

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      15/10/19 às 12h00

O Japão é atingido, todos os anos, por cerca de vinte tufões. Em setembro, cerca de 30 mil casas foram destruídas em Chiba, a cerca de 40 quilômetros a sudeste de Tóquio, devido à passagem do tufão Faxai. No último final de semana, o país asiático encarou a força do tufão Hagibis, um dos piores tufões da história do Japão.

Ao menos 58 pessoas morreram e outras 16 estão desaparecidas, segundo o que informou a emissora NHK. Além do mais, 210 pessoas ficaram feridas. Equipes de resgate estão trabalhando desde o fim de semana em busca dos desaparecidos. De acordo com as autoridades no país, até 40% da precipitação anual foi registrada em apenas um ou dois dias em muitas regiões.

Uma agência meteorológica classificou o tufão Hagibis no nível mais elevado, em uma escala que vai até 5. Alguns estimaram que esta foi a tempestade mais poderosa que atingiu o Japão, nos últimos 60 anos.

Entretanto, algo muito curioso aconteceu antes do tufão Hagibis causar toda devastação do último fim de semana. Em suma, as pessoas começaram a notar algo muito peculiar no céu. Por outro lado, diferente da maioria das tempestades, o céu no país não estava cinza escuro, dando a aparência de que uma grande tempestade estava a caminho.

Ao invés disso, as nuvens se mostraram em tons de violeta a roxo. De acordo com o que muitas pessoas relataram em suas redes sociais, o céu parecia um grande algodão doce. Antes das pessoas evacuarem suas casas, elas tiraram um tempo para fotografar toda a beleza, que antecedia a o catastrófico tufão.

Posteriormente, as imagens rapidamente viralizaram, chamando a atenção da mídia internacional e das pessoas nas redes sociais. Isso tanto devido à beleza do fenômeno climático, quanto pelo temor vindo das pessoas. Em síntese, um medo que vinha de porquê daquilo estar acontecendo.

Trágica beleza

As pessoas passaram a especular se o céu violeta não era um presságio, um sinal da tormenta, que enfrentariam nos próximos dias. "O céu ficou rosa. Parece tão bonito, mas o fato de que essa catástrofe foi disfarçada de algo tão bonito me deixa mais preocupada. Estava tão silencioso. Um silêncio antes da tempestade. Isso é loucura. Uma bela loucura está prestes a atingir o Japão", escreveu uma pessoa, no Twitter.

Além do mais, as pessoas se questionavam sobre qual era o verdadeiro fundamento por trás do fenômeno. O portal Expresso.Co explicou que a cor púrpura, que pintou os céus do Japão, é algo muito comum a preceder um grande tufão ou furacão. O que é chamado de "dispersão".

"O fenômeno ocorre quando as moléculas e pequenas partículas na atmosfera influenciam a direção da luz, causando a dispersão da luz", informou a meteorologista, Lauren Rautenkranz. "À medida que a luz do sol brilha sobre a Terra, a maioria das cores do espectro é capaz de atingir a superfície ininterruptamente. Mas os comprimentos de onda mais curtos, azul e violeta, estão espalhados em todas as direções. Essa luz salta de partícula em partícula até atingir seus olhos, mas o céu não parece violeta e azul por causa das limitações da nossa visão".

Embora o fenômeno seja algo natural, assim como as pessoas suspeitavam, ele também serve como sinal de toda a devastação que está por vir. "Uma cena bonita, de fato. Mas, por baixo, está uma grande catástrofe. Ore pelo Japão, todo mundo", disse um perfil no Twitter.

Abaixo, você confere algumas das imagens compartilhadas pelas pessoas na internet, registrando o céu no Japão, antes da passagem do tufão Hagibis.

#1

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião. Posteriormente, não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+