• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 inquietantes fatos sobre o universo

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      02/02/17 às 09h36

Você já teve a sensação de - deitado no chão, olhando para o céu - que a qualquer momento você poderia "cair" no universo? Ou de que estava mesmo viajando por aí, em cima de uma planeta, como se a Terra fosse uma pequena nave e você capaz de pular dela a qualquer momento?

Esses são alguns dos sentimentos que movem a curiosidade e atiçam a busca pelo conhecimento de muitos astrônomos e amantes do universo. Enquanto muitas pessoas estão preocupadas em descobrir qual roupa vestir no dia seguinte, em como ganhar muito dinheiro ou em como ficar cada vez mais "bombado", outras estão ansiosas por desvendar os grandes mistérios da vida, do mundo...

Por exemplo, com certeza você já ouviu falar em buracos negros, mas sabe como eles surgiram? Ou o que são os planetas errantes? E que existe ouro e, provavelmente, diamantes fora da Terra? Esses são apenas alguns exemplos de fatos inquietantes sobre o universo, que nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos para te deixar um pouco mais curioso sobre o assunto.

Precisamos, também, lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Confira:

1 - Planetas errantes

Até pouco tempo atrás, esses planetas pareciam invenção de ficção científica, mas atualmente muitos astrônomos acreditam que eles existam tanto quanto estrelas. Esses planetas não estão sujeitos a nenhum sistema, ou seja, ficam viajando sem rumo pelo espaço. E, quando estão entre uma estrela e nossos telescópios eles podem ser vistos.

2 - Nuvem de Himiko

Entre os dados mais curiosos do universo está a Nuvem de Himiko, uma nuvem de gás cósmico do tamanho da Via Láctea. A 12.800 milhões de anos luz da Terra. Lembrando que a idade do universo é de 13.600 milhões de anos. Ainda não se sabe se essa nuvem se trata de uma galáxia em formação ou de gases ionizados em torno de um buraco negro massivo.

3 - Icebergs de diamantes

Alguns cientistas tem colocado em questão a possibilidade de que em planetas como Urano e Netuno existam icebergs de diamantes flutuando em oceanos de carbono, ou de diamante líquido. Isso seria possível graças as condições de extrema pressão no interior desses planetas - os diamantes poderiam se comportar como líquidos a partir de uma pressão de 11 milhões de atmosferas.

4 - Nuvem Smith

Em homenagem ao astrônomo que a descobriu em 1963, é uma gigantesca nuvem de gás hidrogênio que se aproxima de nossa galáxia a uma velocidade de 240 km por segundo. Quando chegar até nós, haverá um impacto tão grande que irá gerar destruição e, talvez, o surgimento de milhões de novas estrelas. A boa notícia é que ela chegará aqui em mais ou menos 40 milhões de anos.

5 - Escuridão

Nossa galáxia possui mais ou menos 100 milhões de estrelas e acredita-se que em todo o universo devem existir, pelo menos, 100 milhões de galáxias. Todavia, mais de 70% seria composto por matéria escura - sobre a qual ainda não se sabe muito.

6 - Vida extraterrestre

Em outubro do ano passado foram registrados sinais provindos de uma estrela de nossa galáxia que, de acordo com alguns astrofísicos, poderiam ser originários de civilizações extraterrestres. Mesmo que, não necessariamente, não estivessem tentando se comunicar conosco. Se tratavam de pulsos estrelares procedentes de 234 estrelas da Via Láctea que serão observadas ao longo dos próximos anos.

7 - Buracos negros

Já são conhecidos há décadas, mas ninguém ainda conseguiu desvendar seus mistérios. Sabe-se que eles são formados a partir de colapsos criados por grandes estrelas quando morrem, produzindo, assim, um campo gravitacional tão intenso que nem mesmo a luz escapa. No centro da Via Láctea existe um buraco negro supermassivo, chamado Sagitário A*.

8 - Ouro extraterrestre

Todo o ouro que existe na Terra, aqui chegou através de asteroides, acredita-se que são elementos que se originam em supernovas. Por isso sua quantidade no planeta é limitada.

9 - Marte

Outro fato é que já estamos muito próximos de poder conseguir encontrar (evidência de) vida em nosso planeta vizinho. Já temos a certeza de que existia água e, onde houve água líquida e atmosfera, é muito provável que tenha existido vida.

10 - Luas

Algumas luas podem ser muito mais interessantes do que os planetas que orbitam. Como por exemplo, Titan, o maior satélite de Saturno e a única com atmosfera, no Sistema Solar. Ela tem uma paisagem muito parecida com a da Terra e lagos de hidrocarbonetos líquidos em sua superfície.

11 - Estrelas zumbis

No universo são comuns os sistemas binários, duas estrelas compartilhando uma mesma órbita. Se uma estrela morre ela pode tentar reviver, roubando material da outra que está viva.

12 - Chuva de vidro

Em um dos planetas extra-solares descobertos nos últimos anos, que está a aproximadamente 63 anos-luz da Terra, sua cor dominante é azul, mas ele fica tão perto de sua estrela e o calor é tão intenso que chove vidro derretido. Esse planeta foi batizado de HD 189733b.

Então pessoal, o que acharam dessa matéria? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+