icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


12 símbolos que você nunca soube que tinham um significado completamente diferente

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      24/11/17 às 18h33
capa do post 12 símbolos que você nunca soube que tinham um significado completamente diferente

Os símbolos são imagens criadas para nos remeter a alguma outra coisa. A maioria são representações mais simples de algo muito mais complexo. Com o tempo o significado de alguns deles acabam se perdendo, fazendo com que a maioria só conheça o seu significado final - aquilo que ele passou a simbolizar. Mas você já se perguntou como eles surgiram? Da onde foram criadas as sua ideias e como eles ficaram da forma como os conhecemos hoje? Essa pergunta pode ser muito intrigante para algumas pessoas. Fazendo com que esses buscassem por respostas.

Desvendar esse mistério pode não ser tão fácil como a maioria imagina. Muitos se modificam tanto com o tempo que fica difícil si identificar com eles e nem sempre eles são o que parecem. Por mais que alguns pareçam não carregar nenhum significado escondido, acredite, todos surgiram a partir de algo e o seu resultado pode ser surpreendente. A representação através de uma imagem, ou simbolo, existe desde que a espécie humana foi relatada. Outra prova da importância dos símbolos é o hieróglifos, escrita feita através de desenhos.

O significado desses símbolos com certeza vai te surpreender.

1 - Naipes das cartas

As cartas de baralho foram para a Europa vindas da China. Existem 4 tipos diferentes de símbolos nas cartas e cada um carrega um significado. De acordo com alguns, cada um dos ícones, além de representar algo individualmente, representam juntos as divisões de classes. A espadilha, ou espadas, é exatamente o que seu nome diz (uma espada) e pode ser também a representação dos militares. Paus representa as "staffs", cajados, e são os nobres da classe. O ouro, ou diamante, assim como a espadilha, tem o significado claro e representa a moeda ou os comerciantes. O copas se refere ao latim "cuppa" e pode significar taça ou cálice, sendo o clero do baralho. Paus representa as "staffs", cajados, e são os nobres da classe.

2 - Crânio com ossos

Por mais que muitos relacionem o crânio com a morte o seu significado é bem diferente. Por não se decomporem quando uma pessoa morre os ossos passaram a representar a vida eterna. Estando presente em cemitérios, ícones e pinturas pela Europa. O símbolo foi popularizado por Robert Louis Stevenson, autor de Treasure Island e, apesar de ser frequentemente associados aos piratas, sua origem é de bem antes. Sendo apropriado de outras formas no decorrer do tempo.

3 - Triquetra

O símbolo pode ser associado a serie de televisão Jovens Bruxas mas na verdade esse símbolo é real e muito antigo. Seu nome é Triquetra e já foi usado para marcar a posição do Sol (nascer e o por do sol), além das fases lunares e o ciclo da natureza. Ele era popular na Idade do Bronze, na Europa, e quem mais os usava eram os celtas e os escandinavos. A imagem aparece em vários lugares e até já foi esculpida na pedra.

4 - Play, pause e gravar

Existem duas versões para a criação desses sinais. Uma dela diz que foi o artista Wassily Kandinsky que os criou. Por outro lado, uma outra versão diz que foi Rain Wersem, o criador de um dos primeiros cassetes, a desenvolvê-lo. A lógica por trás deles pode parecer bem simples. O quadrado é a forma estável e por isso representa continuidade, no caso o gravar. Geralmente sua cor é vermelha para que ninguém o pressione por acidente. O triângulo representa o movimento, por isso é colocado como o iniciador de uma atividade. Enquanto o pause tem um significado um pouco mais elaborado. Ele surgiu a partir do sinal musical "caesura", usado na divisão das frases musicais.

5 - Ichthus

O símbolo é simples e minimalista, na maioria das vezes aparece apenas com dois arcos se encontrando de um lado e cruzando do outro. De forma que pareça um peixe. Ele é um ícone antigo que representa Cristo. Quando aparece com uma escrita dentro essa é ????? e são as iniciais de Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador (?????? ??????? ??o? ???? ?????). As suas iniciais juntas significam peixe em grego, o que justifica o desenho.

No período do ostracismo os cristãos não podiam escrever o nome de Jesus livremente. O simbolo e o nome Ichthus foram criados para representa-lo durante esse período.

6 - Cruz Vermelha

A bandeira da Suíça se parece muito com o símbolo do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), e não é por acaso. A ideia desenvolvida para o comitê partiu da Suíça e tinha como objetivo criar uma organização que ajudasse os doentes e feridos sem cobrar nada. Como o símbolo acabava remetendo ao cristianismo alguns países não o aderiram, modificando-o.

Países muçulmanos criaram o Crescente Vermelho, enquanto Israel desenvolveu o Cristal Vermelho.

7 - Pólo de barbeiro

O objeto era encontrado na porta de todas as barbearias de antigamente e era bem fácil de se reconhecer. Hoje em dia alguns lugares com conceitos mais "vintage" podem ser encontrados com essas peças tão simbólicas. Ele era muito utilizado em países como a Europa, América e alguns países asiáticos. Com fitas de cor vermelha, branca e azul. Suas cores foram escolhidas por motivos simples. Antigamente os barbeiros também tratavam de questões médicas simples e faziam a remoção de dentes, além de tratamentos como o de sangria (bloodletting), daí a cor vermelha. Já o branco representava as bandagens. Enquanto o azul foi adicionado apenas mais tarde.

8 - Estrela da vida

Em alguns países como os Estados Unidos a estrela azul e usada como símbolo para a ajuda médica urgente. A estrela tem 6 lados e cada um deles representaria uma das funções do médico de urgência. São essas; Detecção, denúncia, resposta, cuidados na cena, cuidados no trânsito e encaminhamento para cuidados graves. Em seu centro está o Rod of Asclepius, representando o antigo deus grego da medicina.

9 - Abobora iluminada

Chamada de Jack-o'-lantern em inglês. Esse símbolo tão conhecido foi criado a partir de uma lenda irlandesa. Conta-se que um ferreiro chamado Jack teria feito um acordo com o diabo. Depois disso, quando morreu, sua alma teria sido negada tanto no paraíso quanto no inferno. Fazendo com que ele vagasse pelo mundo, usando uma lanterna para se guiar, feita de nabo.

Mais tarde uma tradição celta fez com que as pessoas colocassem lanternas em suas janelas para ajudar a guiar as almas perdidas. Levando-as ao purgatório. Depois disso começaram a fazer nabos iluminados, se embasando na história. Só muito depois os nabos foram substituídos pelas aboboras.

10 - Anéis olímpicos

Muitos espalham por aí que os 5 anéis representariam os 5 continentes. O amarelo é a Ásia, o vermelho é a America, o preto é a África, o azul é a Austrália e o verde é a Europa. Porem, de acordo com uma outra teoria, a ideia de Pierre de Coubertin, ao criá-los era fazer com que a bandeira de todos os países pudessem ser feitas a partir das cores dos arcos. Com o acréscimo da cor branca de fundo.

11 - Hamsá

Por mais que seja um amuleto das culturas judaicas e árabes você provavelmente já viu esse símbolo por aí. A Hasma, ou Mão de Fátima, também apareceu mais tarde no cristianismo. O símbolo se assemelha com a palm-shaped mano pantera amulet, um amuleto encontrado na Roma antiga e no Egito. Atualmente simboliza a bênção.

12 - Cruz de São Pedro

Apesar deste ser um símbolo frequentemente associado ao anti-cristo, esse não é o seu único significado. Para algumas pessoas ele pode representar algo bem diferente. De acordo com a história o apóstolo Pedro seria crucificado junto com Jesus, da mesma forma, mas pediu para ser colocado de cabeça para baixo porque não merecia morrer da mesma forma que Jesus. Por esse motivo alguns associam a Cruz invertida como um símbolo de humildade. Podendo ser encontrado em catedrais pelo mundo.

Já sabia o significado de algum deles? Comenta aí qual você achou mais interessante!


Próxima Matéria
Via   Bright Side  
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest