• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 usos que você, provavelmente, não conhecia para a vaselina

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      09/01/17 às 18h58

Aquele produto pastoso que conhecemos como vaselina também pode ser chamado de gelatina de petróleo. Se trata de uma parafina líquida, é oleaginosa, incolor e inodoro quando frio, mas quando aquecido tem um leve cheiro de petróleo. É insolúvel em água e álcool.

Ao que a história indica, a primeira vez que a vaselina foi mencionada está relacionada com Robert Chesebrough, o inventor da geleia de petróleo, por volta de 1872, nos Estados Unidos. A  palavra vaselina vem da palavra alemã Wasser (água) e do grego ?????? [elaion] (óleo). Quando Chesebrough visitou os campos petrolíferos de Titusville (Pensilvânia-EUA) em 1859, descobriu que os trabalhadores usavam um resíduo chamado rod wax, para curar ferimentos, cortes e queimaduras.

Encantado com tal resíduo, Chesebrough levou para sua casa um pouco da rod wax e, a partir dela, extraiu a geleia de petróleo. Então, começou a fabricar o produto que nomeou Vaseline. Com esse nome, a Chesebrough Manufacturing Company comercializou o produto até 1987, quando foi comprada pela Unilever.

E, foi pensando nos mais diversos usos da vaselina que nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com 12 usos que você, provavelmente, não conhecia para a vaselina. Confira:

1 - Tatuagens e Piercings

01

Se você acabou de fazer uma tatuagem ou colocar um piercing, usar vaselina nos locais vai ajudar a proteger os machucados, ajudando a sararem mais rápido. Além disso, fará com que as cores da tatuagem durem mais tempo.

2 - Caspa

02

Passar vaselina no couro cabeludo antes de lavar com seu shampoo convencional irá ajudar a ter menos ressecamento e coceira.

3 - Brilho

03

Além de proteger seu couro cabeludo, a vaselina quando (pouco!) aplicada ao longo dos fios ajuda a dar brilho. Só não pode passar muito, se não o cabelo ficará gorduroso.

4 - Pintar as unhas como profissional

04

Algumas pessoas não tem tanta prática em pintar as unhas, principalmente na hora de limpar os cantinhos. Por isso, passar vaselina ao redor da unha e depois pintá-las, será muito mais fácil remover os excessos.

5 - Para se maquiar

05

Usar vaselina com a maquiagem, na sombra por exemplo, fará com que ela dure mais tempo. Você pode tanto passar a vaselina nas pálpebras antes de aplicar a maquiagem como misturar a sombra com a vaselina e depois aplicar. Além disso, você também pode misturar a vaselina com o batom, ficando com o mesmo tom mas deixando ele mais cremoso.

6 - Demaquilante

06

E para tirar a maquiagem também! Se seus demaquilantes acabaram ou se você não quer gastar com produtos caros, usar vaselina para retirar a maquiagem é uma ótima opção, além de deixar seu rosto hidratado.

7 - Sobrancelhas e cílios

07

Para que suas sobrancelhas fiquem quietinhas, você pode passar um pouquinho de vaselina, mas não muito, caso contrário ficará visível. Nos cílios, antes de dormir passe um pouquinho (bem pouquinho), no outro dia eles estarão mais "radiantes". Cuidado para não deixar cair vaselina dentro dos olhos.

8 - Evitar manchas

Hair Colour Application

Se você tem o costume de pintar os cabelos em casa, com certeza já conhece esse truque. Usar vaselina no pescoço, ao redor do couro cabeludo fará com que, ao tingir os cabelos, essas áreas não fiquem manchadas. Depois é só tirar a vaselina com um papel ou lavar a área.

9 - Esfoliante

09

Com vaselina e sal grosso (ou açúcar mascavo) você pode criar o seu próprio creme esfoliante. Utilize-os no rosto ou nos pés uma vez por semana, tanto para fazer uma limpeza profunda na pele quanto para amolecer (no caso dos pés). Você também pode fazer um esfoliante para os lábios, como na imagem acima.

10 - Aumentar a duração do perfume

10

Sabe aquele perfume que você tanto gosta mas ele dura muito pouco tempo na sua pele? Pois é, para que ele dure, pelo menos, um pouco mais, passe um pouco de vaselina nos locais onde irá aplicar o perfume.

11 - Evitar atrito

11

Você sabe o quanto usar sapatos de salto, ou sapatinhas, podem machucar os pés. Principalmente no calcanhar. Para que você possa usar "aquele" sapato, passe um pouco de vaselina nos locais de atrito. Assim evitará dores e queimaduras.

12 - Hidratante

12

A vaselina é excelente para hidratar os lábios, bem como as mãos. Principalmente porque seu efeito é prolongado. Além disso, também é muito útil depois de se barbear, para não deixar a pele irritada.

Então pessoal, vocês já conheciam esses usos para a vaselina? Quais outros vocês conhecem? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+