• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


13 coisas assustadoras que você não sabia sobre a Yakuza

POR André Quincas    EM Curiosidades      27/01/16 às 19h04

Você já ouviu falar sobre as polícias secretas norte-americana, russa e japonesa entre outras. Já reparou que pra cada polícia secreta ou força do governo, tem uma máfia. É quase uma regra. Hoje te apresentaremos 13 fatos sobre a máfia que é a mais popular e poderosa do mundo e você vai entender o peso do nome Yakuza.

Eles são organizados, seus interesses e atuações são múltiplos e eles têm nas mãos informações sobre toda a sociedade japonesa. Dos oficiais de alto escalão do governo a civis comuns. Os japoneses de certa forma até admiram a atuação da Yakuza, pois eles se preocupam em equilibrar seus interesses alheios à lei com a forma como a sociedade os enxerga.

Conheça mais sobre a controversa e poderosa máfia japonesa através destes 13 fatos:

1- Maior organização

b1

A despeito de ser uma organização criminosa, a Yakusa tem mais de 100 mil "empregados" efetivos e mantém relações com bases sindicais. O que faz dela a maior organização criminosa do mundo.

2- São leais

rr

A estrutura de poder da organização é uma piramidal típica, com a "cabeça" no alto escalão, que define as atribuições de seus colaboradores leais. Os colaboradores seguem bases de obediência fiéis à tradição japonesa. A lealdade é algo inabalável.

3- Supremacia

b2

Após a Segunda Guerra Mundial, a adesão de criminosos à Yakusa era de 184 mil. Número que representa o equivalente a metade da força policial japonesa, que em 2010 tinha mais de 291 mil membros.

4- Punição

 

19145750332445

Os traidores são punidos com violência física. Caso não completem uma missão ou entreguem informações, os agentes perdem uma parte do dedo mindinho, isso a depender das considerações de seu superior imediato, que pode determinar uma punição mais pesada de acordo com a falta cometida pelo agente.

5- Tatuagens

af4de33a0355a25cd401120f3c84473f_yakuza

Muitos membros têm tatuagens feitas com uma técnica centenária chamada "irezumi". O método consiste em incorporar a tinta na pele com um pedaço afiado de aço. Isso tem sido descrito como um rito de passagem para os novos egressos da organização.

6- Tráfico de mulheres

ll

Eles estão envolvidos com o tráfico de mulheres. Muitas meninas são aliciadas com a promessa de trabalhar em bares e, quando chegam no Japão, têm seus passaportes confiscados e são obrigadas a trabalharem como prostitutas em vários clubes. A única opção para terem seus passaportes de volta é trabalhar na indústria do sexo.

7- O poder do dinheiro

ff

Tadamasu Goto, um chefe de alta patente na Yakusa, recebeu um transplante de fígado na Universidade da Califórnia. Ele saltou para o topo da lista de espera por órgãos depois de supostamente doar 1 milhão de dólares à instituição.

8- Atuação diversificada

3726416182747

Motivados pela gestão do tráfico de mulheres, a Yakusa desenvolve um grande papel na indústria pornográfica e contrabando de armas de fogo.

9- Chantagem e extorsão

fff

Como toda boa máfia, eles são adeptos de chantagem e extorsão. Para esses trabalhos, eles têm um grupo específico chamado "sokaiya". Os sokaiya reúnem informações sobre toda a sociedade japonesa - principalmente sobre os oficiais do governo - e usam para conseguirem o que quiserem.

10- Não atuam só no Japão

ffff

A maior parte das atividades da Yakusa relatadas fora do Japão, aconteceram no Havaí. Mas eles têm sido mencionados na Califórnia, Nevada e Nova York.

11- Honra

fffff

A Yakuza vê a morte violenta e trágica como uma saída honrosa para não entregarem seus planos. Eles também incentivam os pobres a roubarem os ricos e essas ideias romantizadas os colocam em uma boa posição perante a opinião pública.

12- Papel Social

1394361941206.cached

A Yakuza respondeu mais rápido à catástrofe do tsunami do que o próprio governo japonês. Eles enviaram comida, água, cobertores e artigos de higiene pessoal para os centros de evacuação que recebiam e abrigavam as vítimas no nordeste do Japão.

13- Política

bbb

Os japoneses relacionam a Yakuza aos partidos nacionalistas de extrema direita. Isso dá a impressão de que a máfia se interessa e tenta interferir na política e isso é ruim tanto para os criminosos quanto para os políticos.

Qual outro fato sobre a máfia japonesa você conhece e adicionaria a essa lista?

Próxima Matéria
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+