• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


13 imagens chocantes mostram como a China sofre com a superpopulação

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      24/04/19 às 14h55

Em dados divulgados em 2017, estima-se que a população mundial chegou a 7,6 bilhões de pessoas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem no mundo um total de 193 países. Agora imagina um único país que abriga um total de 19% de toda a população do mundo? Esse lugar é a China. Seus mais de 1,3 bilhão de habitantes fazem da China o país mais povoado do mundo.

Essa superlotação do país asiático é o resultado de diversos fatores. A qualidade de vida dos chineses teve consideráveis melhoras nos últimos anos, aumentando a expectativa de vida da população. Enquanto a taxa de mortalidade no país também é uma das menores do mundo. Tudo isso contribuiu para o país ser o mais povoado do mundo.

Com essa quantidade de habitantes naturalmente o governo começou a questionar a capacidade de anteder as necessidades de todos os chineses. Olhando para o futuro, é de se esperar mais 200 milhões de pessoas a mais nesse número até 2033.

Atualmente, o país já enfrenta algumas complicações devido ao número de habitantes, com o aumento da população, novos desafios serão impostos. Segundo relatório do governo chinês, toda a economia do país será afetada, desde a educação, o mercado de trabalho, até os sistemas previdenciários.

E esse problema não é de agora. Na década de 1970, a população da China alcançou quase o bilhão e foi quando o tema se tornou uma preocupação para as autoridades. Foi nesse período em que se instaurou uma política de planejamento familiar com controle da natalidade.

Foi implantando então a "política do filho único", com a qual as famílias eram limitadas a ter apenas um único descendente. Ou seja, a população da China só não é maior devido a esse controverso controle de natalidade.

No entanto, havia algumas exceções, como algumas minorias étnicas ou habitantes de regiões rurais que ficaram isentos da norma. Até que, em 2013, houve uma mudança que permitiu ter um segundo filho àqueles casais em que uma das partes fosse filho único.

Acontece que, ao mesmo tempo que a implantação da política do filho único alcançou uma melhora nos indicadores sociais e conseguiu conter o crescimento desenfreado da população, ela também trouxe alguns problemas. Enquanto a medida evitou que a população chinesa chegasse ao 1,7 bilhão, ela resultou ainda no envelhecimento populacional e diminuição da população ativa do país.

Estimativas divulgadas pela ONU sugerem que, até o ano de 2050, haverá na China cerca de 440 milhões de pessoas acima de 60 anos. Essa realidade pode ter um efeito negativo no crescimento econômico do país.

Fora os dados, é possível ver o que significa na realidade esse número de pessoas. Essa série de fotografias mostra como é o dia a dia dos chineses em meio aos grandes centros. As imagens são tão chocantes, que em algumas fotos a quantidade de pessoas é transformada em um mar humano infinito. Confira!

Superpopulação chinesa

#1 

#2

#3

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

 

E você, o que achou dessas imagens? Conseguiria viver em um lugar tão lotado assim? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Awebic     Granma  
Imagens Awebic
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+