• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


13 palavras estrangeiras que precisam urgentemente de um equivalente em português

POR PH Mota    EM Entretenimento      26/04/17 às 15h12

A língua portuguesa possui um vocabulário muito rico e vasto. Nós sabemos que várias palavras que fazem parte de nossa vida não possuem traduções em outras, como as clássicas saudade e cafuné, por exemplo.

Da mesma forma, existem vários termos e expressões em outras línguas que não possuem traduções claras e diretas como grande parte dos substantivos. Nesses casos, é preciso uma longa explicação para a tradução de um termo que para uns é simples, mas para outros só pode ser descrito com uma longa frase.

Aqui estão alguns termos internacionais que precisam agora mesmo de uma tradução em nossa língua para enriquecer nosso vocabulário.

1 - Natsukashii (????)

A palavra em japonês é utilizada como desafio para pequenas coisas que te trazem memórias felizes e repentinas de momentos emocionantes do passado. O sentimento, porém, não é necessariamente de saudade e vontade de reviver aqueles momentos, mas apenas de apreciação dos bons tempos vividos.

2 - Kairos (??????)

Kairos é uma palavra grega que significa tanto "clima" como um termo retórico para "o momento oportuno." A expressão é utilizada para descrever um momento perfeito, delicado e crucial. Aqueles momentos em que a junção do tempo e do lugar cria uma atmosfera perfeita para certas ações, palavras ou movimentos. Veja uma seleção de 17 fotografias incríveis capturadas no momento exato.

3 - Resfeber

No vocabulário dos suecos, existe uma palavra perfeita para a ansiedade e antecipação criada antes de uma viagem. A jornada de preparação no coração e na mente de um viajante é chamada de resfeber e pode até mesmo ser vista como uma espécie de "febre de viagem" que se manifesta como doença em alguns casos.

4 - Guanxi (??)

Imagine um conjunto de relações sociais construído com base em confiança mútua e um equilíbrio entre doação e recepção de favores que permite que todos os envolvidos compartilhem dos benefícios do grupo. Na China, esse tipo de amizade completa é chamada de guanxi.

5 - Orenda

Para povos nativos norte-americanos descendentes dos iroqueses, existe uma palavra própria para designar uma força mística presente em todas as pessoas. Segundo eles, essa força empodera cada ser humano e permite que eles tenham a capacidade de afetar o mundo e provocar mudanças profundas nas próprias vidas ou das pessoas ao redor.

6 - Sophrosyne (?????????)

Em alguns momentos da vida nós travamos batalhas para tentar chegar num estado de plenitude, aceitação, compreensão e felicidade verdadeira. O objetivo final para essa conquista pode ser diferente para cada pessoa, mas independente disso, os gregos conseguiram resumir tudo em uma só palavra. Sophrosyne diz respeito a um estado saudável da mente caracterizado por auto-controle, moderação e profundo auto-conhecimento, resultando em felicidade.

7 - Nazlanmak

Certas relações são capazes de criar comportamentos vem confusos em nossas mentes. Às vezes, fingimos resistência ou indiferença em alguns momentos quando na verdade sentimos raiva, tristeza ou ansiedade, dizendo não quando queremos dizer sim, e mascarando sentimentos. Para os turcos, isso se chama nazlanmak.

8 - Lítost

Em checo, lítost mistura resume uma mistura de sensações como tristeza e arrependimento. Um estado de agonia e tormenta que pode ser criado durante momentos de ansiedade, depressão, tristeza repentina ou motivada por alguma decisão pessoal ou externa.

9 - Redamancy

Com origem no latim, redamancy é uma palavra em inglês para descrever um sentimento nobre e puro: o de amar de volta alguém que te ama com a mesma intensidade. Pode ser difícil encontrar esse tipo de equilíbrio na vida, mas quando ele vem, sabia que tem nome (ao menos em inglês).

10 - Ikigai (????)

O termo japonês significa "uma razão para existir." Em sua formação, é composto pelo termo iki, que significa vida, e kai, que significa efeito, resultado, etc. Ao encontrar algo que você ama, te paga bem, você faz com maestria e faz diferença no mundo, você terá alcançado o ikigai, unindo paixão, missão, profissão e vocação.

11 - Verstehen

A palavra alemã quer dizer uma compreensão realmente profunda. O termo resume o conceito de se colocar no lugar de outras pessoas para conseguir ver situações sob outras perspectivas e entender melhor todos os pontos de vista envolvidos.

12 - Engentado

No México, a população tem um termo próprio para resumir aqueles momentos em que tudo o que você quer é ficar completamente isolado das outras pessoas. Se você está com um forte desejo de ficar sozinho, longe de tudo e de todos, isso tem um nome: engentado.

13 - Kuidaore (????)

Você recebe o seu salário, a sua mesada, os seus rendimentos ou qualquer outra coisa que coloque dinheiro em suas mãos para conseguir passar um mês. Quando você menos espera, todo o dinheiro já foi embora, gastado somente em comidas e bebidas. No Japão, o ato de não cuidar de sua vida financeira por investir demais em alimentação se chama kuidaore.

Gostou da seleção de palavras? Qual delas foi a sua favorita? Conte para a gente nos comentários!

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+