icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


13 tipos de feiticeiros incríveis que realmente existem ao redor do mundo

POR Mateus Graff EM Mundo Afora 23/10/17 às 14h44

capa do post 13 tipos de feiticeiros incríveis que realmente existem ao redor do mundo

Um feiticeiro é uma pessoa comum que pratica feitiços, isso é óbvio. Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de ritual pois não é necessário nenhum tipo de poder espiritual ou ligações com entidades e pessoas do outro lado. Bom, várias culturas tem seus feiticeiros ou xamãs. Na sociedade Kamaiurá (Alto do Xingu), por exemplo, eles possuem os pajés que fazem os rituais da sua cultura, e isso nós podemos ver em várias lugares, como os xamãs maias.

No resto do planeta, outras sociedades também tem a figura do feiticeiro presente. O quanto você sabe sobre esses praticantes de feitiços que estão espalhados pelo mundo? Nós fizemos uma seleção de imagens e informações sobre feiticeiros espalhados pelo mundo, de várias culturas que talvez vocês nunca tenham ouvido falar, confiram:

1 - Feiticeiro da Costa do Marfim

Esse feiticeiro participa do Carnaval Popo, na Costa do Marfim, realizado em Bonoua. O festival tem competições culinárias, desfiles e muita dança. Ah, os nativos também fazem recreações das brutalidades que os marfinenses sofriam sob o domínio colonial francês.

2 - Xamã do povo Yi

Esse xamã está vestido com o tradicional traje Yi, no Festival Torch, em Xichang, província chinesa de Sichuan. Por causa da rápida urbanização em áreas rurais chinesas, o traje tradicional está desaparecendo do cotidiano povo Yi.

O mesmo xamã do item anterior. No Festival Torch, ele aparece segurando uma pá extremamente quente com a boca.

3 - Xamã indígena Ashaninka

Um xamã indígena Ashaninka usa uma pele de onça durante uma cerimônia para que o Brasil tivesse sorte nos Jogos Olímpicos de 2016. Essa foto foi tirada do lado de fora do estádio do Maracanã e ao lado de um prédio abandonado que era o Museu Indígena.

4 - Indonésia

Um xamã da Indonésia cuspindo sangue depois de, ritualmente, morder um frango durante o Festival Cap Go Meh. O evento encerra as celebrações do Ano Novo Chinês, em Jacarta.

5 - Feiticeiro da África do Sul

Esse feiticeiro fez orações do lado de fora do Hospital Mediclinic Heart, onde Nelson Mandela estava sendo tratado por infecção pulmonar no dia 2 de julho de 2013, em Pretoria, África do Sul.

6 - Figurinos em Paris

Máscaras e figurinos de xamãs sendo exibidos em uma exposição no Museu Quai Branly, em Paris.

7 - Xamã Shortsy

Esse é um xamã da nação Shortsy, tocando tambores para comemorar o Ano Novo. O Ano novo deles coincide com o equinócio vernal, na região de Kemerovo, na Rússia.

8 - Xamã maia

Um xamã participa de uma cerimônia maia na cidade da Guatemala. O ritual comemora o aniversário do acordo de paz que acabo com a guerra civil da Guatemala, entre 1960 e 1996.

9 - Um sangoma branco raro

Luke Van Vuuren bebendo sangue de uma cabra na África do Sul. O ritual é feito para pedir aos espíritos dos antepassados tribais que abençoem um projeto de água nas proximidades. O feiticeiro atua como um médico tradicional. Ele trata problemas físicos, psicológicos, e até como um canal para os antepassados na religião tradicional.

10 - Xamã equatoriano

Tzaramenda Naychapi, um xamã equatoriano realizando um ritual de cura tradicional em Londres. Seu objetivo era livrar o reino Unido de seus espíritos malignos.

11 - Xamã peruano

Um xamã usa um feto de ovelha durante um ritual de previsões para as finais da Copa do Mundo de 2010, em Lima, Peru.

12 - Curandeiro em Togo

Esse curandeiro tradicional está em seu estande em um mercado de Limé, Togo. Lá, os curandeiros usam chifres, crânios, penas e estatuetas enquanto colocam a mão na cabeça dos pacientes e recita alguns "encantamentos" para tratar doenças. Eles tratam malária, febre tifoide, asma, tuberculose e até disfunção erétil.

13 - Xamã brasileiro

Um xamã brasileiro, da tribo Dessana. Ele carrega a tocha olímpica em uma reserva em Manias. A foto foi tirada no dia 20 de junho de 2016.

E aí, gostaram das fotos desses "feiticeiros"? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui em baixo!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest