icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


15 coisas que parecem simples mas a ciência não sabe responder ainda

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 11/10/16 às 15h10

capa do post 15 coisas que parecem simples mas a ciência não sabe responder ainda

Se alguém já disse para você que sabe de tudo, essa pessoa te contou uma das maiores mentiras desse mundo. Nem mesmo o nosso próprio corpo tem explicações para algumas coisas, então porque diabos uma pessoa poderia saber de tudo? Realmente o mundo em que vivemos está cheio de dúvidas e explicações, principalmente das coisas que todos nós julgamos serem simples, mas ninguém nunca conseguiu explicar. Falando nisso, já leu nossa matéria com os 5 fenômenos que a ciência não consegue explicar em pelo século XXI?

Pensando nisso, nós fizemos uma pesquisa sobre as coisas mais simples do nosso dia-a-dia que a ciência ainda não conseguiu explicar, por exemplo, vocês já pararam para pensa por que os humanos tem pelos pubianos? E por que os seios femininos excitam as pessoas? Essas e outras duvidas vocês pode conferir nessa matéria com as 15 coisas que parecem simples mas a ciência não sabe responder ainda:

1 - Por que os seios excitam as pessoas?

Será que os animais ficam excitados quando se deparam com os seios das fêmeas? A resposta é não! Bom, as mulheres são as únicas fêmeas que possuem seios permanentes aumentados, e é muito claro que os seios femininos sinalizam receptividade sexual, mas os cientistas nunca conseguiram descobrir porque isso é exclusivo dos seres humanos. A verdade é que os seios femininos vão ser sempre um tabu para sociedade, diferente dos mamilos masculinos.

2 - Por que os gatos ronronam?

Se seu gato estiver feliz, assustado, estressado ou com fome, ele vai começar a ronronar. Mas as vezes ele pode ronronar por estar machucado ou simplesmente porque ele quer se comunicar, dizer algo. Já foram criadas algumas teorias para explicar esse hábito dos gatos, mas nenhuma foi realmente comprovada.

3 - Por que a maioria das espécies se reproduzem sexualmente?

O senso comum diz que a reprodução assexuada é muito mais eficaz e menos arriscada, porém são raras as espécies que são assexuadas. Mas afinal, qual a vantagem do sexo em relação a outros métodos de reprodução? Ter relações sexuais realmente é muito bom, mas os especialistas ainda não sabem explicar as vantagens.

4 - Por que soluçamos?

Porque ficamos com aquele soluço maldito que nos incomoda tanto? Os especialistas até tem algumas explicações, como a teoria de que soluços são um resquício evolucionário no nosso código genético passado por ancestrais anfíbios, mas isso nunca foi confirmado.

5 - Por que ficamos vermelhos quando estamos com vergonha?

E quem nunca passou uma vergonha tão grande que ficou com o rosto todo vermelho igual a um pimentão? Uma das hipóteses criada pelo psicólogo Ray Crozier é que ficar vermelho nos força a sermos mais educados. Podemos dizer que essa é uma forma universal do nosso corpo se desculpar com alguém.

6 - Por que choramos?

Os animais choram para expressar dor, já os seres humanos para expressar emoções, e essas lágrimas emocionais podem ser uma forma de mostrar as outras pessoas como sentimos e gerar empatia. O choro realmente pode fazer com que nos sintamos melhor, mas os cientistas não tem uma explicação exata para isso.

7 - Por que algumas pessoas espirram quando olham pro sol?

Esse acontecimento se chama espirro fótico, e os cientistas pensam que esse reflexo é genético, mas não sabem explicá-lo perfeitamente. O espirro na verdade é resultado de uma irritação nasal, a irritação ocular não deveria influenciar. Como olhos e nariz são conectados, pode ser que seja daí a origem do espirro fótico.

8 - Por que os tomates tem mais genes que os seres humanos?

Algumas hipóteses dizem que isso pode ter algo a ver com a sobrevivência da fruta, ou simplesmente pode ser um monte de DNA lixo.

9 - O que é o DNA lixo?

Até 98% pode ser chamado de "lixo" pelo fato de não ter nenhuma função, e isso deixa muitos cientistas por aí intrigados.

10 - Por que as vezes acordamos com espasmos musculares?

Aquela maldita sensação de você acordar com uma contração muscular e acordar de repente, como se você estivesse caindo. Existe uma teoria que diz que esse fenômeno pode ser um reflexo mal interpretado de relaxamento muscular, mas nada foi provado.

11 - Por que os sabores são diferentes para as pessoas?

Porque nossos gostos para comidas são diferentes? Os fatores que podem explicar isso incluem genética, fundo cultural, experiências e até a textura da comida.

12 - Por que algumas pessoas são canhotas?

Cerca de 10% da população é canhota, mas será que isso poderiam ser uma mutação que se originou para dar uma vantagem para alguém? Ou os canhotos servem para ajudarem os destros em tarefas colaborativas? Ninguém sabe explicar!

13 - Por que nos beijamos?

E quem não gosta de beijar na boca? Esse talvez possa ser um hábito herdado por ancestrais que comiam da boca de suas mães ou simplesmente uma forma de ficarmos mais próximos de um parceiro em potencial para detectar se ele é adequado para gerar uma prole saudável.

14 - Por que as mulheres menstruam?

Os humanos são uns dos poucos mamíferos que tem um ciclo menstrual, e os pesquisadores não tem certeza do motivo que evoluímos a menstruação. Seria para remover toxinas indesejadas no nosso corpo ou para nos proteger de patógenos em espermatozoides? Poderia também ser um mecanismo evolutivo para proteger a mãe de fetos agressivos ou embriões ruins, mas a verdade ninguém sabe ainda.

15 - Por que temos pelos pubianos?

Nos outros grandes símios, o pelo da região íntima é menos volumoso e mais fino. Nos humanos acontece exatamente ao contrário, temos mais pelos lá do que nos resto do corpo, esse pode ser explicado pela maturidade sexual, aumento do cheiro de feromônios ou para proteger nossos órgãos sexuais de infecções, e mais uma vez, nenhuma dessas teorias nunca foi confirmada.

E aí amigos, sabem de mais alguma coisa simples que a ciência ainda não pode explicar? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest