• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 curiosidades sobre Poseidon, o deus dos mares

POR Jesus Galvão    EM Entretenimento      19/12/18 às 16h34

No panteão grego, Poseidon é o nome dado ao deus dos mares e oceanos. Mas, engana-se quem acredita que seus domínios ficaram somente nas águas salgadas. Ele também foi relacionado com os terremotos, as tempestades e com os cavalos. Por vezes, ele foi também chamado de deus da fertilidade.

Poseidon é conhecido por seu temperamento, e assim como os mares, é instável e até mesmo violento. Ele até mesmo já foi considerado um deus vingativo. O deus dos mares vivia nas profundezas dos oceano. Poseidon, junto de Zeus e Hades, seus irmãos, são os três governantes do mundo, segundo a mitologia grega. Hoje, trouxemos alguns fatos  sobre Poseidon, o deus dos mares, que vocês provavelmente não conheciam. Confira!

Fatos incríveis sobre Poseidon

1 -  Poseidon é considerado o deus do mar e é considerado um dos mais violentos e mal humorados do Olimpo.

2 - O deus era filho de Cronos e Reia, e como aconteceu com Hades, Héstia e Hera, Poseidon também foi engolido por seu pai. Em algumas versões da história, o deus do mar foi salvo por sua mãe, que o teria escondido em meio a um rebanho de ovelhas. Reia teria fingido darà luz a um cordeiro que foi comido por Cronos.

3 - Após as derrotas dos Titãs, os espólios de guerra foram divididos entre os três deuses, Zeus que controladoria os céus, Hades, o submundo e Poseidon, o mar.

4 - Ele se casou com Anfitrite, que era uma nereida, uma ninfa do mar. Juntos, eles tiveram um filho, Tritão, que era metade humano e metade peixe.

5 - Poseidon também é o pai biológico de Pélias, Polifemo, "rion, Belo, Agenor, entre outros.

6 - O equivalente de Poseidon no panteão romano é o deus Netuno.

7 - Antes de Apolo, segundo Pausânias, Poseidon era o vigilante do oráculo em Delfos.

8 - As muralhas de Troia teriam sido construídas por Poseidon e Apolo como uma penitência por terem ofendido Zeus com seus atos de rebeldia no esquema de Hera. Eles perderam temporariamente seus poderes, os quais seriam restabelecidos quando completassem a tarefa.

9 - Zeus não teria cumprido com sua promessa e por vingança Poseidon teria enviado um monstro marinho para atacar Troia. Tal monstro foi morto por Héracles.

10 - Em muitas cidades na Grécia, Poseidon é o principal deus da polis.

11 - Quando em ira, Poseidon poderia mostrar todo seu poder destrutivo provocando terremotos, mares caóticos e agitados, destruindo navios e fazendo diversas vítimas.

12 - Afogar cavalos nas águas dos mares é uma forma de sacrifício em honra do deus dos mares.

13 - Alexandre, o Grande, teria parado próximo da costa do mar da Síria e invocou as bençãos de Poseidon antes de sua batalha em isso.

14 - Alexandre até ordenou que uma carruagem com quatro cavalos fosse lançada nas ondas do mar em homenagem a Poseidon.

15 - Em grego, o nome Poseidon significa marido e ele é considerado como um deus da fertilidade.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+