• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 fatos fascinantes sobre a Malásia

POR Toni Nascimento    EM Mundo Afora      09/10/18 às 18h53

A Malásia é um daqueles países que não sabemos quase nada sobre o que acontece lá dentro. Pouco comentado e discutido em terras tupiniquins, ele definitivamente não é um ponto turístico presente na agenda dos brasileiros. Consequentemente, dificilmente você saberá responder qualquer pergunta aleatória sobre o país. Vamos fazer um teste? Vamos começar com uma simples: em qual continente a Malásia está inserido? Apesar de termos quase certeza que você titubeou, lembre-se que o país fica no sudeste asiático. Você também deveria se lembrar de que o país é dividido em dois territórios, um continental e o outro insular.

Vamos tentar mais uma questão. Agora que você se lembrou em qual continente a Malásia está, você sabe me dizer com qual outro país ela faz fronteira? Territorialmente, a Malásia encontra apenas a Tailândia, sendo o resto do país cercado pelo mar. Que tal esquecer um pouco os roteiros turísticos comuns? Nada de Paris ou Inglaterra hoje. Muito menos os Estados Unidos, com seu parque da Disney. Veja esses 15 fatos fascinantes sobre a Malásia.

Fatos incríveis sobre a Malásia

1 - A Malásia é composta por 60% de malaios, ou seja, pessoas nascidas no país. Porém, 40% restante da população é composta por estrangeiros, em sua maioria chineses e tailandeses. Para que você tenha uma ideia, 25% da população é só de chineses.

2 - O idioma do país é malaio, mas uma grande porcentagem da população fala inglês e chinês.

3 - Kuala Lumpur, Cuala Lumpur ou Cualalampur (ou, como é abreviada, K.L.), é a capital da Malásia e a maior cidade do país.

4 - Com uma média de 8 milhões de visitantes por ano, Kuala Lumpur é a sexta cidade mais visitada no mundo. Além disso, ela é a única do país reconhecida como uma cidade mundial.

5 - A cidade, que ocupa 244 quilômetros quadrados do país, é a única com uma floresta milenar dentro dos seus limites.

6 - As duas partes do país são separadas pelo Mar do Sul da China. A parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu.

7 - As Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur. Com 452 metros, ela é o maior simbolo arquitetônico da cidade. Atualmente, elas também são as torres gêmeas mais altas do mundo.

8 - Existem três comemorações de ano novo na Malásia. O primeiro é o ano novo do calendário ocidental; o segundo, é o ano novo islâmico; e o terceiro, é o ano novo chinês.

9 - Além da religião metropolitana da Malásia ter cerca de 7 milhões de pessoas, Subang Jaya, Kuala Lumpur e Klang são as três cidades, respectivamente, mais populosas do país.

10 - A Malásia é um dos maiores (já foi o maior) produtor de estanho e borracha do mundo.

11 - A mais conhecida companhia da Malásia é a Petronas, uma empresa do ramo petrolífero e petroquímico. Ela é semelhante a Petrobras, do Brasil.

12 - A Malásia ainda é comanda por reis, através da Monarquia Parlamentarista. Com poderes legislativo e judiciário, nesse sistema politico a constituição também está no centro.

13 - Na Malásia, não se usa faca na hora de comer. Se usa apenas garfo e colher como talher.

14 - Os malaios consomem muito, diariamente, arroz, frango e pimenta. Porém, a característica mais marcante da comida no país é o gosto picante. A pimenta realmente é preferencia nacional por lá.

15 - A Malásia possui um dos mais ricos e variados ecossistemas do mundo, com 15 mil espécies de plantas, 600 de pássaros e 210 de mamíferos.

E aí, ficou com vontade de conhecer o país? Comenta aqui com a gente e compartilha essa lista nas suas redes sociais. E para você que adora pimenta, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   SEC     NS     JM  
Imagens K P CM
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+