• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 fatos perturbadores sobre o consumo que você precisa saber

POR Jesus Galvão    EM Curiosidades      23/05/19 às 18h59

Você se considera um consumidor? Bom, se você morar na Europa ou na América do Norte, você quase que certamente deve ser. Enquanto o chamado mundo desenvolvido constitui apenas uma pequena fração da população mundial, esta parcela, ainda que pouco populosa, usa a maior parte dos recursos. Porém, isso vem mudando lentamente, à medida que o mundo em desenvolvimento tem sofrido uma explosão populacional.

Atualmente, existem 1,7 bilhão de pessoas da "classe de consumidores". Metade deles pertence a países em desenvolvimento. Só para termos uma ideia, em 2000, o montante gasto por domicílios particulares no mundo todo chegou a 20 trilhões de dólares. Isso é quatro vezes maior do que o que foi gasto em 1960. Pensando nisso, hoje, listamos para vocês alguns dados alarmantes sobre o consumo humano. Confira!

Perigosa roda do consumo

1 - Devido à problemática envolvendo as questões do super consumo, economistas, políticos e governos estão começando a fomentar o uso de bens e serviços públicos como saúde e transporte.

2 - No século XX, houve um aumento na qualidade de vida, aumentando o consumo. O século XXI terá de se concentrar em continuar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas notoriamente reduzindo o consumo.

- Em 2002, 60% das pessoas nos Estados Unidos que usavam cartões de crédito tinham um saldo mensal. A média era de 12 mil dólares e a taxa de juros mensal era de 16%. O equivalente a quase 2 mil dólares em encargos financeiros anuais. Isso é mais do que a renda per capita de 40 países.

4 - 65% dos adultos norte americanos estão com sobrepeso ou obesos. E isso representa quase 300 mil mortes todos os anos, além de centenas de bilhões de dólares gastos em saúde.

5 - O aumento do consumo pode acarretar alguns problemas como endividamento e maior tempo, maior estresse e também gastos para dar suporte aos altos níveis de consumo. Além de um declínio nos indicadores de saúde, como obesidade, estresse e doenças cardíacas. Também aumentando indicativos como criminalidade e instabilidade social.

6 - Mesmo que a qualidade de vida esteja aumentando no mundo desenvolvido, os indicadores de saúde não estão acompanhando esse movimento. Por exemplo, a expectativa de vida nos EUA caiu em 2016. Isso, em grande parte, devido às doenças cardíacas.

7 - Então porque os países mais avançados estão querendo reduzir os níveis de consumo? Uma das razões mais convincentes é que, depois de um certo ponto, o consumo adicional leva a uma diminuição dos indicadores de saúde e qualidade de vida.

8 - A Terra tem cerca de 1,9 hectares de terra biologicamente produtiva por pessoa. Mas a média humana já está em 2,3 hectares.

9 - O estadunidense médio consome 9,7 hectares. Em um outro extremo, o moçambicano médio consome 0,47 hectares.

10 - Mais de 2,8 bilhões de pessoas sobrevivem com menos de 2 dólares por dia. 1 bilhão dessas pessoas sequer têm acesso à água potável.

11 - De acordo com a ONU, mais de 800 milhões de pessoas estão subnutridas.

12 - Apesar do crescimento acelerado no mundo todo, nações industriais são responsáveis pela maior parte do consumo mundial. Especialistas notaram que, se as pessoas não moderarem seu apetite pelo consumo, isso pode destruir nosso planeta.

13 - Mesmo que os Estados Unidos representem apenas 5% da população mundial, eles consomem cerca de 25% dos combustíveis fósseis do mundo.

14 - Se os níveis de consumo na Europa e na América do Norte forem replicados para a metade das 9 bilhões de pessoas que se espera estarem vivas até 2050, o impacto na qualidade do ar, abastecimento de água e na saúde serão assustadores.

15 - Países em desenvolvimento têm o maior potencial para expandir a classe de consumidores globais. Hoje em dia, essa classe representa apenas 16% da população total. Na Europa, aproximadamente 89% das pessoas pertencem à classe consumidora.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   List25  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+