A morte é um mistério e uma certeza na vida de um ser humano. Como o ditado diz, "a única certeza da vida é a morte". Mas mesmo que seja algo considerado natural, ela não deixa de mexer com os nossos sentimentos mais profundos. Apesar de ser um dado muito difícil de mensurar, a Organização Mundial de Saúde estima que 102 pessoas morram por minuto no globo. O primeiro questionamento é, existe vida após a morte? O homem se faz essa pergunta desde que criou autoconsciência, porém, sem nenhuma resposta a vista até o momento. O segundo questionamento é, se 102 pessoas morrem por minuto, como lidam as milhares que as conheciam, amavam e as viram partir? O luto é algo doloroso demais.
Tudo isso define a morte como uma experiência traumática, que nunca torna-se fácil de lidar para a nossa raça. Mas é a morte que torna a vida algo tão fascinante e único. O que poucas pessoas se perguntam - inclusive eu que vos escrevo, e você que me lê - é se elas estão extraindo o máximo que podem dessa experiência. A morte não é só sentimento e sensação, ela é algo prático que pode nos mostrar coisas interessantes sobre o corpo humano e sobre os costumes humanos. Inclusive, muitos deles são fatos assustadores. Então lide com esses 15 fatos rápidos e assustadores sobre a morte.
Segundo algumas estimativas, pessoas canhotas costumam morrer três anos mais cedo do que pessoas destras. Mas fiquem calmos canhotos, talvez você seja a exceção da regra.
Todo mundo acha a letra dos médicos bem estranha. O que quase ninguém sabe é que existem estimativas que mostram que cerca de mais de sete mil pessoas morrem anualmente devido a má caligrafia de médicos, uma vez que o farmacêutico pode entender errado o que está escrito.
A água-viva de Turritopsis Dohrnii é conhecida como a única criatura imortal do planeta Terra. O animal não morre. Provavelmente ela ainda estará aqui depois que a raça humana for extinta, se isso acontecer.
Existe uma comunidade na Índia, que ao invés de enterrar ou cremar os seus mortos, dão-lhes de alimento para os abutres.
Após quatro dias da morte, o cadáver começa a inchar igual a um balão, devido ao acúmulo de gases e líquidos no corpo.
A pele ao redor dos dedos da mão e dos pés começa a secar e se contrair após a morte, dando a impressão de que aqueles membros cresceram.
Se você acha que é só o pessoal do CSI que consegue fazer descobertas fascinantes através de coisas aparentemente banais, está enganado. Os cientistas forenses conseguem dizer quanto tempo se passou desde a morte, observando apenas as espécies de insetos no corpo.
Algumas pessoas desenvolvem algum tipo de cera no seu corpo após a morte. Isso faz com que os órgãos e o cadáver em geral fique mais preservado que o normal.
Você já ouviu falar da rigor erectus? É um tipo de ereção que já aconteceu em alguns corpos de homem após serem enforcados.
Sabe quando alguém, ou até você, diz que gostaria de morrer de velhice? Pois saiba que isso não existe. Ninguém morre de velhice, e sim, de doenças provocadas pela idade avançada.
Quando você morre, o último sentido a ir embora é a audição.
Após três dias da sua morte, as enzimas do seu sistema digestivo começam a se alimentar do seu próprio corpo.
Um corpo se decompõe quatro vezes mais rápido na água do que na terra.
Uma cabeça humana permanece consciente até 20 segundos após uma decapitação.
E aí, o que você achou dessa lista? Gosta desse tema soturno? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que não gosta muito de falar sobre a morte, aquele abraço.
|
|
Instagram