• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 fotos da Segunda Guerra Mundial que você nunca encontrou nos livros de história

POR Karen Batista    EM História      23/02/17 às 19h09

Todo mundo já sabe, que infelizmente o nosso mundo enfrentou duas grandes guerras mundiais. Todos nós somos doutrinados e temos que estudar durante a nossa vida acadêmica, sobre ambos os momentos.

Aqui na Fatos por exemplo, nós já falamos sobre estes dois assuntos, como você pode conferir nas matérias: " 10 armas que ajudaram a ganhar a 2° Guerra Mundial, 13 fotos que mostram a realidade nos campos de concentração no final da Segunda Guerra Mundial, 17 imagens raras que mostram como eram as frentes de batalha da Primeira Guerra Mundial, e por fim, as 8 recentes descobertas incríveis da Segunda Guerra Mundial.

Hoje por outro lado, o assunto é outro, e nós iremos mostrar as 15 fotos, desse trágico período que ocorreu de 1 de setembro de 1939 a 2 de setembro de 1945, e que livro de história nenhum antes te mostrou. Confira!

1- Prisioneiros como alvos

Você até podia não imaginar, mas antes mesmo do início da Segunda Guerra Mundial, vária leis internacionais que proibiam os maus-tratos a prisioneiros de guerra já existiam.

Mesmo assim, durante a guerra, praticamente todos os países quebraram essas regras. E é um fato bastante conhecido pelos historiadores a informação de que os Japoneses, formaram o exército mais cruel para com os seus prisioneiros. Na foto acima, prisioneiros Sikh, eram enfileirados segundos antes de terem suas vidas precocemente tiradas.

2- Um pouco de humanidade

Mesmo dentro de um cenário tão carregado quanto o da guerra, existem relados de humanidade e compaixão para com algumas vítimas. Na imagem acima, um soltados dos Estados Unidos, leva uma criança para um local de segurança, onde pudesse receber cuidados e consequentemente ter uma segunda chance.

3- Dia D

A foto acima, é uma rara imagem, do dia considerado o mais sangrento de toda a guerra. O "Dia D", como foi conhecido, ocorreu quando os Aliados, invadiram a Normandia em 6 de junho de 1944. Nesse dia muitos soldados nem se quer chegaram a desembargar nas praias, e um total de 209.000 vítimas foram feitas.

4- Saída mais "fácil"

Obviamente o maior número de vítimas da Segunda Guerra Mundial foram feitas em campos de batalha ou em campos concentração.

Porém, conforme a guerra foi se estreitando, e a vitória dos Aliados se tornou cada vez mais evidente, muitos administradores alemães acabaram tirando a sua própria vida, para evitar a todo custo, sofrerem nas mãos inimigas. Na imagem acima, o administrador alemão Ernest Lisso e pessoas próximas a ele, logo após cometerem suicídio.

5- Guadalcanal

A imagem acima foi tirada durante a lendária batalha de Guadalcanal, que também ficou conhecida como "Operação Torre de Vigia". Essa batalha foi a primeira grande ofensiva dos Aliados contra o exército japonês.

6- Medo Constante

Como os bombardeios nas regiões que estavam envolvidas com a guerra, era absolutamente constantes. As poucas pessoas que tiveram a sorte de não se envolverem diretamente com a guerra, conviviam mesmo assim com o constante medo da morte.

Na imagem acima, estudantes britânicos, tentam inocentemente se proteger de um bombardeio que ocorria na região.

7- Procura por abrigo

Do mesmo modo como os alunos da foto anterior tentavam se proteger durante um bombardeio, este era o modo que os adultos que pairavam sobre as ruas encontraram de se proteger de um ataque aéreo alemão.

Por mais que o metrô possa parecer um local mais seguro em uma situação como esta, muitas vezes essas pessoas ficaram encurraladas por vários dias nesses locais. Além disso, eventualmente havia a ocorrência de bombas que eram estrategicamente colocadas sobre as entradas e saídas do metrô.

8- Uma vala inesperada

Durante um bombardeio alemão, pessoas que se deslocavam de ônibus para um suposto abrigo, foram atingidos em cheio por uma bomba, que consequentemente também abriu uma vala estrondosa no meio do asfalto.

9- Colisão

Apesar de muitos combatentes inocentemente acreditarem que o combate fora do solo era mais pacífico, essa imagem ilustra muito bem os riscos e perigos que esses soldados enfrentaram. Frequentemente aviões eram abatidos, e a morte para esses pilotos e combatentes era infelizmente, mais do que certa.

10- Bombardeio de vingança

Durante a Segunda Guerra Mundial, a força aérea Alemã, conhecida como "Lutwaff" foi liderada pelo general Hermann, e sem dúvida foi a tropa aérea mais temida de toda a guerra.

Foi ela a responsável pelo famoso bombardeio que literalmente acabou com a cidade de Londres. Na imagem acima, a força aérea britânica, traça a sua vingança, bombardeando a pequena região de Abbeville, que se localiza na França, mas que na época, estava dominada pelas tropas alemãs.

11- Batalha de Kursk

Na imagem acima, um soldado russo, espera paralisado, pela passagem de um enorme tanque russo modelo T-34 sobre a sua trincheira. A foto foi registrada durante a batalha de Kursk que ocorreu em julho e agosto de 1943.

12- Compaixão

A guerra literalmente pode ser um inferno na terra. Em momentos como estes, tudo se torna escasso. Mesmo em meio a tamanho sofrimento, algumas boas almas insistiram em oferecer um pouco de compaixão para com o próximo.

Na imagem acima, um soldado alemão, renuncia a sua pouca comida, para oferece-la a uma prisioneira russa que estava com seu bebê e passava fome.

13- Recolhimento de informações

Embora literalmente pareça que estes foram os últimos momentos de vida, do homem que se encontra no centro da imagem, e sobre a mira de uma série de rifles.

A realidade, é que Georges Blind, que pertencia ao movimento de resistência francês, foi ameaçado pela tropa alemã, uma vez que estes buscavam informações.

Ao perceberem que Blind, a vítima da imagem, se recusara a fornecer qualquer tipo de informação, os soldados abaixaram suas armas, e o encaminharam para um campo de concentração. Infelizmente Blind veio a falecer quase imediatamente após chegar ao local.

14- Estranha beleza

Durante os bombardeios aéreos era extremamente comum, que as cidades bombardeadas perdessem a sua eletricidade. E mesmo se isso não ocorresse, a ordem era sempre para que todos apagassem todas as luzes, na esperança de tornar a localização das casas um pouco mais difícil de ser reconhecida pelos bombardeadores. Na imagem acima, é possível ver as luzes gerada pelo fogo e tiros que viam por todas as partes.

15- Cara a cara

A foto acima literalmente virou um ícone dos arquivos da Segunda Guerra. Nela o britânico Horace Greasley que virou prisioneiro de guerra, olha fixamente para Heinrich Himmler, uns dos superiores mais importantes da temida SS nazista.

E então querido leitor, qual dessas imagens mais chamou a sua atenção? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   listverse.com  
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+