• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 fotos de famosos transformadas em retratos do século 15

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      29/07/19 às 14h52

Todo mundo é fã de um "antes e depois", especialmente dos famosos, não é mesmo? Inclusive, os resultados de emagrecimento também estimulam muita gente. Mas ver como eram os famosos jovens, ou até mesmo antes da fama, e atualmente, pode ser realmente surpreendente. É muito legal ver como o tempo muda as pessoas. Mas, agora, com essa moda de aplicativos que transformam as pessoas, sejam em suas versões bebês, idosas ou do gênero oposto, por que não um que transforme as suas fotos em retratos renascentistas? E isso, já é possível graças a tecnologia.

O site airportraits.com usa inteligência artificial para transformar fotos em retratos clássicos do século 15. O algoritmo, usado nesse site, é treinado em 45 mil retratos para transformar qualquer rosto em uma pintura clássica. Agora, imagine como seriam os famosos de hoje, se tivessem sido pintados em retratos antigos dos pintores clássicos? Não precisa imaginar. Confira a seguir, 15 fotos de famosos que foram transformadas em retratos clássicos.

Retratos clássicos

#1 Adam Driver 

#2 Benedict Cumberbatch

#3 Beyoncé 

#4 Dwayne Johnson

#5 Ed Sheeran 

#6 Jared Leto 

#7 Jason Momoa

#8 Jennifer Lawrence

#9 Kit Harington

#10 Lady Gaga 

#11 Natalie Portman

#12 Robin Williams

#13 Tessa Thompson

#14 Tom Cruise 

#15 Woody Allen

O Laboratório de Inteligência Artificial do MIT-IBM Watson é o responsável pela tecnologia capaz de transformar fotos comuns em retratos clássicos. Para conseguir fazer isso, foram usados modelos de rede geradora de adversários (GAN), que é uma técnica muito popular de IA que pode ser vista até em deepfakes. O GAN trabalha criando duas redes neurais que irão competir entre si para produzir um resultado aceitável. No caso, um deles examinará os vários exemplos para tentar imitá-lo. Já o outro, será uma espécie de discriminador, que irá julgar e comparar se o resultado é semelhante ao exemplo. Entre as 45 mil imagens de retratos clássicos, usados para treinar o programa, há pinturas de Ticiano, Van Gogh e Rembrandt.

O diferencial desse programa, em particular, é que o algoritmo usado não apenas "pinta" o rosto da pessoa em um novo estilo, ela gera novos recursos do zero. Ou seja, cria novos elementos na foto a partir do estilo que a IA escolhe usar em cada retrato.

"Com o AI Portraits Ars é capaz de usar modelos de GAN para gerar uma nova pintura, onde as linhas faciais são completamente redesenhadas. O modelo decide por si mesmo qual estilo usar para o retrato. Detalhes do rosto e do fundo contribuem para direcionar o modelo para um estilo. Na transferência de estilo, geralmente há uma forte alteração de cores, mas os recursos da foto permanecem inalterados. AI Portraits Ars cria novas formas, além de alterar o estilo de uma foto existente", explicam os desenvolvedores do programa.

Os detalhes

É notável que, em todos essas imagens, as pessoas retratadas não aparecem sorrindo. E isso não é por acaso, há uma explicação para isso. "Os mestres dos retratos raramente pintam pessoas sorridentes, porque sorrisos e risadas eram comumente associados a um aspecto mais cômico da pintura de gênero, e porque a exibição de uma expressão tão evidente, como sorrir, pode distorcer o rosto da modelo", escrevem os desenvolvedores. "Esta incapacidade da inteligência artificial para reproduzir nossos sorrisos está nos ensinando algo sobre a história da arte".

E você, o que achou desses retratos? Qual foi o seu favorito? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Bored Panda  
Imagens Bored Panda
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+