icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


15 gírias da favela que você já ouviu mas nunca sonhou o significado

POR Júlia Marreto EM Entretenimento 27/09/16 às 17h02

capa do post 15 gírias da favela que você já ouviu mas nunca sonhou o significado

A professora Ieda Maria Alves, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo, no que se refere a precisão de quantas palavras são criadas por dia em uma determinada língua, diz o seguinte: "É muito complicado fazer essa conta, pois novas palavras são criadas diariamente e em algumas áreas, com mais movimentação e criatividade de conceitos, há mais palavras novas do que em outras".

A grande questão é que ao mesmo tempo que novas palavras surgem outras vão sendo extintas. Ao que sabe, atualmente existem na língua portuguesa, por volta de 400 mil palavras, mas de acordo com Ieda Alves: "Se levarmos em consideração as palavras técnicas e científicas, devem existir cerca de 600 mil palavras na língua portuguesa."

Outro detalhe é que conjugações verbais e plurais não estão nessas contas, apenas a forma infinitiva das palavras são consideradas. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter.

Sendo assim, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Pensando na velocidade com que as palavras aparecem e desaparecem, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 15 gírias da favela que você já ouviu mas nunca sonhou o significado. Confira:

1 - Peita

Significado: Camisa

2 - Bobo

Significado: Relógio

3 - Rato

Significado: Esperto

4 - Catiando

Significado: negar.

5 - Escarro

Significado: afastar alguém.

6 - Casinha

Significado: enganar alguém para roubar ou matar.

7 - Carranca

Significado: mulher feia.

8 - Bodinho

Significado: mauricinho, playboy, pessoa com muito dinheiro.

9 - Biroba / Kula / Fanchona

Significado: gay.

10 - Couro de rato

Significado: R$ 1,00.

11 - Gel

Significado: cerveja

12 - Curti um peso

Significado: ouvir rap

13 - Vela

Significado: cigarro de maconha muito grande.

14 - Meter os ganho

Significado: fazer um assalto.

15 - Nangive

Significado: vadia, prostituta.

Pessoal, essas palavras e expressões, chamadas gírias, são utilizadas por muitas pessoas, nos mais diferentes lugares, mas nasceram em favelas e comunidades. Muitas pessoas podem conhecê-las, mas nem todo mundo. Razão que nos motivou a lhes mostrar essa lista.

O que vocês acharam? Gostaram da matéria? Ficaram com alguma dúvida? Encontraram algum erro? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest