• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 imagens incríveis que mostram os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      15/10/19 às 15h51

Todos nós estamos acostumados com os Jogos Olímpicos, que acontecem de quatro em quatro anos, certo? Sendo um dos maiores eventos multiesportivos do mundo, os Jogos Olímpicos reúnem milhares de atletas de todo o planeta para disputar as mais diversas modalidades esportivas. Todas elas são transmitidas para todo mundo pela televisão. Mas, você já ouviu falar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas? Muita gente não, mas essa é uma versão dos Jogos Olímpicos especialmente voltada para os povos indígenas de todo o mundo.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas funcionam basicamente como qualquer outro evento esportivo. Entretanto, o diferencial fica por conta de algumas modalidades específicas, criadas por esses povos. Esse é um evento relativamente novo, tendo a sua primeira edição em 2015. O primeiro país a sediar a maior competição indígena do mundo foi o Brasil. As competições aconteceram na cidade de Palmas, capital do Tocantins.

Assim como os demais jogos olímpicos, as Olimpíadas Indígenas, como também são conhecidas, contam com uma enorme variedade de esportes, tendo também cerimônia de abertura e encerramento e contando com a presença de atletas de todo o globo.

Primeira edição

A primeira edição dos jogos durou nove dias, e contou com 23 etnias nacionais e povos indígenas de 24 países, que disputaram as 16 modalidades. As disputas foram divididas em duas, que foram os Jogos de Integração, aqueles que envolvem esportes tradicionais, como o futebol por exemplo. E os Jogos de Demonstração, que são os particulares de cada povo, praticados e disputados pelos próprios integrantes de cada etnia. O objetivo com os Jogos de Demonstração é incentivar o resgate às práticas tradicionais desses povos.

Entre as modalidades tradicionais, estavam o arremesso de lança, arco e flecha, cabo de força, futebol feminino e masculino, canoagem, corrida e natação. Já entre os jogos de demonstração, tinha o Jikunahati, que é um jogo parecido com o futebol tradicional, porém, onde os atletas só podem usar a cabeça.  E outras modalidades como o Jawari e o Akô.

Embora o evento não tenha tido a mesma repercussão que os Jogos Olímpicos de verão ou inverno, os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas também tiveram uma cobertura. Fotógrafos da Associeated Press, Getty e Reuters registraram belíssimas imagens do evento.

Enfim, confira a seguir essas imagens:

1 - Participantes de várias etnias durante a cerimônia de abertura dos jogos

2 - Membros das tribos brasileiras no show

3 - Disputa de futebol feminino

4 - Representante maori da Nova Zelândia

5 - Uma espécie de queimada usando setas de segurança

6 - Competição de tiro ao alvo

7 - Jogo semelhante ao hóquei que conhecemos, mas chamado de La Batalha

8 - Outra modalidade de jogo com bola envolvendo participantes de ambos os sexos

9 - Partida de Jikunahati, uma espécie de futebol, onde só é permitido usar a cabeça

10 - Competição de lança da tribo brasileira Canela

11 - Disputa de tribos no cabo de guerra

12 - Disputa da canoagem

13 - Arremesso de bola de fogo

14 - Tribos diversas

15 - 'AQUELA' cerimônia de encerramento

Enfim, e você? Já conhecia os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas? O que achou? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+