icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


15 imagens que resumem perfeitamente o terror que foram as Guerras Mundiais para o planeta

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      14/04/16 às 19h00
capa do post 15 imagens que resumem perfeitamente o terror que foram as Guerras Mundiais para o planeta

Ao estudarmos história mundial, no livros, nos filmes, aprendemos um pouco sobre o terror das guerras. Alguns que ainda possuem avós, talvez até bisavós, que se lembram de algum período ou história contada pelos pais e avós, tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de detalhes sobre esse período.

Mas ainda assim, nós nunca saberemos como viveram aqueles que aqui estavam no período das Guerras Mundiais. Além de imagens e vídeos, só nos cabe à imaginação trabalhar para conseguirmos, que sabe, ter uma ideia de como realmente as coisas aconteceram.

Para quem não conhece, e tem interesse, alguns dos filmes que retratam esses períodos são: Stalingrado - A batalha final; A queda - As últimas horas de Hitler; Cartas de Iwo Jima; A lista de Schindler; Além da linha vermelha; O resgato do soldado Ryan, entre tantos outros.

A nossa redação selecionou uma lista de imagens que resumem perfeitamente o terror que foram as Guerras Mundiais. Confira.

É importante deixarmos aqui, algumas consequências das Guerras Mundiais. Durante a primeira GM, morreram aproximadamente nove milhões de pessoas, entre civis e militares, enquanto o número de feridos foi de trinta milhões. Houve o desenvolvimento de vários tipos de armamentos, como aviões e tanques de guerra. A desintegração de impérios como o Austro-Húngaro e Otomano. O fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial. A criação da Liga das Nações, com o objetivo de manter-se a paz mundial. A assinatura do Tratado de Versailhes, que impôs uma série de penalidades à Alemanha. Gerou crise econômica na Europa, em função da devastação causada e dos elevados gastos militares. Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira. Sentimento de revanchismo alemão, em razão do Tratado de Versailhes.

Já a Segunda Guerra deixou Inglaterra e França devastadas, e a partir daí o mundo passou a ser divido entre as ideologias estadunidenses e soviéticas. Com a expansão da URSS, houve maior procura pelo socialismo marxista e então vários países adotaram um governo comunista. O Canadá se tornou um grande fornecedor de aviões e navios. Contribuiu com os países a terem indústrias de metais pesados. Diversas conferências foram realizadas para a definição da divisão territorial alemã. Os países europeus, num geral, sofreram uma grande crise, além de perderem a guerra, perderam, também, seu caráter cultural, político e econômico. A criação das Organizações das Nações Unidas (ONU), em 1945.

Não se esqueçam de comentar, deixar sugestões e, se necessário, correções históricas!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest