• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


15 mudanças recentes de uniforme na DC que os fãs detestaram

POR Toni Nascimento    EM Fatos Nerd      13/07/18 às 17h09

A Marvel pode até ser um exemplo a ser seguido nos cinemas, mas os heróis da DC Comics são talvez os mais prestigiados do mundo dos quadrinhos. As vezes comparados a deuses, eles são popularmente adorados mesmo com o universo DC no cinemas indo por água abaixo. Eles possuem em sua galeria de heróis, personagens como Superman (o primeiro super heróis das HQ's), Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde e milhares de outros. Isso foi porque eu não apelei e citei o Batman, herói que está sempre em primeiro lugar de vendas em quadrinhos nos Estados Unidos. Eu não me classifico como DCnauta, meus queridos leitores, mas é inegável a grandiosidade dos super heróis da DC.

Tamanha importância, unida à constantes variações nas vendas de quadrinhos no seu mercado principal - os Estados Unidos - exige grandes mudanças. A DC está sempre se reinventado. Ela está sempre tentando se manter relevante, baseando suas mudanças neste argumento. Com isso também vemos constantemente mudanças nos visuais dos heróis que compõe esse quadro. Do fim da era DC Flashpoint, passando pela era Novos 52 e o recente início da fase DC Renascimento, os uniformes de muitos dos heróis passaram por reformulações. Em alguns casos as reformulações não caíram no gosto do público e desagradaram muito a galera. A seguir fizemos uma lista com os piores figurinos (ou pelo menos os que mais desagradaram) dos heróis nos últimos 10 anos.

1  -Arlequina

Arlequina apareceu pela primeira vez em Batman: a série animada. Lá, seu visual abraçava totalmente a ideia de arlequina (surpresa!).  Harley Quinn usava uma roupa de bobo da corte, vermelha e preta. Essa mesma fantasia continuou nos quadrinhos quando Arlequina fez sua estréia nos quadrinhos.

No entanto, em 2011, nos Novos 52 a ??DC sentiu que a anti-heroína precisava de uma roupa nova. Evidentemente o estilo bobo da corte não mostrava pele suficiente. Neste momento obrigaram Arlequina a usar um espartilho que mal cabia seu corpo. Seu cabelo tinha dois tons e seu traseiro mal ficava coberto pelos pequenos shorts. A roupa é, na verdade, um pouco desrespeitosa e foi muito criticada. Muito desse visual foi adaptado para o longa Esquadrão Suicida, que apesar de ter ido mau de crítica, levou Arlequina para o mainstrean.

2 - Estelar

Os quadrinhos mais antigos continham uma erotização do corpo feminino muito pesada. Mas a perpetuação e permanência dessa erotização gratuita nos tempos atuais é um erro a ser combatido. Apesar da heroína Estelar, integrante dos Jovens Titãs, ser a princesa de uma raça alienígena muito mais liberal e adepta de deixar o corpo mais a mostra, a visual da personagem nos Novos 52 foi bem exagerado. Seu uniforme cobria apenas as partes do corpo que realmente, se não fossem cobertas, não iriam ser publicadas. Pegaram pesado e ficou bem feio.

3 - Supergirl

Parece que a era Novos 52 errou feio e rude nos uniformes. Supergirl também foi uma vítima dessa geração nas HQ's da DC Comics. Dessa vez não pecaram na erotização da personagem. Simplesmente fizeram um detalhe esteticamente feio e dispensável.  Na parte superior do seu corpo o uniforme está ok. Mas da cintura para baixo, existe uma fenda aberta nos joelhos da personagem. Por que será que na hora de desenhar, alguém acharia os joelhos a mostra um detalhe relevante, ou até menos, interessante?

4 - Asa Noturna

Tudo bem, me perdoem porque este visual não é desagradável o suficiente para estar em uma lista, até porque ele me agrada bastante. A birra com o visual do Asa Noturna nos Novos 52 está mais focada no seu conceito. O visual só altera um detalhe: o simbolo do herói no peito deixa de ser azul, que era a sua cor de destaque, e vai para vermelho. O problema reside no fato de que Dick Grayson usava o azul para se afastar da cor vermelha que era a protagonista em sua roupa de Robin. Se ele usa o vermelho como Asa Noturna, ele se afasta totalmente dos seus impulsos iniciais quando cria este alter ego. Outra questão relevante é que vermelho não é uma boa cor para se esconder pelos becos a noite, uma vez que chama bastante atenção.

5 - Superboy

No reboot da DC Comics, nos Novos 52, ??muitas coisas mudaram. O Superboy, ou Kon-El permanece como um clone, fabricado por uma organização misteriosa. No entanto, ele não era um clone de Lex Luthor e Clark Kent, mas o clone de um possível futuro filho de Clark e Lois Lane. Talvez essa nova origem futurista tenha obrigado DC a dar ao Superboy um macacão estilo Tron. É tudo muito brilhante e artificial. O traje anterior do Superboy, uma camiseta preta, não era incrível, mas pelo menos não era tão perturbador.

6 - Flash

A série da CW, The Flash, conquistou os corações de muitos fãs. Naturalmente, os quadrinhos queriam aproveitar esse sucesso. Quando a DC terminou os Novos 52 o Flash ganhou uma mudança de figurino e, embora tenha sido inspirado no programa de TV, foi estranhamente horrível.

As HQ's pegaram muitos elementos da série. Eles praticamente replicaram nas páginas o mesmo enredo da primeira temporada da série, só que de uma maneira formal. Este novo visual dos quadrinhos incluiu o traje da TV, que parecia uma versão ainda mais feia do primeiro traje de Barry Allen na televisão. A roupa fazia sentido em um orçamento de seriado e com um Barry muito mais jovem, mas que não funcionou nos quadrinhos.

7 - Capuz Vermelho

Na maior parte, a nova versão do Capuz Vermelho nos Novos 52 não é tão ruim assim. No entanto, isso é porque não mudaram tanto a aparência do mais irritado entre os Robin's. Jason Todd ainda está usando a mesma jaqueta de couro e calças blindadas que sempre usou como o Capuz Vermelho. A diferença está no norosto. A DC tomou a decisão de dar um rosto ao capacete de Jason.

A intenção é compreensível. Isso dá ao artista mais chances de expressar o humor de Jason ao longo das páginas. No entanto, na prática, parece apenas bobo. O capacete de Capuz Vermelho deveria, como a maioria dos super-heróis mascarados, expressar apenas emoção através dos olhos.

8 - Superman

Talvez este seja o uniforma que mais cause revolta entre os todos citados nesta lista. Antes da DC Renascimento, tivemos um restart no Superman nos quadrinhos. Após Louis Lane revelar sua identidade para o mundo, o herói precisava se camuflar entre todos. O seu visual então passou a ser basicamente uma camiseta com o símbolo do Superman e uma calça jeans. Apenas isso. Um super herói com roupas casuais não é uma das coisas mais interessantes que uma editora pode nos oferecer.

9 - Aquaman

Aquaman talvez seja o rei das escolhas erradas na DC quando estamos falando de moda. Talvez seja natural para um herói muito subestimado, que está procurando chamar a atenção do mundo e ganhar o reconhecimento que tanto merece. O atual status de Aquaman como um herói classe C é bem injusto (vamos torcer para que o filme do herói mude isso).

Durante os Novos 52, ??a série em andamento do Aquaman foi um dos destaques. Infelizmente seu visual não foi um dos destaques positivos. A nova roupa não passa a austeridade e nobreza que o rei de Atlanta deveria ter.

10 - Canário Negro

Honestamente, a roupa mais icônica da Canário Negro é um dos trajes mais impraticáveis ??dos quadrinhos. As redinhas são quase impossíveis para qualquer um usar sem rasgar. Ele desafia o senso comum e mostra que Canário Negro pode chutar criminosos e ainda parecer impecável.

Então, quando a DC deu a Canário Negro uma roupa mais prática nos Novos 52, ??simplesmente parecia que havia algo fora do lugar. Definitivamente existem coisas bem piores, mas a nova roupa simplesmente nunca conseguiu superar a original.

11 - Coringa

Se teve uma coisa que todos os DCnautas concordaram quando viram a primeira foto oficial do Jared leto como Coringa em Esquadrão Suicida, era que aquilo não havia ficado bom. Mesmo após o filme lançado, as opiniões permaneceram. Infelizmente o visual tem procedência e uma inspiração nas HQ's. Na história em quadrinhos Grandes astros: Batman e Robin, fomos apresentados a um Coringa musculoso e com uma tatuagem enorme. Ambas são representações ruins, infelizmente.

12 - Arqueiro Verde

Antes do DC Renascimento, Arqueiro Verde foi um personagem complicado para a DC Comics. Após a estréia da série do herói, Arrow, os quadrinhos queriam aproveitar a onda e tentaram transformar o personagem nas HQ's. Seu visual foi adaptado para o de um garoto playboy e rico, ignorando totalmente o visual original que mostrava um homem mais velho com seu clássico cavanhaque e com um tom aventureiro.

13 - Lobo

No cânone da DC, Lobo é o tipo de personagem que você ama ou odeia. Ele é um caçador de recompensas alienígena com um visual parrudo, beirando ao escroto, meio sujo e largado. Era a essência da sua personalidade e sua estética única que representavam seu jeito de ser. Porém as mudanças nos Novos 52 simplesmente o transformaram em um cara punk ou até meio hipster. Não é feio, é pior do que isso. O novo visual não representa a personalidade original do Lobo.

14 - Batman

É verdade que quando Jim Gordon se tornou o Batman, ele conseguiu ter dois uniformes de Batman. Um para combate e outro para furtividade. O terno furtivo do Batman de Gordon não tinha uma capa, mas, por outro lado, encaixava-se bem com o resto da história do herói. O problema estava no traje principal de Gordon.

Gordon como Batman deveria ser chocante. O ponto principal do arco foi a polícia tentando fazer com que o novo Batman fracassasse. Mas o Batman de Gordon se parece mais com um coelhinho robótico gigante do que com algo que possa se temer. A ideia de ter um traje robótico é bem interessante, mas aqui foi desperdiçada por um visual cômico, e não ameaçador como deveria ser.

15 - Mulher Maravilha

Diana teve algumas roupas verdadeiramente infelizes ao longo de sua história. Muito mais do que com o Batman ou o Superman, a DC constantemente tenta mudar o visual da guerreira amazona. Com esse visual, parece que a DC Comics pegou todos os trajes anteriores da heroína e apenas os jogou em Diana de uma só vez.

A aparência é a definição de superprojeto. Parece que juntaram todas as idéias e condensaram em uma roupa só. Ficou muito sobrecarregado e bem pesado visualmente.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens JN TT
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+