icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


17 "fatos" que a escola te ensinou errado

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      13/09/14 às 22h18
capa do post 17 "fatos" que a escola te ensinou errado

Em quem você confia mais, no Google ou em livros escolares? Pois é, pra qualquer pessoa que nasceu depois de 1990 a resposta é bem óbvia, mas as escolas não acompanham essa agilidade toda. Com professores velhos, repetindo coisas desatualizadas e um plano de ensino que também não faz muita questão de ensinar as coisas direito, aprendemos diversas informações erradas e passamos o resto da vida as repetindo.

Pra que você saia da caverna da ignorância e aprenda um pouco melhor antes de dizer que o Everest é o lugar mais alto ou que "é claro que centopeias têm 100 patas", selecionamos aqui algumas das mentiras mais populares do ensino básico:

1) A mais alta

O Everest não é o pico mais alto de Terra, e sim o vulcão Mauna Kea, que, apesar de ter seis mil metros abaixo do oceano, é 2 mil mais alto que o Everest. Ou seja, ele é maior tanto pra cima quanto pra baixo.

2) O mais inóspito

E o Saara, por sua vez, não é o maior deserto do mundo, e sim a Antártida. Afinal, lá não há chuvas e poucas espécies sobrevivem - ninguém disse que um deserto precisa ter areia!

3) Olé!

Não é que touros não gostem de vermelho. O que eles não gostam é de uma pessoa desafiando eles, como um toureiro balançando uma capa. O vermelho só ajuda por ser uma cor viva, que possivelmente eles nem conseguem enxergar.

4) Habibi Noel

O Papai Noel original vem de mitos da Turquia, inspirado por São Nicolau. Como a areia do local que vive virou neve, ninguém sabe.

5) Dom Perignon

Se você acha que foi ele o inventor do champagne, na França, errou de novo. Os burgúndios, que habitavam a região hoje alemã, já consumiam a bebida há mais de 1 século antes do monge francês aprender a receita.

6) Tô bege

A cor do Universo, na verdade, seria bege, e não preto - de acordo com astrônomos!

7) 24 horas é mesmo?

Se pensarmos que na verdade a duração de um dia varia de acordo com o tempo que a Terra levou para completar sua rotação, dá pra entender porque esse não é um número exato. A maior parte dos dias tem mais ou menos 24 horas,  mas eles podem se alongar ou encurtar.

8) Deus da guerra

O planeta Marte não é vermelho. Na verdade, essa é a cor de sua atmosfera, assim como a da Terra é branca e azul, cores que nenhum de nós vê no chão ao caminhar em uma avenida movimentada, certo?

9) Como assim?

Sólido, líquido e gasoso. Talvez plasma. Esses são os estados possíveis para a matéria que existem, certo? Errado. Na verdade, existem mais de 15 deles - alguns unicamente observáveis em ambientes de laboratório ou teorias.

10) Mentiras, mentiras

Então, a centopeia tem esse nome por ter cem pés, certo? Mas o problema é que na verdade centopeias com 100 patas são raríssimas, já o número pode variar entre 15 e 191 pares, o que torna o feito de achar uma com 100 pés mais ou menos como achar um trevo de quatro folhas.

11) Timidez

O avestruz cava, sim, mas não é para enterrar a cabeça, e sim os ovos. Por algum motivo, como muitas outras coisas que aparecem frequentemente em desenhos animados, as pessoas começaram a associar esse "comportamento de defesa" ao animal, o que não passa de ficção.

12) Coelho por lebre

O Pernalonga, na verdade, não é um coelho, e sim uma lebre. Por isso ele é cinza, e não branco!

13) Mosca por cachorro

E a Laika, o "primeiro" animal a ser mandado para o espaço, na verdade não foi a primeira. Quem ocupa esse posto é uma mosca.

14) Perdido na tradução

Se você acha que seu nome é ruim, imagine só o pobre Mozart. O nome dele era Joannes Theophilus Wolfgangus Crisostomo Mozart. "Mas e o Amadeus?", você pergunta? Esse era na verdade um apelido que um príncipe prussiano lhe deu, Wolfgang Gottlieb, ou "wolfgang amado por deus". Mozart gostou tanto do nome que começou a assinar cartas com ele, e daí a associação.

15) Até deu sede

A água não é "insípida, inodora e incolor". Essas são características da água destilada. As naturais têm íons, sais minerais e outras substâncias que podem dar tons coloridos (como azul e verde) e também sabor. Além disso, só a água ao nível do mar ferve aos 100º; na verdade, quanto mais alto o local, mais rápido.

16) Já vi maiores

A Baleia Azul não é o maior animal do mundo, e sim o verme Lineus. Enquanto ela chega a 33 metros, ele vai até os 40. Imagine um desse em você.

17) Tinhoso

A vida inteira você teve calafrios ao ver o número 666? Pra você é a mesma coisa que fazer macumba escrever isso em algum lugar? Então, desculpe te decepcionar, mas, de acordo com pesquisadores britânicos que estudaram as escrituras originais da Bíblia, o número é 616. Exatamente, 666 foi um erro de tradução.


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest