icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


19 coisas que pais de filhos bem sucedidos têm em comum

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      05/06/19 às 15h56
capa do post 19 coisas que pais de filhos bem sucedidos têm em comum

Quando algum casal decide começar uma família e passa pelos processos de ter uma criança, dizem que é um dos momentos em que mais se sente amor em toda a vida. Desde criança, é comum ouvir dos pais que há coisas que você só entende quando se é pai ou mãe.

Os pais sempre querem que seus filhos se comportem, tirem notas boas e façam coisas incríveis em suas vidas. Mas é claro que não existe uma receita definitiva de como criar seus filhos para que eles sejam bem sucedidos. Segundo os psicólogos, vários fatores predizem o sucesso. Mesmo que exista uma série de práticas e técnicas para educar uma criança para a vida adulta, alguns seguem essas dicas: passar tempo com o filho, deixar o filho tomar decisões e manter a família feliz.

É certo que grande parte do desenvolvimento da criança se resume aos pais. Ter os dois pais na mesma casa, um relacionamento amoroso podem levar ao sucesso na vida adulta de uma criança. Mostramos aqui alguns comportamentos que os pais de crianças bem sucedidas têm em comum.

1 - Filhos fazem tarefas

Segundo Julie Lythcott-Haims, autora de How to Raise an Adult, as crianças que fazem tarefas domésticas se tornam funcionários que colaboram com seus colegas de trabalho. Além de serem mais empáticas e capazes de assumir tarefas de maneira independente.

2 - Habilidades sociais

Um estudo, feito durante 20 anos com crianças desde o jardim de infância, mostrou que aquelas crianças que eram mais sociais, que cooperavam com seus colegas, eram úteis, conseguiam entender os sentimentos dos outros e resolver seus problemas por conta própria. No estudo constatou-se que elas tinham mais chances de serem um adulto bem sucedido. Essas crianças provavelmente teriam um diploma e um trabalho até os 25 anos.

3 - Grandes expectativas

As expectativas que os pais têm com relação aos filhos, têm um enorme efeito. Os pais que viram a faculdade no futuro de seus filhos, pareciam criar seus filhos para essa meta. Esse achado psíquico diz que o que uma pessoa espera da outra, pode servir como profecia.

4 - Relacionamento saudável

As crianças de famílias que têm conflito ou que eram filhas de pais divorciados tendem a se sair pior do que os filhos de pais casados ou de famílias que se dão bem. O conflito antes do divórcio dos pais afeta as crianças e o pós-divórcio afeta no ajustamento das crianças.

5 - Ensinar matemática

Uma meta análise de 2007, feita com 35 mil crianças com idade pré-escolar nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, viu que desenvolver habilidades matemáticas cedo pode se transformar em uma vantagem.

6 - Relacionamento com os filhos

Segundo estudo de 2014, feito com 243 crianças na pobreza, descobriu-se que as crianças que receberam cuidados nos seus primeiros três anos se saíram melhor em testes acadêmicos na infância. E também tiveram relacionamentos mais saudáveis e maior aproveitamento acadêmico.

7 - Menos estressados

O estresse das mães por causa do malabarismo entre trabalho e filhos pode prejudicar a criança. O contágio emocional é quando os filhos capturam os sentimentos das mães como um resfriado. Segundo pesquisas, pais menos estressados tendem a passar isso para seus filhos.

8 - Valorizar o esforço

Existem duas maneiras de pensar o sucesso. Uma mentalidade fixa que as pessoas acham que não pode mudar e a de que o sucesso é afirmação da inteligência. A mentalidade do crescimento, que é enxergar o fracasso não como uma evidência de falta de inteligência, mas sim um trampolim para ampliar as habilidades, pode ser muito mais frutífera.

9 - Status socioeconômico mais alto

Infelizmente, a situação socioeconômica de uma criança pode limitá-la em seu sucesso. Nos Estados Unidos, a diferença de desempenho entre as famílias de alta e baixa renda é entre 30 a 40%.

10 - Tentam direcionar os filhos

Existem várias maneiras de criar os filhos. Mas uma que, segundo pesquisa da psicóloga Diana Baumride, se provou mais eficaz para filhos de sucesso, foi a que mais molda a criança com base em um padrão de conduta definido. E a criança se sente guiada, mas não estrangulada pela autoridade.

11 - Tendem ensinar o "grão"

Esse grão é a tendência de sustentar o interesse e esforço em direção às metas de longo prazo. É ensinar as crianças a se comprometerem com o futuro que elas possam criar.

12 - Controle comportamental

O controle psicológico dos pais sobre os filhos desempenha um papel significativo na satisfação com a vida e no bem-estar mental.

13 - Nomes à prova de preconceito

Uma série de pesquisas mostrou como o nome pode afetar o sucesso de uma pessoa. E em termos de carreira, foi descoberto que nomes mais comuns e fáceis de pronunciar têm mais sucesso.

14 - Lutar de forma justa na frente dos filhos

Quando as crianças veem conflitos leves e moderados, elas aprendem habilidades sociais melhores, adquirem melhor autoestima e segurança emocional.

15 - Deixam os filhos falharem

Um aspecto bastante prejudicial às crianças é não deixar elas falharem ou verem coisas erradas. Os pais têm que preparar a criança para o mundo.

16 - Sem muita TV

Segundo um estudo da Ohio State University, as crianças que assistem muita televisão em terna idade tendem a reprimir suas habilidades de comunicação. E a TV também reduz a comunicação entre pais e filhos.

17 - Ensinam autocontrole

Se a criança tem um bom senso de autocontrole é mais provável que ela seja saudável, rica e segura.

18 - Prestam atenção nos filhos

Segundo estudos de 2014, mesmo as crianças tendo nascido na pobreza, elas têm uma maior probabilidade de ter sucesso se seus pais lhe deram um cuidado sensível. Ou seja, se os pais prestaram atenção em seus filhos.

19 - Tiram licença parental

Os primeiros meses da infância têm efeitos de longo prazo na vida das crianças. Segundo estudos, as crianças que tiveram seus pais com elas no começo de vida têm um QI mais alto, são mais educadas e ganham mais dinheiro.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest