icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


20 curiosidades sobre o Playstation

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 09/09/15 às 18h51

capa do post 20 curiosidades sobre o Playstation

No dia 10 de setembro, o popular console da Sony completa vinte anos desde o seu lançamento oficial nos Estados Unidos (um ano depois de ter saído no Japão). De dezembro de 1994 até 2006 (quando sua produção foi encerrada), o Playstation One vendeu 103 milhões de unidades no mundo todo - número que foi superado pelo seu sucessor, o Playstation 2, lançado em 2000, que é considerado o videogame mais vendido da história (150 milhões). De lá para cá foram milhares de títulos e milhões de pessoas que se tornaram uma verdadeira legião de fãs da marca.

Com seis videogames lançados (sendo dois deles portáteis), a marca é, hoje, uma das maiores no ramo. É até difícil aceitar o fato de que, a princípio, o Playstation seria apenas um leitor de CD para o Super Nintendo. Felizmente, o acordo com a Nintendo foi rompido e o engenheiro Ken Kutaragi convenceu os engenheiros da Sony a continuar com o projeto. Mal sabiam eles, ainda, as verdadeiras dimensões do que estavam criando.

Mas esta é apenas uma curiosidade. Confira outras vinte, pelos vinte anos!

1. O jogo mais vendido do Playstation One foi o primeiro título da franquia Gran Turismo, lançado em 1997. Foram mais de 10 milhões de cópias vendidas. Gran Turismo é, hoje, uma das maiores franquias de todos os consoles já lançados pela Sony.

2. O Playstation One teve duas versões bem distintas, e você provavelmente se lembra de ambas. A tradicional, que era aquela retangular e bem grande, e a Slim, que foi lançada depois, arrendondada e bem menor (muita gente teve esta versão no Brasil). A versão Slim era tão pequena que a Sony chegou a lançar uma tela portátil oficial, quase fazendo dele um videogame portátil.

3. O primeiro videogame conseguia reproduzir gráficos tridimensionais com míseros 2 MB de memória RAM. O número pode parecer pequeno (e é mesmo, para os padrões de hoje), mas era 512 vezes o que possuía o computador utilizado na Missão Apollo 11, que levou o homem para a Lua. Só para comparar, o Playstation 4 possuí "só" 4000 vezes mais RAM.

4. Era comum as empresas na época veicularem imagens de mascotes a seus novos lançamentos, e não foi diferente com a Playstation. O Polygon Man foi criado para ser utilizado em materiais promocionais antes de seu lançamento, mas o personagem não vingou e deixou de ser usado. Ele apareceu no game Playstation All-Stars Battle Royale como easter-egg. No Japão há um outro mascote, muito pouco conhecido: Toro Inoue.

5. Em 2006 foi calculado que se todos os Playstations One fossem vendidos pelo seu preço original, U$299, o montante obtido seria o suficiente para comprar todos os times da Liga de Baseball Americana (MLB) - uma das mais caras do mundo, e ainda daria para oferecer U$ 1,90 para cada pessoa viva no mundo.

6. Seriam necessários, em média 235 Playstations One para ter um equivalente em potência com o Playstation Vita, o videogame portátil lançado em 2011 pela Sony

7. A Sony trabalhou em várias versões da logo do videogame até chegar ao resultado atual, que nunca deixou de ser usado - ele aparece em todas as versões do console.

8. O Memory Card do Playstation One tinha a "incrível" capacidade de armazenamento de 1 MB - o equivalente à memória do maior cartucho do Nintendinho. Mesmo com a quantidade alta para a época, só era possível salvar 15 jogos ao mesmo tempo.

9. O Playstation One teve 2418 games lançados. Tudo junto seria o equivalente a 1,49 T - o que não é grande coisa hoje em dia, se você parar para pensar (cerca de 30 games em blu-ray disc).

10. A animação acima pode parecer aleatória, mas a quantidade dos blocos depende do número de jogos salvos no Memory Card plugado no videogame. Quanto mais games diferentes jogados, maior a altura das torres apresentadas.

11. Na parte de cima do Playstation Vita é possível encontrar uma entrada chamada "accessory port", cuja utilidade nunca foi revelada. Na versão slim a porta misteriosa foi removida. Provavelmente este mistério nunca será solucionado.

12. O Playstation 2 não teve um design realmente original. A primeira versão do console (que você deve se lembrar bem) foi inspirada no Falcon 030, da Atari. A patente foi até comprada para que a Sony pudesse usá-la no novo lançamento.

 

13. O Playstation One foi o primeiro videogame a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas. O Playstation 2 é o videogame mais vendido de todos os tempos - 150 milhões.

14. Houve uma confusão na adaptação dos comandos dos controles. No Japão, o círculo na verdade é um O, de OK - fato pelo qual o botão é eventualmente usado para confirmar uma ação, enquanto o X serve para cancelar. Ao chegar ao ocidente, as funções se inverteram.

15. O Playstation 4 vendeu mais de um milhão de unidades no seu primeiro dia de lançamento só nos Estados Unidos. O console foi lançado em dezembro de 2013 na terra do Tio Sam, para só depois chegar aos outros países.

16. O Playstation dominou um mercado que era dominado pelos consoles da Sega e da Nintendo, tornando-se o videogame mais vendido da história até então. Hoje em dia, o mercado ainda tem mais um grande concorrente: a Microsoft com o seu Xbox.

17. O jogo mais vendido do Playstation 2 foi Grand Theft Auto: San Andreas, com 20,81 milhões de unidades vendidas. Grand Theft Auto: Vice City foi o segundo mais vendido, com 16,15 milhões. Grand Theft Auto III também está no top 5, em quarto lugar. Não é exagero dizer que a história do console está intimamente ligado com o sucesso de GTA.

18. O Playstation 2 foi um dos videogames com a maior vida útil: foram 12 anos.

19. Call of Duty: Modern Warfare 3 foi o jogo mais vendido para Playstation 3; foram 12,79 milhões de cópias vendidas. A franquia ainda possui outros 3 jogos no top 5: Black Ops, Black Ops II e Modern Warfare 2.

20. A Sony possuí em seu catalogo diversas franquias exclusivas que ajudaram a construir sua história. Entre os nomes mais conhecidos estão: God of War, Gran Turismo, Infamous, Killzone, Uncharted, e muitos outros. Qual o seu favorito?


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest