icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


20 fatos incríveis sobre Lisboa

POR Leticia Rocha    EM Curiosidades      31/10/18 às 17h34
capa do post 20 fatos incríveis sobre Lisboa

A cidade de Lisboa é também a capital de Portugal. É também a maior e mais populosa cidade do país, sendo também a dona de um dos melhores PIB's da Europa. A cidade é habitada por quase 3 milhões de pessoas e é também um dos destinos favoritos de Lisboa.

Se você planeja viajar para a cidade e quer saber mais sobre essa é a lista perfeita. Quem sabe você não se programa para conhecer um dos pontos turísticos mais exclusivos da cidade?

Confira fatos incríveis sobre Lisboa!

1 - As pessoas de Lisboa são chamadas de "alfacinhas" como um apelido carinho. No passado, o país era um grande cultivador de alface, por isso o apelido.

2 - Os famosos pastéis de nata adorados pelos moradores locais e visitantes é também um segredo quase que de Estado. Apenas 3 pessoas no mundo conhecem a receita original.

3 - A cidade de Lisboa possui uma estátua muito similar ao Cristo Redentor, até o nome é semelhante, o monumento se chama Cristo Rei.

4 - A música tradicional de Lisboa é o fado. É caracterizada por uma melodia melancólica e cheia de lamento, cantada geralmente por uma pessoa.

5 - O subsolo da cidade tem atrações turísticas um tanto quanto exclusivas. As Galerias Romanas na Baixa são abertas durante 3 dias durante o ano.

6 - Além de ser a capital de Portugal, a cidade de Lisboa é a mais rica do país. Em 2016, registrou PIB per capita superior a média das cidades europeias.

7 - A cidade de Lisboa foi quase que completamente destruída por um terremoto, em 1755. Cerca de 40 mil pessoas morreram.

8 - Os corvos são símbolos da cidade desde 1793, quando os pássaros escoltaram o corpo de São Vicente até o local do enterro. A partir disso, todos os comerciantes de carvão da cidade adotaram um corvo como animal de estimação e todos eram nomeados como Vincent.

9 - A Livraria do Simão tem apenas 3,8 metros quadrados, é uma das menores do mundo. O local é pequeno, mas o arsenal é imenso, são cerca de 4 mil livros. Só entram no estabelecimento duas pessoas por vez.

10 - Um dos cafés mais clássicos de Lisboa tem duas mesas que são sempre mantidas vazias. Isso porque elas estão "reservadas" para dois escritores muito importantes para o país. Uma é o poeta Fernando Pessoa e o outro José Saramago.

11 - A cidade também é uma das únicas, senão a única, a ter um espelho público. Você pode encontrá-lo no Rossio, perto da porta n° 115 na praça D. Pedro IV.

12 - Há boatos de que o bairro de Baixa foi construído sobre princípios da maçonaria. Há 7 ruas, 3 praças e um arco triunfal. Além de inúmeras outras sugestões. No entanto, isso são apenas especulações. Não há nada confirmado a respeito.

13 - Os bondes, também chamados de "Americanos", são uma das principais atrações turísticas da cidade. Apesar de ser um transporte público, vários turistas o incluem nas atrações principais da cidade.

14 - O oceanário de Lisboa é um dos maiores aquários da Europa. São 16 mil animais de mais de 450 espécies.

15 - De todas as cidade europeias, Lisboa tem um dos climas mais amenos da Europa. A cidade é ensolarada durante praticamente todo o ano.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest