• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


35 fatos rápidos e fascinantes sobre o corpo humano

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      20/01/17 às 11h45

O corpo humano é um dos maquinários mais fantásticos e, ainda, cheio de mistérios, do mundo. Ele é constituído por 14 sistemas, sendo eles: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar. Cada um desses sistemas envolvem órgãos, que são responsáveis pela realização das funções vitais do organismo.

As funções desses sistemas são: Cardiovascular: Faz o transporte dos nutrientes e gases pelo corpo através do sangue. Respiratório: Realiza a troca de gases entre o sangue e o ar, absorve oxigênio e elimina o gás carbônico. Digestório: Envolve ingestão e quebra dos alimentos, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. Nervoso: Estabelece comunicação entre as diversas partes do corpo, elaborando respostas aos estímulos. Sensorial: Captam estímulos do ambiente e enviam ao sistema nervoso que produz resposta imediata.

Endócrino: Produz os hormônios (nas glândulas) que atuam sobre as células do corpo, regulando seu funcionamento. Excretor: Elimina as excretas, substâncias indesejáveis ao corpo, produzidas no metabolismo. Urinário: Participa do processo de excreção, eliminando principalmente ureia através da urina. Reprodutor: Permite a continuação da espécie através do processo reprodutivo, que envolve hormônios e sexualidade. Esquelético: Sustenta o corpo, protege os órgãos internos e participa da locomoção, além de ser reserva de cálcio.

01

Muscular: Atua na locomoção do corpo e nos movimentos involuntários de alguns órgãos. Imunológico: Atua por meio de células de defesa e órgãos imunitários para proteger o corpo de patógenos. Linfático: Defende o organismo de infecções, detectando agentes invasores e toxinas na linfa.Tegumentar: A pele atua como barreira e proteção, também controla a temperatura corporal e tem papel sensorial.

E, com tantas funções, tantos mistérios, é aos poucos que a ciência médica vai descobrindo um pouquinho mais sobre o corpo humano. Muitas dessas coisas, as pessoas que não estão envolvidas na área da saúde, acabam por nem se dar conta. São pequenos "detalhes", lembrando que, em se tratando de organismos, qualquer detalhe é extremamente importante, que fazem a diferença.

No vídeo abaixo, o Dr. Drauzio Varella apresenta a vida humana, desde seu nascimento até a morte.

Precisamos lembrar, também, que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Sendo assim, nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos uma listinha com 35 fatos rápidos e fascinantes sobre o corpo humano. Confira:

1 - A córnea é a única parte do corpo que não recebe suprimento de sangue; ela recebe oxigênio diretamente do ar.

2 - O cérebro humano possui capacidade de memória equivalente a mais de 4 terabytes.

3 - Um recém-nascido pode respirar e engolir ao mesmo tempo até os 7 meses.

4 - O crânio é composto por 29 ossos diferentes.

01

5 - Os impulsos nervosos enviados pelo cérebro percorrem o organismo a uma velocidade de 274 km/h.

6 - Durante um dia, um único cérebro é capaz de gerar mais impulsos elétricos do que todos os telefones do mundo juntos.

7 - Um corpo humano mediano, possui: enxofre suficiente para matar todas as pulgas de um cão de porte médio; carbono suficiente para fazer 900 lápis; potássio o suficiente para disparar um canhão; gordura o suficiente para fazer 7 barras de sabão e água o suficiente para encher um barril de 50 litros.

8 - Ao longo de uma vida, um coração humano bombeia cerca de 182 milhões de litros de sangue.

9 - Só enquanto você lê essa frase, 50 mil células de seu corpo morrem e são substituídas.

02

10 - O embrião humano adquire impressões digitais com apenas 3 meses de concepção.

11 - O coração da mulher bate mais rápido do que o dos homens.

12 - Os destros vivem, mais ou menos, 9 anos a mais que os canhotos.

13 - Uma pessoa mediana esquece 90% de seus sonhos.

14 - Cerca de 2/3 das pessoas inclinam a cabeça para a direita quando se beijam.

03

15 - O comprimento total de todos os vasos sanguíneos de um corpo humano é de, mais ou menos, 100 mil km.

16 - Até o fim da vida, uma pessoa pode se lembrar de, mais ou menos, 150 trilhões de pedaços de informação.

17 - 80% do nosso calor corporal é perdido pela cabeça.

18 - Quando você fica corado, seu estômago também fica vermelho.

19 - Você sente sede quando seu corpo perde 1% do seu peso corporal. Perdas de mais de 5% podem causar desmaios e mais de 10%, morte por desidratação.

04

20 - Assim como os seres humanos, os coalas tem impressões digitais únicas.

21 - Apenas 1% das bactérias presentes no corpo humano podem resultar em doenças.

22 - Os dentes são a única parte do corpo humano que não podem ser curados.

23 - A fragrância de maçãs e bananas podem ajudar uma pessoa a perder peso.

24 - Se uma pessoa deixasse seu cabelo crescer ao longo da vida, sem cortar!, o comprimento seria de, aproximadamente, 725 km.

05

25 - O peso total das bactérias presentes no corpo humano é de 2 kg.

26 - 99% do cálcio contido do corpo humano está nos dentes.

27 - Os lábios são centenas de vezes mais sensíveis do que as pontas dos dedos.

28 - A força total de mastigação de apenas um dos lados da mandíbula é igual a 195 kg.

29 - Parthenophobia é medo de virgens.

06

30 - Se todo o ferro do corpo humano fosse recolhido, seria o suficiente, apenas, para fazer uma pequena engrenagem de relógio.

31 - Os ossos, quando saudáveis, são 5 vezes mais fortes que o aço.

32 - Os olhos de uma pessoa continuam do mesmo tamanho desde seu nascimento até o fim da vida. Em compensação, as orelhas e nariz nunca param de crescer.

33 - Se você ficar trancado em um quarto completamente fechado, não irá morrer por falta de ar mas, por intoxicação com dióxido de carbono.

34 - Estatisticamente, apenas 1 pessoa a acada 2 bilhões, atinge 116 anos de idade.

35 - Na parte da manhã, uma pessoa é cerca de 8 milímetros mais alta do que à noite.

Então pessoal, o que acharam desses fatos? São interessantes ou não? Já conheciam algum deles? Quais outros vocês conhecem? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+