icone menu logo logo-fatosnerd.png


4 pontos em que Liga da Justiça foi melhor que Vingadores (e 4 em que foi pior)

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 28/11/17 às 13h40

capa do post 4 pontos em que Liga da Justiça foi melhor que Vingadores (e 4 em que foi pior)

Liga da Justiça foi criada em 1960 e foi a primeira equipe de super heróis bem sucedida nos quadrinhos. Três anos mais tarde, em uma espécie de resposta, a Marvel Comics decidiu também criar um grupo formado por super heróis, assim surgiu Os Vingadores. O time tem algumas histórias interessantes, porém, nos quadrinhos e nas animações eles não brilhavam tanto como Liga da Justiça. Sendo assim, a equipe inicialmente formada por Superman, Mulher Maravilha, Batman, Lanterna Verde, Flash e Caçador de Marte por décadas foram os heróis mais famosos do planeta. De fato ainda são, no entanto, atualmente, outros personagens encontraram seu lugar ao sol.

Foi apenas ao ir para o cinema que a Marvel teve sucesso em tornar Os Vingadores um grupo popular. Claro, aqui nos referimos a pessoas que não tem costume de ler quadrinhos. Nas telonas a Marvel chegou primeiro com sua equipe e ganhou fama e vantagem em cima de sua concorrente comercial. O primeiro filme de Os Vingadores foi lançado em 2012 e apenas cinco anos depois que Liga da Justiça debutou nos cinemas. Por isso, as comparações seriam inevitáveis. Se elas já existiam, com os longas ela foi acentuada.

Ambos os filmes possuem pontos em comum, isso é algo indiscutível, até porque os dois compartilham a mesma premissa. Um grupo de super heróis unem força para salvar a Terra. No entanto, os paralelos acontecem em como a trama é trabalhada e desenvolvida. Pensando nisso, selecionamos alguns pontos em que Liga da Justiça fez melhor que Os Vingadores e alguns outros que fez não.

Fez pior

1 - Péssima escolha de vilão

Lobo da Estepe tinha potencial para ser um ótimo vilão. Muito poderoso e cheio das motivações malignas, ele poderia ter deixado uma boa marca no filme. Porém, sua falta de desenvolvimento e um péssimo tratamento de CGI o fizeram apenas mais um antagonista a ser esquecido. Loki também não foi grande coisa, até porque, ele não chega a ser (dentro dos filmes) cem por cento um vilão. No entanto, ele soube conquistar o público logo no primeiro filme de Thor. A simpatia pelo homem incompreendido da família foi suficiente. As motivações de Loki foram fracas, mas o personagem foi mais bem trabalhado.

2 - Desenvolvimento

Antes de ganhar um filme coletivo, Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Hulk tiveram um filme solo. Dessa forma, quando todos apareceram juntos em tela, a audiência já estava familiarizada com suas histórias. Liga da Justiça não precisava ter seguido o mesmo caminho, até porque, boa parte dos heróis ali é conhecida do grande público. Porém, para a narrativa em si faltou informações complementares. Em Os Vingadores, mesmo Viúva Negra e Gavião Arqueiro que haviam aparecido pouco em outros filmes, tiveram seu espaço na trama.

3 - Menção ao nome

Liga da Justiça possui alguns fan services, inclusive uma das cenas pós-créditos. No entanto, o filme não faz referência ao próprio nome do grupo. O mais perto que o público chega é quando Lex Luthor diz que os heróis criaram uma "uma espécie de Liga". Claro, isso não chega a ser grande problema, contudo, isso seria um agradável serviço aos fãs.

4 - Organização secreta governamental

Nos filmes, a SHIELD começou a rondar os heróis logo no primeiro Homem de Ferro. A organização secreta do governo era comandada por Nick Fury e nada fugia a sua atenção. Eles conseguiram encontrar até mesmo o Mjolnir quando Odin o jogou na Terra. A DC também tem a sua organização, a ARGUS, que por sinal é muito poderosa. Ou ela estava envolvida na confusão ou então ela sabe de tudo o que se passa. Por isso, com toda a ameaça que pairava no planeta, há apenas uma pergunta: onde diabos estava Amanda Waller?

Fez melhor

5 - Motivos para a invasão

Loki queria invadir a Terra e dominá-la apenas para se vingar de Thor. Se não fosse ridículo o suficiente, no final se descobre que ele não passava de um peão de Thanos. Por outro lado, a motivação de Lobo da Estepe era mais compreensível. A Terra foi o único planeta no qual ele foi humilhado e derrotado. Por isso, depois de ficar tempos aprisionado, sua invasão não poderia ser em outro lugar. Parte de sua invasão também pode ter sido para impressionar Darkseid, mas isso viria como consequência.

6 - Dinâmica de grupo

Nem todos os heróis em Liga da Justiça estavam felizes no começo em ter de unir forças. Porém, uma vez que decidiram fazer isso, eles se dedicaram a fazer o trabalho. Houve provocações e desentendimento, mas nada que comprometesse a integridade do grupo. Eles se motivaram e foram capazes de interagir da melhor forma quando o momento exigiu. Em contrapartida, os integrantes dos Vingadores pareciam forçados a estarem ali. Com brigas constantes, o primeiro filme até mesmo estabeleceu uma rixa entre Capitão América e Homem de Ferro. Eles podem ter lutado como um grupo, mas não foram apresentados como um time.

7 - Flashback

Os Vingadores não tem exatamente uma cena de flashback, há apenas algumas imagens do que aconteceu com Capitão América depois do acidente com o avião. Agora, quando Diana conta a Bruce o que aconteceu na primeira tentativa de invasão do Lobo da Estepe, aquilo foi um presente para os fãs. Foram poucos minutos, mas suficiente para deixar marca no universo estendido DC.

8 - Cenas de luta

Ambos os filmes tem uma média semelhante de batalha. No entanto, quando pensamos histórias de super heróis, já imaginamos cenas grandiosas. Em Vingadores, chega um ponto em que as lutas ficam cansativas e sem graça. Nada de especial, diferente de Liga da Justiça que até a interação entre os heróis foi bem coordenada nas cenas. Certamente, no futuro as pessoas irão se lembrar mais do sopro gelado de Superman do que... Bem...

Agora é sua vez de compartilhar opinião. Concorda com a lista? O que mudaria nela? Comente com a gente!


Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens CBR TGW PN WPW Youtube SB CB
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest