• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 acidentes mais obscuros envolvendo astronautas

POR Mateus Graff    EM História      09/12/16 às 19h00

É amigos, fazer uma viagem espacial ainda não é nada seguro e exige coragem e insanidade para alguém fazer uma viagem dessas. Uma prova disso foram alguns acidentes já aconteceram ao decorrer da história, acidentes trágicos que de maneira alguma alguém poderia sobreviver, uma verdadeira tragédia.

Bom, pensando nisso, nós resolvemos separar para vocês alguns desses acidentes que envolveram morte de astronautas, são tristes histórias, mas que são um grande exemplo de que as viagens espaciais realmente são perigosas. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 5 acidentes mais obscuros envolvendo astronautas:

1 - Soyuz 1

1

A Soyuz 1 foi uma das missões tripuladas do programa espacial soviético com planos mais audaciosos, e foi lançada no dia 23 de abril de 1967, com o coronel Vladimir Komarov, fazendo a parte da missão a Soyuz 1 se encontrar em órbita com a nave Soyuz 2, para realizar tripulação antes do retorno da Terra.

Porém, a Soyuz 1 tinha alguns problemas, e acabou atrasando o lançamento da Soyuz 2, tirando a vida do astronauta a bordo dela. Depois do lançamento, um dos painéis solares não se desdobrou, fazendo com que houvesse um defeito no fornecimento de energia para o módulo de energia.

Diante desse e vários problemas, o diretor de voo resolveu abortar a missão. Voltando para a atmosfera terrestre, Komarov tentou acionar o paraquedas principal do módulo para aliviar a queda, mas infelizmente tal dispositivo não funcionou. Komarov morreu com o impacto da nave e uma explosão.

2 - Columbia

2

Columbia foi o primeiro ônibus espacial desenvolvido pela NASA e que passou por 27 missões antes de ser destruído em 2003 e matou 7 astronautas. Na época o acidente fez com que George W. Bush anunciasse a "aposentadoria" de todos ônibus espaciais da NASA em 2010.

Após sete meses de investigação, um relatório com mais de 400 páginas indicou que falhas técnicas e organizacionais no acidente, além de 15 mudanças de que deveriam ser feitas antes de haver um regresso às atividades da agência espacial. Mas a principal causa do acidente foi uma brecha que se abriu no sistema de proteção térmica da asa esquerda do ônibus espacial, provocada por um pedaço de espuma isolante que se soltou do tanque externo, 8,17 segundos depois do lançamento. Durante a reentrada, essa abertura permitiu que o ar superaquecido penetrasse através do isolamento e derretesse a estrutura da asa esquerda.

3 - Chellenger

1

Os americanos se mobilizaram no dia 28 de janeiro de 1986, quando viram o Challenger explodir 73 segundos após a decolagem, matando ao todo seis astronautas e a professora Christa McAuliffe. Uma das causas apontadas diz respeito a um anel de borracha usado para vedar partes dos tanques de combustíveis, e essa peça se comportava de maneira inesperada quando submetida a temperatura de 0 ?C. Além de defeitos em equipamentos, havia também problemas no processo do controle de qualidade da fabricação de peças do ônibus espacial.

4 - Apollo 1

3

Esse acidente matou 3 astronautas antes mesmo da espaçonave partir. Durante uma simulação de lançamento, o cockpit pegou fogo com os astronautas Edward White, Roger Chaffee e Virgil Grissom a bordo. O incêndio infelizmente impediu que os astronautas saíssem pela saída de emergência. As mortes fizeram com que houvesse algumas mudanças no projeto Apollo, o mesmo que levou o homem à Lua.

5 - Soyuz 11

1

Alguns meses depois da tragédia do Soyus 1, outros três astronautas voltavam a Terra após ficarem 24 dias em órbita numa estação espacial, e a Soyuz 11 teve um pouso perfeito. Mas, infelizmente, quando abriram o foguete, eles acabaram encontrando Viktor Patsayev, Georgi Dobrovolski e Vladislav Volkov sentados em suas cadeiras, cheios de hematomas e sangue escorrendo pelo nariz e ouvidos.

No acontecido, ocorreu uma ruptura da válvula de ventilação e acabou colocando a tripulação em contato com o vácuo espacial. A espaçonave só conseguiu pousar por causa do piloto automático da Soyuz 11.

E aí caros amigos, já conheciam todos esses acidentes? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+