icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 alimentos que comprovadamente podem mudar os seus dentes

POR Eduardo Coelho EM Curiosidades 04/07/15 às 18h08

capa do post 5 alimentos que comprovadamente podem mudar os seus dentes

Geralmente temos o costume de associar a alimentação como algo que faz mal aos nossos dentes. E de certo modo é bom ser sempre precavido e iniciar a escovação com escova e creme dental alguns minutos após as refeições, até porque a cárie não escolhe hora para atacar.

Muitos alimentos, inclusive, são associados ao escurecimento dos dentes, entre eles o café, os refrigerantes, não por fazerem 'mal', mas pela tonalidade intensa de suas respectivas colorações e até mesmo o famoso cigarrinho.

Em contrapartida, existem alguns alimentos que fazem o caminho inverso e auxiliam a limpar, e proteger nossa arcada dentária de formação e acúmulo de placas e até mesmo na prevenção da cárie. Confira agora alguns desses nossos aliados e que você provavelmente não tinha ideia do quanto eles podem ser úteis pros nossos dentes:

Queijos

De acordo com alguns estudos, a caseína, uma proteína encontrada nos queijos, auxilia bastante nos reparos do esmalte dentário, somada ao cálcio e ao fósforo que já são abundantes em alimentos à base de leite. Mesmo pequenas porções de queijos duros, como o parmesão por exemplo, aumentam significativamente o fluxo de saliva que permite eliminar melhor os restos dos  alimentos além de neutralizar o pH bucal, o que leva a uma acidez menor na boca e consequentemente retarda o desgaste aos dentes.

Castanha-do-Pará

A nutritiva Castanha do Pará possui uma série de óleos que ajudam a criar um tipo de película que envolve a arcada dentária, o que diminui a probabilidade das bactérias provenientes dos resquícios de outros alimentos grudarem nos dentes.

Morangos

A suculenta fruta vermelha é rica em ácido málico, um adstringente de origem natural que auxilia a retirar manchas provenientes de outros alimentos. O morango ainda é constituído de vitamina C, que é agente natural no combate ao acumulo de placas que envolvem os dentes.

Salmão

O refinado e saboroso salmão, é rico em cálcio e vitamina D, ou seja, um precioso agente fortalecedor da arcada dentária.

 

Chiclete (Sem açúcar)

E por essa você não esperava! Em um intervalo de tempo entre  15 a 20 minutos após as alimentações, mascar goma de mascar (aquelas sem açúcar), é algo recomendável por diversos dentistas. Isso devido a uma goma chamada xilitol, que é um açúcar  que não pode ser metabolizado pelas bactérias contidas na boca. Esse tempo de mastigação da goma de mascar, ajuda a aumentar em até 5 vezes, o número de PH da boca, auxiliando no deterioramento dos resíduos alimentares contidos nos dentes.

Vida longa aos nossos dentes!


Próxima Matéria
avatar Eduardo Coelho
Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest