icone menu logo logo-fatosnerd.png


5 animações incríveis que não foram feitas pela Disney

POR Ana Monteiro EM Fatos Nerd 13/07/17 às 14h37

capa do post 5 animações incríveis que não foram feitas pela Disney

Em 1938, a Disney ousou ao produzir um longa metragem inteiro de animação em Branca de Neve e os sete anões. Ela também foi a primeira a lançar um filme de animação tão bom ao ponto de ser indicado ao Oscar de melhor filme com A Bela e a Fera em 1991, uma época que a categoria Melhor Animação ainda não existia. Se você perguntar a qualquer pessoa qual a sua animação favorita, ela provavelmente vai responder um título da Disney que assistiu na infância, e calma, está tudo bem.

Muitos de nós tivemos infâncias marcadas por seus filmes, que mostram mundos fantásticos com princesas, heróis e até mesmo o personagem chave da empresa: Mickey Mouse. Mas, calma,  não só de Disney vive o mundo das animações: várias outras empresas desenvolvem histórias apaixonantes e cheias de emoção. Confira algumas sugestões, e quem sabe você já escolhe algo para assistir no final de semana!

1  - Paprika

Se você assistiu A Origem de Christopher Nolan e aprovou, Paprika é uma boa sugestão para você! A animação foi uma das inspirações estéticas de Nolan para desenvolver seu filme. Lançado em 2006 sob direção de Satoshi Kon, ele é baseado no romance de 1993 de Yasutaka Tsutsui. No universo de Paprika, há um dispositivo que permite aos terapeutas entrarem nos sonhos de seus pacientes, o problema começa quando esse aparelho é roubado e seu mau uso poderia destruir a mente das pessoas. Cabe a Dra. Atsuko Chiba, cujo codinome é Paprika no mundo dos sonhos, descobrir quem está por trás disso e reverter a situação. Pelo fato da história se passar em sonhos, os acontecimentos desordenados, coloridos e confusos nos enchem os olhos e é impossível parar de prestar atenção mesmo que por um segundo.

2 - O Castelo Animado

Hayao Miyazaki é considerado o Walt Disney do Japão (apesar de enormes diferenças estilísticas entre os dois diretores), entre suas obras mais famosas estão A viagem de Chihiro, Ponyo, Princesa Mononoke e claro... O castelo animado! A história é baseada no romance de Diana Wynne Jones que leva o mesmo título, mas calma: nesse caso eu garanto que o filme é melhor do que o livro. A jovem Sophie é uma chapeleira e sua cidade vive assustada com a vinda de magos e bruxos e a ameaça de uma guerra entre dois reinos. Após conhecer Howl, considerado o mais temível e poderoso mago, Sophie é amaldiçoada pela Bruxa das terras abandonadas e passa a ter aparência de uma idosa. Após isso ela abandona sua vida na cidade e procura a ajuda de Howl para resolver seu problema e começa a viver várias aventuras ao lado dele. Segundo Miyazaki, a sua intenção com esse filme era passar a mensagem de que a vida vale a pena ser vivida.

3 - Uma viagem ao mundo das fábulas (O segredo de Kells)

Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Animação em 2010, o filme de Tomm Moore e Nora Twomey conta a história de Brendon, um garoto que vive numa fortaleza na época medieval. A construção dos altos muros tinha função de evitar invasões dos povos bárbaros, mas por conta disso, o garoto não conhecia o mundo além da sua cidade. Essa situação muda quando um estudioso mestre chega ao local com o livro de Kells, e diz ao garoto que a página mais bela do livro será desenhada por ele. A partir disso, Brendon parte em aventuras para lá dos muros buscando recursos para fabricar as tintas e começar sua obra de arte.

4 - Coraline e o mundo secreto

O filme Coraline é baseado na história de Neil Gaiman que leva o mesmo nome. Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse autor por conta de obras como Sandman e Deuses Americanos, então, sabe que aí vem coisa boa. Nesse história conhecemos uma garotinha de cabelos azuis, Coraline, que acabou de se mudar e está frustrada nesse processo de adaptação ao novo lar. Com vizinhos excêntricos como duas senhoras que taxidermizam seus bichinhos de estimação mortos, e um russo que treina camundongos para uma apresentação circense, a garota acaba encontrando refúgio numa portinha escondida em sua casa que a leva para outra dimensão. A partir desse ponto a história fica mais sombria: no mundo paralelo ela tem a vida que sempre quis, mas o preço por isso pode ser bem caro...

5 - Kimi no na wa

Imagine acordar um dia vivendo uma vida completamente diferente da sua? Bizarro, né? Mas é isso que acontece em Kimi no na wa: Mitsuha uma garota do interior desejava uma vida na movimentada cidade de Tóquio, e um dia ela começa a trocar de corpo com Taki por algum tempo. Por que isso acontece? Como pode ser resolvido? Spoilers. Se você quiser saber essas respostas vai ter que assistir o filme, que conta com a direção de Makoto Shinkai e foi um sucesso em 2016.

Vai assistir um desses filmes no final de semana? Qual é o seu favorito? E qual outra animação que não é da Disney também é imperdível? Deixe sua opinião nos comentários.

 


Próxima Matéria
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest