icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


5 bandas que fizeram sucesso copiando músicas de outros

POR Fabiana Souza    EM Entretenimento      20/10/15 às 17h25
capa do post 5 bandas que fizeram sucesso copiando músicas de outros

É deveras frustrante quando você se vicia naquela música incrível, passa a acompanhar os cantores, vira fã, vai aos shows... Para de repente descobrir que o trabalho dos caras não passa de cópia de outras bandas, não é? Embora pareça algo extremamente antiético, acontece com muita frequência.

No Brasil, temos o caso recente da cantora Anitta, acusada de plágio pela canção "Bang". Segundo as acusações a música seria uma cópia de "New Thang", do rapper RedFoo. O caso entra para a lista dos outros diversos desentendimentos entre artistas por conta da autoria de suas músicas. Confira os casos de músicas famosas acusadas de plágio e que você pode ter na sua playlist:

5 - Led Zeppelin

A música "Stairway to Heaven" é um caso controverso. O início da música é praticamente igual a "Taurus", da banda Spirit.

"Dazed and Confused" também foi acusada por plágio, ao que tudo indica, foi roubada dos The Yardbirds. A canção foi composta por Jake Holmes e havia sido tocada por Jimmy Page (membro do Zeppelin), que era guitarrista da banda na época.

Entretanto, quando Holmes descobriu, o compositor foi discreto e apenas enviou uma carta para a banda pedindo reconhecimento pela criação da música. Porém, nunca obteve resposta. "How Many More Times", "Whole Lotta Love", "The Lemmon Song", "Bring It On Home", "Since I"ve Been Loving You" e "In My Time of Dying" são consideradas plágios também.

4 - Black Eyed Peas

A canção que estourou da banda, chamada"Boom boom pow" foi acusada de plágio.

As meninas do Phoenix Phenon acusaram a banda de copiar a canção "Boom Dynamite". Mesmo que a acusação seja falsa, faz todo sentido. Ouça:

A banda Freeland também denunciou o grupo por copiar a música "Mancry" para fazer sua música "Party All the Time".

3 - Metallica

O caso obteve sucesso mundial e chamou a atenção pela forma com que os integrantes da Metallica trataram o caso com tranquilidade. Depois de muitos boatos sobre "Welcome Home (Sanitarium)" ser um plágio de "Rainbow Warrior", do Bleak House, James Hetfield admitiu que se trata de um rip-off da banda. Com essas declarações, não houve dúvidas de que "Enter Sandman" realmente pode ser um rip-off de "Tapping into the Emotional Void", do Excel. Ouça:

Além disso, há quem diga que "The Day That Never Comes" é de Joe Satriani; "End of the Line" é um plágio do Pearl Jam, e "My Apocalypse" é cópia do Offspring.

2 - Panda

A banda é acusada não só de copiar riffis, mas também letras. Os boatos dizem que a banda pegava músicas em inglês e traduziam para os espanhol, sem nem mesmo se preocupar com os direitos autorais. Os integrantes da banda negam as acusações, porém, há mais de 30 músicas acusadas por serem plágio. Ouça "Miércoles", parecida com "Dry Ice", do Green Day:

"Miedo a Las Alturas", é uma tradução de "It"s Not a Fashion Statement, It"s a Deathwish", do My Chemical Romance.

Repare na semelhança das duas:

1 - Green Day

Embora a banda seja dona de um sucesso enorme e muitas premiações, muitos acusam a banda de ter seu sucesso baseado em plágio de outras bandas. "American Idiot", um dos grandes hits da banda, é muito similar ao início de "Doublewhiskeycokenoice" de Dillinger Four, uma banda de punk. Ouça:

Outra canção alvo de muitas acusações da banda é "Boulevard of Broken Dreams", de semelhanças suspeitas com "Wonderwall", do Oasis:

Ainda há a "21 guns", parecidíssima com "Telephone Line", do ELO. Ouça:

Confira a semelhança:


Próxima Matéria
avatar Fabiana Souza
Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest