• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 clichês dos quadrinhos que ninguém aguenta mais

POR Renan Neves    EM Fatos Nerd      07/03/17 às 15h09

Como verdadeiras fórmulas comprovadas que auxiliam no avanço da história, além de atrair a atenção de quem o lê, os clichês são inevitáveis em qualquer gênero narrativo e acabam se tornando um lugar comum para escritores e leitores. A grande questão é que temos total ciência disso, desses formatos que moldam grande parte dos enredos e dão vida à vários personagens, e apesar de já estarmos cansados de certos clichês devemos admitir que a maioria das nossas histórias preferidas são fruto de grandes clichês. Confira na lista 5 desses clichês dos quadrinhos que ninguém aguenta mais.

1 - Viajar no tempo para salvar o mundo

Viajar de volta no tempo para evitar um futuro apocalíptico não é uma ideia muito nova; já vimos esse tipo de história incontáveis vezes. Os X-Men, por exemplo, vivem fazendo isso. O fato é que esse tipo de trama é bastante explorado, e claro que isso não impede que boas histórias possam surgir a partir disso, mas um pouco de originalidade e inovação cairia bem.

2 - A morte não é o fim

A morte de um personagem é um dos grandes recursos para chamar a atenção de novos leitores, mas acaba irritando bastante os fãs de longa data. A raiva é aceitável, uma vez que é completamente perceptível que o único objetivo com a morte do personagem é causar choque, e sabemos que em breve ele voltará à vida. Se fizermos uma breve lista de heróis que já morreram e voltaram à vida, na DC Comics temos: Batman, Hal Jordan, Superman, Aquaman, Barry Allen, Caçador de Marte, Arqueiro Verde entre outros. Já no universo da Marvel temos: Steve Rogers, Thor, Peter Parker, Clint Barton, Homem de Ferro, Colossus, Noturno, Bucky Barnes, Jean Grey e etc. Quantos desses continuam mortos? Ein?

3 - Pai/Mãe estão mortos

Esse clichê pode ser mais comum na DC Comics do que na Marvel, talvez porque sustenta melhor essa atmosfera mais sombria que é o grande traço característico da editora. Se analisarmos os membros da Liga da Justiça na continuidade dos Novos 52, veremos que todos os membros perderam um dos pais. Superman perdeu o pai (na Terra) em um acidente de carro; não precisamos nem contar o que houve com Bruce Wayne; a rainha Hipólita é transformada em argila por Hera; a mãe de Barry Allen é assassinada pelo Professor Zoom; o pai de Hal Jordan morreu pilotando uma aeronave de teste. Será mesmo que a tragédia é de fato a única motivação para os heróis da DC Comics?

4 - Pai/Mãe estão vivos em segredo e retornam

Quando Scott Summers e seu irmão Alex ainda eram crianças, foi dito que seu pai havia morrido em um suposto acidente de avião. Eventualmente ele reaparece num traje ridículo como o pirata do espaço Cosair. O mesmo também acontece com Reed Richards (apesar de ser um viajante do tempo), enquanto a DC usou o Arqueiro Verde nos Novos 52 para desenvolver este clichê.

5 - Papai e mamãe tem um segredo

Quase sempre feito em continuidades retroativas absurdas, os pais dos heróis acabam mantendo um segredo que os afetam diretamente. Como grandes exemplos temos os pais de Peter Parker, que eram espiões durante a Guerra Fria. Outro grande exemplo são as atividades clandestinas de Thomas Wayne. Alguns outros heróis, como o Aquaman e a Mulher Maravilha, descobrem quase que diariamente algum segredo obscuro dos pais.

Você também acha que o universo dos quadrinhos é composto por esses clichês? Qual é o clichê que mais te incomoda da lista?

Próxima Matéria
Via   Vix  
Renan Neves
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+