• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 códigos secretos que ninguém conseguiu desvendar até hoje

POR Rafael Miranda    EM História      29/10/15 às 19h05

Durante séculos, o manuscrito Voynich tem confundido estudiosos e leigos. Escrito no início do século 15, o livro é composto por cerca de 240 páginas preenchidas com ilustrações, sistemas cosmológicos e figuras biológicas todos anotados em uma linguagem não identificável. Até agora, ninguém foi capaz de decodificar o livro de uma maneira que satisfaz plenamente o seu público fiel.

Como seres humanos, nós entendemos que a cada pergunta fornece a promessa fundamental de uma resposta, que todo efeito é precedido por uma causa racional. A ausência de uma resposta, então, está em conflito com a nossa necessidade de uma cadeia coerente de razão.

Aqui, examinaremos essas correntes quebradas. Voltamos nossos olhos para algumas das perguntas não respondidas da história. Nesta lista, nós compilamos cinco códigos que têm firmemente resistido a todas as tentativas de desencriptação.

Cicada 3301

14

Usuários cínicos suspeitavam que era apenas mais um estúdio de Hollywood promovendo algum filme. O Cicada 3301 é uma organização misteriosa que em quatro ocasiões postou um conjunto de complexos quebra-cabeças para recrutar "pessoas altamente inteligentes". A primeira mensagem misteriosa foi divulgada em 5 de janeiro de 2012, e durou um mês.

A segunda mensagem apareceu um ano depois em 4 de janeiro de 2013 e a última em 2014. Acredita-se os membros do grupo secreto queiram recrutar apenas 7 pessoas (3+3+0+1=7). Pelo que já foi divulgado pelo grupo, 3 pessoas conseguiram decifrar o enigma de 2012, 3 pessoas conseguiram decifrar o de 2013 e 0 pessoas em 2014 ou seja, a de 2015 supostamente apenas 1 pessoa resolveria. O cicada é chamado de "O Maior Mistério da Internet".

Notas de Ricky McCormick

13

Vivendo um estilo de vida itinerante, Ricky McCormick teve quatro filhos, era solteiro, e ficou 11 meses na prisão acusado de estupro. Um estranho encontrou seu corpo em decomposição em um milharal no Missouri, local bem distante de sua casa.

A morte de McCormick nunca foi arquivada e há um grande mistério por trás de todos os acontecimentos: uma série de mensagens codificadas encontradas nos bolsos da calça. As mensagens escritas - em duas páginas - consistem em linhas bizarramente alinhadas que são intermitentemente contidas entre parênteses.

Os membros da família de McCormick insistem que os códigos devem ser falsos, porque a única coisa que ele sabia escrever era o nome dele. Depois de não conseguir decifrar as notas, Dan Olson, chefe da criptoanálise do FBI disse que o código poderia revelar o paradeiro da vítima antes de sua morte e poderia levar à solução do homicídio mais misterioso da América do Norte.

Zodíaco 340

12

Responsável por uma série de assassinatos em todo o norte da Califórnia na década de 1960 e 1970, o Zodíaco tinha uma alegria sádica em insultar a polícia. Entre 1969 e 1974, o Zodíaco enviava uma série de códigos intrigantes para editores de jornais na área de São Francisco.

O primeiro, apelidado de "408", foi rapidamente resolvido por dois professores. Quando decodificado, o código falava sobre as motivações do Zodíaco em matar pessoas. Enfurecido que o seu código foi quebrado tão facilmente, o Zodíaco redobrou seus esforços. Codigos futuros eram mais curtos, continham mais símbolos e usavam ??diferentes métodos de codificação.

O ponto culminante de sua evolução, chamado de "340", é um código que nunca foi decifrado por criptologistas profissionais e amadores. O código tem 340 caracteres e 63 símbolos diferentes.

Mensagem no pombo

11

Em 2012, um pombo morto foi encontrado na chaminé de David Martin, um morador do Reino Unido. Enrolado ao redor da perna do pombo, tinha uma pequena vasilha vermelha. A caixinha pertencia ao Serviço Nacional de Pombos, uma organização utilizada pela Força Aérea Real durante a II Guerra Mundial para entregar mensagens codificadas através de "pombos de guerra." Dentro da lata tinha um código dirigido ao "XO2" e assinado por "W Stot Sjt." O serviço secreto até hoje têm procurado a ajuda de qualquer pessoa familiarizada com o uso de sinais militares durante a guerra, no entanto não há análises positivas sobre o código.

Taman Shud

10

Um pedaço de papel impresso com as palavras "Taman Shud" foi encontrado em um compartimento secreto disfarçado no bolso de uma das calças de um homem não identificado encontrado morto às 06:30 da manhã de 1 de dezembro de 1948 na praia de Somerton em Adelaide, Austrália.

O papel estava em branco no verso, e a polícia conduziu uma busca por toda a Austrália para encontrar uma cópia do livro que apresentasse um verso em branco similar àquele, não obtendo sucesso. Uma fotografia do pedaço de papel foi enviada então para departamentos de polícia interestaduais e divulgada ao público. A mensagem até hoje não foi inteiramente traduzida.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+