• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 coisas bizarras da idade média que não aparecem nos filmes

POR A redação    EM Curiosidades      23/07/15 às 13h54

Despovoamento, desurbanização, invasão e êxodo de povos, que havia começado na Antiguidade, estavam bastante presentes no período que nós conhecemos como Idade Média. Tudo começou com o colapso do Império Romano do Ocidente, Renascença e a Era dos Descobrimentos.

A Idade Média foi marcada por dificuldades e calamidades, incluindo fome, a peste e a guerra, o que diminuiu muito a população da Europa Ocidental. Entre 1347 e 1350, a peste negra matou cerca de um terço dos europeus. Conflitos dentro da Igreja também tornavam o ambiente difícil de se viver.

O Ultra Curioso separou a seguir 5 coisas bizarras da era medieval que não aparece nos filmes. Confira:

Especiarias

1

As especiarias não era usadas pra deixar a comida mais saborosa. Os produtos eram usados como moeda de troca e até como drogas. Na área da alimentação um dos poucos usos das especiarias era para ajudar a conservar os alimentos. Muitos religiosos usavam as especiarias para fazer rituais onde se queimava os produtos e aspirava a fumaça.

Violência

5

A violência na era medieval era muito comum. O alcoolismo, fome e conflitos religiosos eram alguns dos principais fatores que causavam o aumento dos índices de violência na época. Existem registros do ano 1229 de estudantes que brigavam nas famosas tavernas por causa do preço do vinho. Existiam até facções que faziam arrastões na época.

Desemprego

3

O desemprego era um problema muito sério desde aquela época. Pessoas que se deslocavam para procurar empregos em outras regiões podiam até ser chicoteadas por lei. Os pobres e desempregados eram caçados e humilhados.  Felizmente, um tempo depois o governo parou de perseguir os pobres e começou a auxilia-los. Para isso, no entanto, eles deviam usar roupas bordadas com a letra P de pobre (poor).

Doenças

4

Muitos doentes eram exilados, mortos ou tinham partes de seu corpo removidas para tratar doenças. E se você fosse uma mulher na idade média com verrugas ou marcas de nascença você seria acusada de ser uma bruxa e morreria queimada na fogueira.

Banheiro

5

Os banheiros da época eram sujos, feitos em cima de rios cheios de sujeira e eram públicos. Era comum que as pessoas se queimassem por conta do gás metano que vinha dos rios e córregos. E fica pior: muitas pessoas faziam suas necessidades nas ruas ou jogavam nas ruas. Para tentar conter o cheiro horrível e as doenças que apareciam, de tempos em tempos era feito uma nova pavimentação dos locais.

 

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+