icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 coisas bizarras que acontecem no seu cérebro quando você surta de estress

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      02/10/17 às 13h29
capa do post 5 coisas bizarras que acontecem no seu cérebro quando você surta de estress

Ter uma crise ou, como é mais conhecido, um surto de estresse é algo comum e até então aceitável. Vivemos tantas coisas em um único dia que acabamos acumulando demais em nossas mentes. Diversos simples fatores quando se acumulam levam a uma dessas crises que são extremamente maléficas à nossa saúde. Em 24 horas passamos por provas no ambiente de trabalho, onde as vezes um chefe é capaz de tirar todo o bom humor que temos, ou nos estressamos em ônibus, seja no caminho para o serviço ou para casa. Isso aumenta ainda mais nos dicas quentes, onde a temperatura parece trazer ainda mais estresse para o nosso dia. Enfim, resumindo, ter uma crise de estresse é algo totalmente normal nos dias de hoje.

Uma coisa que ninguém imagina é que durante um desses surtos o nosso cérebro passa por muitas coisas, e estão longe de ser boas. A redação da Fatos Desconhecidos, assim como cada um dos nossos caros leitores adora conhecer um pouquinho mais sobre cada coisa do nosso corpo. Sendo assim, resolvemos pesquisar um pouco mais sobre o que acontece com nosso sistema nervoso central o que acontece quando surtamos e trouxemos o resultado para vocês em formato de lista. Sem mais delongas, confiram com a gente e se surpreenda.

1- Perda de memória recente

As células-tronco neurais no hipocampo normalmente se desenvolvem nos neurônios. Mas, durante uma crise de estresse, essas células se tornam oligodendrócitos, que cobrem neurônios com um material isolante chamado mielina. O excesso resultante de mielina perturba o equilíbrio da comunicação como um todo e o tempo dentro dos circuitos do cérebro, alterando então a forma como os neurônios se conectam entre si. Isso geral a falta de memória ou, melhor, dificulta a nossa memorização do presente momento.

2- Maior risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Uma crise e estresse pode levar uma pessoa a sofrer imediatamente um Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com pesquisas. Em um estudo publicado pelo Stroke, mais de 6.700 adultos com idade entre 45 e 84 anos preencher questionários sobre fatores psicológicos, incluindo estresse e depressão. Após um tempo, essas pessoas sofreram com um AVC.

3- Maior risco de sofrer depressão

Com bases em diversos estudos já realizados, um surto de estresse ou até mesmo pessoas que se estressam com facilidade tem mais propensão a desenvolver depressão. Estudos feitos no Instituto Nacionall de Saúde Mental mostraram a incapacidade de desenvolver novas células no hipocampo que tiveram diminuição da capacidade de recuperação de episódios estressantes.

4- Encolhimento do cérebro

Isso mesmo. Sofrer de estresse pode fazer com que o cérebro diminua. Eventos traumáticos como: divórcios, perdas de casas ou mortes de um ente querido podem reduzir a matéria cinzenta de algumas partes do córtex pré-frontal.

5- Morte de células cerebrais

A medida com que aprendemos novas coisas, nós geramos mais e mais neurônios no hipocampo. O estresse contínuo pode parar totalmente a produção das células nessa parte do nosso sistema nervoso central como um todo. Além de tudo, um estudo com animais mostrou que um único evento estressante em nossas vidas é capaz de destruir os neurônios recém-criados.

E aí, você sabia dessas coisas? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest