icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


5 coisas incríveis e chocantes que foram feitas por sonâmbulos

POR Lucas Franco EM Ciência e Tecnologia 20/10/15 às 13h33

capa do post 5 coisas incríveis e chocantes que foram feitas por sonâmbulos

O fato de você estar dormindo e, ainda assim, realizar tarefas como se estivesse acordado é um fenômeno bastante surpreendente. Esta é uma condição médica conhecida como sonambulismo: distúrbio do sono que leva as pessoas a se levantar, andar, falar e até mesmo dirigir (!) enquanto dorme.

Acreditava-se que os sonâmbulos realizavam seus sonhos, medos e desejos subconscientes durante a noite. Também era conhecida a ideia de que o sonambulismo tinha algo a ver com epilepsia, histeria, distúrbios dissociativos ou desejos secretos. Seja como for, é uma condição misteriosa que só começou a ser estudada a fundo no século passado. O sonambulismo normalmente acontece quando uma pessoa está nos estágios mais profundos do sono. O sonâmbulo é incapaz de responder e não se lembra dos eventos que possam ter ocorrido durante o sonambulismo, especialmente quando volta para a cama. Vez ou outra, no entanto, eles deixam alguns vestígios de seu sonambulismo, como você confere abaixo:

5 - Criar obras de arte

Lee Hardwin é um enfermeiro durante o dia e um artista extraordinário à noite. Em uma entrevista para o Daily Mail em 2008, Hadwin revelou que ele mesmo fica totalmente perplexo por seu talento noturno, especialmente porque, durante o dia, ele não mostra interesse algum (nem habilidade) por arte. "É o sentimento mais extraordinário acordar e se encontrar rodeado por obras de arte. O que é mais estranho nisto tudo é que eu sou incapaz de fazer até mesmo o esboço mais simples. Eu simplesmente não consigo explicar de onde minha arte vem. É como se uma outra parte do meu cérebro entra em ação enquanto estou dormindo", revelou ele.

4 - Subir um guindaste de 45 metros

Em julho de 2005, um transeunte percebeu um corpo abraçado ao contrapeso de um guindaste de 45 metros em um canteiro de obras em Londres. Equipes de emergência foram chamadas: um bombeiro escalou o guindaste e encontrou uma adolescente dormindo. O bombeiro sentou-se com a garota enquanto ela dormia, com medo de acordá-la bruscamente, em pânico. Eventualmente, ela foi levada para o chão em segurança. Seus pais foram chamados e prontamente foram buscá-la.

Ninguém sabia explicar como ela chegou lá em cima - nem mesmo ela. Aparentemente, a adolescente caminhou de sua casa até o canteiro de obras e, de alguma forma, escalou a máquina. Dr. Irshaad Ebrahim, do Centro de Sono de Londres, não ficou surpreso. Para ele, qualquer coisa que você pode fazer enquanto acordado, você pode fazer dormindo - e sem o fator medo.

3 - Divorciar-se

Sonâmbulos raramente falam coisas que fazem sentido. Se algo é dito e compreendido, no entanto, pode ser interpretado errado e causar muitos problemas. Em 2006, um casal do distrito de Jalpaiguri, na Índia, foi condenado a se separar depois que o marido, supostamente, proferiu "talaq" três vezes durante o sono, após uma briga com a mulher. Em árabe,  a palavra "talaq" significa divórcio, e repeti-la três vezes seguidas já é o suficiente para que haja a dissolução do casamento em algumas tradições islâmicas. Já imaginou se fosse tão simples por aqui?

2 - Fazer sexo com estranhos

Sim, atividade sexual durante o sonambulismo é uma realidade, embora esteja limitada à masturbação. Muitas vezes, no entanto, ela envolve outras pessoas e pode levar alguém a ter relações sexuais com qualquer um - desde a esposa (ou marido), até a irmã no quarto ao lado, ou mesmo uma pessoa totalmente estranha. Esta é uma das formas mais prejudiciais de sonambulismo, não só devido ao impacto que tem sobre o sonâmbulo, mas também sobre as pessoas com quem ele interage. Neste caso, há também um grande potencial para o abuso, com casos relatados de agressão sexual ou mesmo estupro.

1 - Matar a sogra

Em 1987, Ken Parks, de apenas 23 anos, foi acusado pelo assassinato de sua sogra. Sua defesa? Sonambulismo. Na noite do crime, Parks deixou sua cama, dirigiu 22 quilômetros até a casa dos pais de sua esposa, estrangulou o sogro, deixando-o inconsciente e, em seguida, matou a sogra por concussão com uma barra de ferro. Ele então se dirigiu à delegacia, onde se entregou. A polícia informou que Ken parecia alheio ao fato de que tinha cortado os tendões em ambas as mãos. Este fato, somados ao histórico de sonâmbulos em sua família, levou os especialistas a testemunhar que Parks estava, de fato, sonâmbulo durante o ataque.


Próxima Matéria
avatar Lucas Franco
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest