• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


5 coisas que quase ninguém sabe sobre Albert Einstein

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      30/03/15 às 00h49

A palavra Einstein se tornou sinônimo de gênio ao longo dos anos. Ele nasceu na Alemanha mas se estabeleceu nos Estados Unidos em 1933. Uma de suas maiores e mais lembradas conquistas foi o desenvolvimento da teoria da relatividade geral, um dos dois pilares da física moderna (ao lado da mecânica quântica). Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia, E = mc², que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo". Einstein era uma pessoa bastante exigente. Tanto que sua esposa tinha que seguir uma lista de regras bizarras. E isso é só a ponta do iceberg. Conheça um pouco mais sobre a vida dessa famosa personalidade:

Einstein desenvolveu a fala plenamente aos 7 anos

9

Muitos atribuíram a fala atrasada e o comportamento excêntrico do físico com sua esposa com a Síndrome de Asperger. É uma condição psicológica caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

Ele tinha uma filha ilegítima

10

Einstein e Mari? se casaram em Berna, em 1903. Um ano antes, todavia, haviam tido uma filha e lhe deram o nome de Lieserl, nascida em Novi Sad, onde Mari? estava com seus pais. Seu destino é desconhecido, mas o conteúdo de uma carta que Einstein escreveu a Mari? em setembro de 1903 sugere que ela foi adotada ou morreu de escarlatina na infância.

Ele se casou com uma prima

7

Einstein se divorciou de Mari? em 14 de fevereiro de 1919, após terem vivido separados por cinco anos. Existem rumores de que ele era um "mulherengo devasso e teve muitos casos". No entanto, essas histórias não seriam fundamentadas. Depois de se tornar famoso, muitas mulheres, jovens e velhas, aproximaram-se dele com o pretexto de tentar entender sua teoria.

Mileva não toleraria esse comportamento e se tornou briguenta, e este foi um dos motivos de seu divórcio. Posteriormente, se casou com Elsa Löwenthal em 2 de junho de 1919, após ter tido um relacionamento com ela desde 1912. Elsa era sua prima materna em primeiro grau e paterna em segundo grau. Em 1933, eles emigraram para os Estados Unidos. Em 1935, Elsa Einstein foi diagnosticada com problemas cardíacos e renais e morreu em dezembro de 1936.

1905 foi o "Ano Einstein"

8

Em 30 de abril de 1905, Einstein terminou sua tese com Alfred Kleiner, professor de física experimental, como orientador legal. Obteve seu doutoramento pela Universidade de Zurique, com a tese "Uma Nova Determinação das Dimensões Moleculares". No mesmo ano, que tem sido chamado de annus mirabilis (ano miraculoso) de Einstein, publicou quatro trabalhos revolucionários sobre o efeito fotoelétrico, o movimento browniano, a relatividade especial e a equivalência entre massa e energia, que o levariam ao conhecimento do mundo acadêmico.

Ele já participou de negociações para liberar reféns na I Guerra Mundial

5

Einstein estava disposto a colocar seu pacifismo e compromisso com a paz em ação, mesmo que isso pudesse prejudica-lo. Em 1914, ele e três colegas na Alemanha assinaram uma declaração protestando contra o militarismo do então império e, criticando o envolvimento do país na Primeira Guerra Mundial. Alguns estudantes radicais da Universidade de Berlim sequestram o reitor e vários professores da instituição. O conflito aconteceu em maio a Alemanha devastada pela Primeira Guerra Mundial. O único que conseguiu negociar com os rebeldes foi Einstein.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+